SóProvas


ID
965251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue
o item subsequente.

O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.

Alternativas
Comentários
  • Interessante! A resposta para a questão encontra-se no próprio site da CESPE, notem:

    Mapeamento de competências

    O Mapeamento de Competências é um dos processos fundamentais para a implementação da gestão por competências nas organizações, podendo abranger toda a empresa ou apenas determinadas áreas, funções ou cargos. A partir desse processo, são identificados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para o desempenho competente do cargo. O mapeamento permite a elaboração e a descrição do perfil de competências profissionais técnicas e comportamentais exigidas para o cargo.

    Competências técnicas: são definidas pelos conhecimentos e habilidades proximais ao cargo, que devem ser aplicados em tarefas, responsabilidades, atribuições e funções específicas dos cargos analisados. Indicam o “saber” e o “saber fazer” necessários à execução das tarefas do cargo ou função. Competências comportamentais: contemplam habilidades distais e atitudes compatíveis com as atribuições que devem ser desempenhadas em determinado cargo. Refere-se ao “querer fazer” no desempenho competente do cargo ou da função.  O que é Expertise? é uma palavra de origem francesa que significa `experiência', "especialização". Consiste no conjunto de habilidades e conhecimentos de uma pessoa, de um sistema ou tecnologia.

    ATENÇÃO: Atente-se para o fato de a banca CESPE ter utilizado conceitos explicitos em sua própria página na internet.
    Sendo assim, podemos notar que há uma provável tendência de questões retiradas deste site para as próximas provas, já que estamos diante de uma questão do presente ano. #fica a dica
    FONTE: http://www.cespe.unb.br/profissiografia_e_mapeamento/

    Com fé em Deus e muito estudo eu chego lá!
  • A análise e descrição de cargos não seria descrever as atividades inerentes àquele cargo? Entendo que nessa questão, o correto seria "análise e descrição de cargos por competência". Alguém poderia ajudar-me?
  • Descrição e análise do cargo

    A descrição e análise do cargo constituem o levantamento de aspectos intrínsecos ( conteúdo do cargo ) e extrínsecos ( requisitos que o cargo exige do seu ocupante, também chamados de fatores de especificação) do cargo. A descrição e análise do cargo proporcionam informações a respeito dos requisitos e das características que o ocupante do cargo deverá possuir para ocupá-lo adequadamente. Com essas informações, o processo de seleção poderá concentar-se na pesquisa e avaliação desses requisitos e nas características dos candidatos que se apresentam. A colheita de informações baseadas na descrição e análise do cargo é muito superior em qualidade e quantidade às demais outras maneiras.

    (CHIAVENATO - Adm Geral e pública - Campus 2011)


    Notem que a questão pede justamente os requisitos extrínsecos inerentes ao cargo fazendo menção à gestão por competência: conhecimento, habilidade e atitude.


    Gabarito: CORRETO!
  • para mim a questão deveria estar errada, pois atribui os aspectos extrínsicos (conhecimentos, habilidades e atitudes) à descrição de cargos também. Do modo como a questão foi formulada houve confusão entre análise e descrição de cargos, onde apenas um deles reflete os aspectos extrínsicos.

  • Gustavo errei a questão por também pensar dessa forma.

  • Acredito q o segredo da questao esta na palavra processo...ele cita o processo de analise e descricao. Esta dentro do PROCESSO d analise e descricao? Sim esta. Se considerarmos que a analise e a descricao sao um  processo, entao sim...se trata de um produto desse processoe que especificamente se refere a analise. LOGO, e resultado da analise, as se considerarmos a analose e descricao como um processo, entao sim....é um produto desse processo. 

    Segue o baile, beijo me liga...
  • Gustavo, também pensei dessa forma. Ora, conhecimentos, habilidades e atitudes estão relacionados à analise, e não à descrição de cargos (que se atem apenas ao conteúdo do cargo, e não aos requisitos do indivíduo a ocupar o cargo).

  • - CERTA -


    Chiavenato, 2014, diz que a "descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo (...) relaciona de maneira breve as tarefas, deveres, e as responsabilidades do cargo". É narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos, isto é, com o seu conteúdo.

    Feita a descrição, vem a análise (aspecto extrínseco), que são os requisitos que o ocupante deve possuir: conhecimentos, habilidades e atitudes. 


    Aqui a parte mais sutil da questão: Como a análise é feita a partir da descrição, podemos dizer que o conteúdo do cargo + os requisitos resultam em uma avaliação técnica, que é feita pelo especialista de RH ou Gerente.


    Porém, o enunciado enfoca mais o aspecto intrínseco:

    "O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos."


    Em outras palavras: O mapeamento intrínseco é feito após a descrição de cargos, sendo, portanto, um produto do processo de análise e descrição de cargos.



    Avante!



  • CERTO.

    O perfil de competências/ perfil profissional/ perfil profissiográfico do cargo é o produto da análise e descrição de cargos.

  • Embora eu tenha errado a questão por ter julgado em primeiro momento que a questão estaria referenciando (conhecimentos, habilidades, atitudes) com descrição de cargos, procurei uma maneira entendê-la melhor. 

     

    Por exemplo: 

     

    Um cargo X possui as tarefas A, B e C = DESCRIÇÃO

    A tarefa A exige que a pessoa seja comunicativa, a tarefa B exige que a pessoa seja ágil, a tarefa C exige concentração

     

    A ANÁLISE de cargos pode visualizar na DESCRIÇÃO quais são as atividades que são desempenhadas naquele cargo, e assim elencar as habilidades necessárias para execução das mesmas de modo otimizado. Essas habilidades, inclusive, podem mudar de tempos em tempos com avanços tecnológicos etc. As tarefas podem continuar as mesmas, mas as habilidades podem sofrer mutações.

     

    Então, o perfil da pessoa que seria adequada para ocupar determinadado cargo seria sim, de fato, um produto advindo da DESCRIÇÃO E ANÁLISE do cargo.

     

    Pensando dessa meneira, encontrei um sentido simples e lógico para que essa questão seja dada como CORRETA.

  • LEMBREM-SE QUE A ANÁLISE É FEITA A PARTIR DA DESCRIÇÃO DO CARGO.

    LOGO, O perfil de competências é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A chave da questão está no "processo", pois se tivesse falado apenas na descrição e análise de cargos estaria errado. Mas como um processo em que primeiro vem a descrição para depois fazer a análise dos cargos, se obtém como produto o perfil profissiográfico do ocupante do cargo.

  • Com a Cespe nunca se sabe se ela trata de forma genérica o termo "análise e descrição de cargos", nessa ela considerou genericamente.

  • Gente, a questão não afirma que isso é fruto (só) da descrição de cargo. Realmente, o perfil de competência é fruto do processo de análise e descrição, mais especificamente da análise de cargos.

  • O perfil de competências, que define os conhecimentos, habilidades e atitudes para realizar com expertise as atividades, é um dos produtos do processo de análise e descrição de cargos.

    CERTO: A assertiva envolve todo o processo. Análise e descrição estão contidas dentro do processo, logo conhecimentos, habilidades e atitudes estão dentro do processo, especificamente na análise de cargos.

  • Chato pra p@#$!!!! Tem hora que análise e descrição juntas tá errada tem outras que ta certo!!

  • Ora a CESPE adota o Processo de Análise/Descrição de Cargos de forma ampla, ora de forma estrita. Acredito que o macete seja você considerar de forma ampla caso a questão venha considerando de forma ampla. Caso haja alguma especificação restritiva você faz a diferenciação. 

  • Isso se a organização utilizar a análise e descrição de cargos com foco nas competências, e não com foco no cargo. Nesse caso, pode-se dizer que um dos resultados será o perfil das competências. Forçando essa amizade, dá pra considerar o item certo.

    Grosso modo, quem fornece o perfil de competências é o mapeamento das competências.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.