SóProvas


ID
965236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organização e direção, julgue o item a seguir.

A liderança democrática é direcionada para equipes maduras e autônomas, que não necessitam de supervisão constante, possibilitando, assim, maior liberdade aos funcionários para a execução de projetos.

Alternativas
Comentários
  • ESTILOS DE LIDERANÇA : Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios. Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los. Liderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.
  • gabarito: Errada; É característica da LIBERAL

    NA DEMOCRÁTICA:
    Os líderes participativos ou democráticos descentralizam a autoridade. As decisões participativas não são unilaterais, como no caso do estilo autocrata, pois elas saem da consulta aos subordinados, bem como de sua participação. O líder e seus subordinados atuam como uma unidade social. Os empregados são informados sobre as condições que afetam seu trabalho e encorajados a expressar suas idéias, bem como a fazer sugestões. A tendência geral é no sentido de ampliar o uso das práticas participativas, pois elas são consistentes com os modelos de apoio colegiado do comportamento organizacional.

     fonte:http://www.coladaweb.com/administracao/lideranca-e-poder

    e podemos citar também:

    Bowditch e Buono (2002) acreditam que a liderança é um processo de influência e de poder entre as pessoas, afirmando que não há líder sem seguidor.

    A liderança pode ser considerada como um processo de influência, geralmente uma pessoa, através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para o estabelecimento e atingimento de metas. Portanto, a liderança é uma relação entre pessoas através da influência e do poder e são distribuídos de maneira desigual numa base legítima (contratual ou consensual). A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores. (BOWDITCH; BUONO, 2002, p. 118)



     

  • não entendi o erro da questão.
  • Ana Priscila, o erro da questão é que ela trouxe o conceito de liderança liberal alegando ser liderança democrática, que não se confundem.
  • A questão fala sobre a liderança liberal (laissez-faire) em que o líder da maior liberdade ao subordinado, ficando com função de responder a dúvidas e fornecer recursos para realização das tarefas.
  • Gabarito: errado

    Existem 3 estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. O conceito da questão refer-se a liderança liberal.

    Apesar de que liderança democrática as equipes são maduras, não há tamaha liberdade como na liderança liberal.
  • ESTILOS DE LIDERANÇA 

    Segundo Chiavenato (2003) as teorias sobre estilos de liderança são teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar.
    A teoria mais conhecida refere-se a três estilos de liderança: AUTOCRÁTICA, LIBERAL E DEMOCRÁTICA.

    ·   LIDERANÇA AUTOCRÁTICA,  LIDERANÇA AUTORITÁRIA OU DIRETIVA:
    O líder centraliza as decisões e impõem ordens ao grupo. É o tipo do líder que não aceita opinião do grupo, não entende as necessidades e os problemas das pessoas. No entanto , as pessoas que trabalham juntos são agressivas, não demonstra satisfação em realizar uma tarefa que gosta de fazer, pois são pessoas que trabalham sobre pressão do líder. Onde o mesmo não influencia as pessoas a trabalhar a favor juntos com objetivos de resultados a empresa, criando dentro da sua equipe amigos e parceiros, com espontaneidade, iniciativa para realizar as tarefas. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

    Favorece a centralização do poder, promovendo um comportamento dependente e submisso aos membros do grupo, com sentimentos de tensão, frustração e sobre tudo apresenta manifestação de conflito entre membros da equipe. O trabalho somente se desenvolve com a presença física dos líderes, tendo a qualidade do serviço realizado inferior, mas produzindo em grande quantidade, sendo superior aos grupos de liderança democrática (WEBBE, 2005). 

    ·   LIDERANÇA DEMOCRÁTICA, LIDERANÇA PARTICIPATIVA OU CONSULTIVA:
    A autonomia do grupo para decidir e implementar estratégias para resolução dos problemas, para atingir metas, deixando o caráter do líder intervir apenas quando o grupo solicita e necessita de orientações técnicas ou aconselhamento. A liderança democrática apresenta maior qualidade no serviço prestado, mas com menor quantidade de serviços (CHIAVENATO, 1993).

    O líder trabalha junto ao subordinado, ele conduz e orienta a equipe a realizar as tarefas. Mesmo na sua ausência as tarefas são realizadas como se estive-se, o líder democrático ele se comunica espontaneamente e forma grupos de amizades e um bom relacionamento entre sua equipe. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

     Segundo Kurcgant (1993), a grande desvantagem do estilo democrático e que a descentralização do poder influência a independência e o descomprometimento dos membros do grupo com os objetivos e medas da organização, ameaçando principalmente os líderes inseguros, cuja competência profissional e desqualificada seja vítima das críticas de seus subordinados. Diante das dificuldades enfrentadas no trabalho questionam a liderança da enfermagem, muitas vezes, quando solicitando o desempenho duplo papel de supervisor ou coordenador do cuidar, não realizando nenhuma das funções com qualidade.

  • ·   LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE:
    Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
    É quando o líder delega as atividades ao grupo, e não faz acompanhamento das tarefas, onde a produção é baixa , pois desperdiçava muito tempo com problemas pessoais, onde as pessoas são muito individualistas e não respeita o líder. (CHIAVENATO 2004, p. 103).

  • Quando li a questão, considerei que estava ligada ao Modelo de Hersey-Blanchard, que aponta os estilos de liderança adequados aos diferentes níveis de maturidade dos liderados. Ele diz que quanto mais maduro o seguidor, menos intenso deve ser o uso da autoridade pelo líder. Dessa forma, o estilo de liderança apropriado a pessoas com competência e motivação (o melhor cenário que o líder pode encontrar) seria o de "delegação".


    O modelo diz que os níveis de maturidade são:
    M1 – As pessoas com este nível de maturidade estão no nível mais baixo da escala, faltando-lhes conhecimento, competências ou confiança para trabalharem sozinhas, e precisam, frequentemente, de ser "empurrados" para continuarem a tarefa.
    M2
    – As pessoas podem querer trabalhar na tarefa mas ainda não têm as competências para a realizarem com sucesso. No entanto, já podem ser questionados e podem procurar, elas mesmo, as respostas.
    M3
    – Aqui as pessoas estão preparadas e querem ajudar nas tarefas. Já possuem mais competências que o grupo anterior mas ainda não se sentem confiantes nas suas capacidades. As pessoas já são encorajadas a apresentarem as suas próprias ideias.
    M4
    – As pessoas estão aptas a trabalharem sozinhas. Têm elevada confiança, competências fortes, e estão comprometidas com a tarefa. Recebem muitas vezes os seus projetos e lideram as suas próprias equipas.


    Então, o estilo de liderança adequado fica:

    M1 - liderança estilo comando
    M2 - liderança estilo venda
    M3 - liderança estilo participação
    M4 - liderança estilo delegação

    Fontes: livro Introdução à Administração, do Maximiano, e site Portal Gestão: http://www.portal-gestao.com/item/7001-o-modelo-hersey-blanchard-como-liderar-eficazmente-os-seus-colaboradores.html



  • Apenas para complementar, uma outra questão menciona os três estilos de liderança, vejam:

    Em uma organização, existem, basicamente, três estilos de liderança: o autocrático, voltado para o líder; o democrático, voltado para o líder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADA

    A tentação para marcar CERTO nessa questão é grande em razão da indução do examinador, contudo as expressões-chaves para resolução dessa questão são "[...] é direcionada para equipes maduras e autônomas [...]" e "[...] não necessitam de supervisão constante[...]", depreende-se, portanto; que essas expressões estão claramente vinculadas às equipes autogerenciáveis que Wellins et al (1994, prólogo) fornecem algumas características distintivas delas, quais sejam:  

                     Estão capacitadas a compartilhar diversas funções de gerenciamento e liderança;

                     Planejam, controlam e melhoram os próprios processos de trabalho;

                     Estabelecem os seus próprios objetivos e inspecionam o próprio trabalho;

                     Freqüentemente criam o próprio planejamento e procedem a uma análise crítica do seu desempenho como grupo; 

                     Podem preparar os próprios orçamentos e coordenar o seu trabalho junto a outros departamentos. 

                     Normalmente fazem pedidos de material, mantêm controle de estoque e lidam com os fornecedores. 

                     Freqüentemente são responsáveis por conseguir qualquer treinamento de que necessitem. 

                     Podem contratar os próprios substitutos ou assumir responsabilidades pela disciplina de seus membros. 

                     Elas – e não aqueles que não fazem parte da equipe – são responsáveis pela qualidade de seus produtos ou serviços.

    Dessa forma, conclui-se portanto que a liderança no caso da questão é compartilhada e, portanto, não se vincula à democrática que embora o líder consulte ou participe a equipe cabe a ele a decisão. 

    Informações adicionais sobre o assunto podem ser consultadas em artigo por meio do link abaixo,  mais especificamente a partir da página 58.

    https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/YMRTFYGECXQP.pdf

    Bons estudos!

    Raimundo Santos


  • Item errado. Este item misturou a teoria DEMOCRÁTICA da liderança com a teoria liberal (laissez-faire) da liderança. A abordagem de liderança em que não é necessária supervisão constante é dita LIBERAL.


    FONTE: PONTO DOS CONCURSOS

  • Liderança Liberal ou Laissez-Faire - Neste estilo o líder dá completa liberdade para os subordinados executarem as atividades e tomarem decisões. O líder tem participação mínima e não faz tentativas para regular as ações do grupo.

    Liderança Democrática - Este estilo também é chamado de Liderança participativa e Liderança orientada para pessoas. Aqui o líder esboça as diretrizes e debate com o grupo incentivando a participação de toda a equipe nas decisões. A  autoridade é descentralizada. Maximiano (2008) descreve da seguinte forma o comportamento do líder democrático:


    • Acredita que deve criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis;

    • Focaliza sua atenção no próprio funcionário ou no grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe;

    • Pede opiniões ou sugestões de decisões, ouve, presta atenção e usa as idéias do grupo;

    • Dedica parte significativa de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe;

    • É amigável.

    • Apóia e defende os funcionários;

    • Insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas.


  • laissez faire ou liberal

  • Na verdade, o estilo de liderança que concede autonomia aos funcionários é o liberal. Questão ERRADA

     

    (CESPE/FUB/TÉCNICO/2013) Liberdade e ausência de direcionamento externo à organização ou ao grupo, prevalência de vontade, ritmo, dinâmica, interesse e autonomia do grupo, uma vez que seus membros têm as competências necessárias para a sua atuação, são características da liderança democrática. E

     

    Conforme CHIAVENATO, na liderança liberal há total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

  • Errada 

     

    Liderança Liberal ou Laissez-Faire   :)

  • ERRADO

     

     

    A liderança liberal é direcionada para equipes maduras e autônomas, que não necessitam de supervisão constante, possibilitando, assim, maior liberdade aos funcionários para a execução de projetos.    CORRETO

     

    A liderança democrática é direcionada para equipes maduras (não autônomas), que necessitam de supervisão constante, possibilitando, assim, maior influência dos funcionários nas tomadas de decisão.     CORRETO

  • A teoria comportamental se divide em 3 estilos de liderança:

    1) Autocrático: o líder toma as decisões sozinho e é focado em tarefas;

    2) Democrático: conta com sua equipe na tomada de decisões;

    3) LAissez - faire (liberal): a equipe tem total liberdade e a liderança tem somente um papel consultivo.

  • A liderança liberal é direcionada para equipes maduras e autônomas, que não necessitam de supervisão constante, possibilitando, assim, maior liberdade aos funcionários para a execução de projetos.

  • A LIDERANÇA LIBERAL é direcionada para equipes maduras e autônomas, que não necessitam de supervisão constante, possibilitando, assim, maior liberdade aos funcionários para a execução de projetos.

  • Após ver outra questão mencionada no comentário da ISABELLA, puder compreender.

    A liderança DEMOCRÁTICA está voltada para os líderes e subordinados.

    A liderança AUTOCRÁTICA está voltada para os líderes (chefes) apenas.

    A liderança LIBERAL está voltada para os subordinados apenas.

     

  • Estilos de lideranças 

     

    ---> autocrática

    ---> democrática

    ---> liberal

     

    Quando a questão falar em TEORIA X, a liderança exigida será a autocrática, visto que o líder considera seus funcionários preguiçosos e indispostos para o trabalho. Eles precisam ser monitorados e controlados de forma rígida.

     

    De outro modo, quando a questão falar em TEORIA Y, a liderança exigida será a liberal, já que o líder considera seus funcionários aptos ao trabalho.

    Assim, a liderança LIBERAL é direcionada para equipes maduras e autônomas, que não necessitam de supervisão constante, possibilitando, assim, maior liberdade aos funcionários para a execução de projetos.

  • Seria liderança liberal ne

  • Tentou confundir com a liberal.