SóProvas


ID
965443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens a seguir.

Empregar linguagem técnica nas comunicações oficiais é uma maneira de conferir formalidade a esse tipo de expediente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    o vocabulário técnico assim  como os jargões devem ser evitados pois em comunicações oficiais deve haver clareza para que o cidadão comum possa compreender
  • ERRADO.
    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
  • "... a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação."

    Manual de Redação da Presidência da República, p. 4.

    Assim, uma maneira de se confeir formalidade é através da produção de um texto em que se verifique características de polidez e civilidade no enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação, e não meramente empregando-se linguagem técnica, como afirmou a assertiva.

    Bons estudos!
  • QUESTÃO ERRADA.

    CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO OFICIAL:

    - Uso da norma culta;

    - Clareza;

    - Concisão (economia de palavras);

    - Impessoalidade (sem opiniões indevidas, exceto no parecer e relatório);

    - Formalidade (linguagem padrão, sem regionalismo, sem gírias; tratamento respeitoso com autoridades);

    - Uniformidade (padrão de formatação de linguagem oficial).


  • Redação Oficial: Ser o mais SIMPLES possível.

  • linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado(impessoalidade). Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado.


    Preservadas as FORMALIDADES, deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãosPortanto, o emprego imotivado (arbitrário, não se justifica) de linguagem técnica deve ser evitado em correspondências oficiais.


    Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.


    A necessidade de empregardeterminado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais(Formalidade)decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais,  aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada (uniformidade) . O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.


    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.


    Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de umalinguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou ojargão técnico, tem sua compreensão dificultada. (Formalidade e Uniformidade).

  • Com a ajuda dos amigos do qconcurso estou fazendo um resumo de redação oficial, com o que mais cai, quanto mais questões vou fazendo, vou acrescentando coisas importantes nele.. Espero que gostem. 

    Resumo Redação Oficial.

    "A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade (tratamento impessoal), uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão (economia de palavras), formalidade e uniformidade"

    -Jargões são SEMPRE EVITADOS. 
    -Linguagens técnicas e estrangeirismo, apenas em situações que a língua realmente requerer.

    Existem "2" tipos de pronomes de TRATAMENTO. Vossa excelência e Vossa senhoria. 
    2) ----> Vossa excelência é usada por pessoas definidas no poder executivo, legislativo e judiciário. 
    O Vocativo para estas pessoas que usam vossa excelência são 2: Excelentíssimo Senhor e Senhor. 
    Excelentíssimo senhor é usado APENAS para os chefes dos poderes. Só existem 3. ( Excelentíssimo senhor presidente da república, Excelentíssimo senhor presidente do CN e Excelentíssimo senhor presid STF. ) 
    Senhor é usada para o restante que compõem o pron de tratamento vossa excelência: Senhor Juiz, Senhor Senador, Senhor Ministro, Senhor Gorvernador.. 
    No envelope para quem usa o pron de tratamento vossa excelência fica : A sua excelência o Senhor.. 
    - Está abolido dígnissimo e ilustríssimo. 
    1) ----> O pronome de tratamento Vossa senhoria é usada para as demais autoridades e particulares. 
    O vocativo é apenas "Senhor"... 
    No envelope = Ao senhor fulano de tal.. 
    ------> Existem apenas 2 tipos de fechos. 
    1) Respeitosamente ( autoridades hierarquia superior) e 2) atenciosamente ( mesma hierarquia ou menor) 
    ATENÇÃO = Identificação do signatário = Com exceção do Presidente da república, o resto deve trazer consigo o nome e o cargo da autoridade que expede, abaixo do local da assinatura. 
    1)Aviso = Exclusivo aos ministros de estado 
    2)Oficio = Demais autoridades 
    3)Memorandos = Dentro de um mesmo orgão, com hierarquia igual, maior ou menor. Pauta-se pela agilidade. 
    ------ > Exposição de motivos = Dirigido ao P.R ou ao vice para informar det assunto, propor alguma medida ou submeter consideração de ato normativo. Em regra, dirigida ao o P.R pelos ministros de estado. 2 formas básicas: 1) caráter exclusivamente informátivo ou 2) propor algum ato normativo.

  • O POVÃO TEM QUE ENTENDER TAMBÉM (ESTOU INCLUÍDO NESSE SUBSTANTIVO).

  • A linguagem técnica deve ser evitada, mas não é vedada...

    -->Lembrando que os jargões são proibidos.

    Mesmo em meios oficiais que circulam por meios restritos, deve-se evitar o uso de linguagem específica a determinados grupos. ( Jargões)