SóProvas


ID
965701
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Cetip S.A. - Mercados Organizados é uma câmara utilizada pelos participantes do mercado financeiro e de capitais para o registro eletrônico da colocação, o depósito e a liquidação financeira de diversos ativos, dentre os quais estão os

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA: Quem mantém a custódia dos titulos e Notas do Tesouro Nacional é a SELIC.

    b) ERRADA: A CETIP mantém a custódia dos titulos e não de CDB
     
    c) CORRETA.

    d) ERRADA: Não é a CETIP que custodia os Brazilian Depositary Receipts.

    e) ERRADAContratos a Termo de Ações é ligado a bolsa de valores exemplo: BM&FBovespa.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação)

    Podem participar da Cetip bancos comerciais, bancos múltiplos, caixas econômicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, sociedades corretoras de valores, sociedades distribuidoras de valores, sociedades corretoras de mercadorias e de contratos futuros, empresas de leasing, companhias de seguro, bolsas de valores, bolsas de mercadorias e futuros, investidores institucionais, pessoas jurídicas não financeiras, incluindo fundos de investimento e sociedades de previdência privada, investidores estrangeiros, além de outras instituições também autorizadas a operar nos mercados financeiros e de capitais. Os participantes não-titulares de conta de reservas bancárias liquidam suas obrigações por intermédio de instituições que são titulares de contas dessa espécie.
  • Só um detalhe em relação a um comentário: Certificados de Depósitos Bancários (CDB) são SIM custodiados pela CETIP, mas as Letras Financeiras do Tesouro são pela SELIC. É isso que torna a alternativa B errada.

  • Correto Fernando Pretto..

    Só a título de complemento, a antina CBLC é a Câmara de Ações da BM&FBOVESPA.

  • BDRs – Brazilian Depositary Receipts

    Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são certificados de depósito de valores mobiliários emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de emissão de companhias abertas com sede no exterior.

    Sua emissão deve ser realizada por instituições brasileiras, as chamadas instituições depositárias ou emissoras, que são empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central e habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a emitir BDRs. A emissão é lastreada em valores mobiliários custodiados em seu País de origem por instituições custodiantes. Estas são responsáveis por manter os valores mobiliários a que os BDRs se referem em custódia.


  • CETIP - Quase totalidade de Titulos Privados

    SELIC - Quase totalidade de Titulos Publicos (Principalmente os do Tesouro Nacional)

  • Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos de balcão, dos títulos emitidos por estados e municípios fora do acordo de rolagem e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de responsabilidade solidária do Tesouro Nacional, de que são exemplos os TDA - Titulos da Dívida Agraria e os referentes à divida do FCVS - Fundo de Compensação de Variações Salariais.

  • Principais títulos liquidados e custodiados na CETIP:

    Derivativos:

    Modalidades de Derivativos: Box de Duas Pontas, Contrato de Swap, Contrato a Termo de Moeda Opção da Conab, Opções Flexíveis de Ações, Opções Flexíveis de Mercadorias, Opções sobre Taxas de Câmbio, Swap Fluxo de Caixa, Termo de Índice DI,  Termo de Mercadoria, Termo de Moedas com Fluxo de Pagamentos.

    Renda Fixa:

    Captação Bancária: CDB, DI, DPGE, LF, RDB

    Titulos Agrícolas CDA e WA, CDCA, CPR, CRA, CRP, LCA

    Títulos de Crédito: CCB, CCE, Export Note, NCE

    Títulos Imobiliários CCI, CR,I LCI, LH

    Títulos Públicos: ADA, CDP, CFT, Contrato de Crédito contra Terceiros

    CTN, FDS, JSTN, LFT-E e LFT-M, STN, TDA

    Valores Mobiliários: CIA, Debêntures, Nota Comercial

    Outros: Cédula de Debêntures, Cotas de Fundos, CTEE, LAM, LC

  • Cetip: CDB, DEBÊNTURES, SWAP...

  • A B3 é a única entidade administradora de mercados que oferece todos os processos de negociação, liquidação e custódia dos BDRs Patrocinados no Brasil.


    fonte:http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/brazilian-depositary-receipts-bdrs-patrocinados-niveis-i-ii-e-iii.htm

  • Questão desatualizada. A CETIP hoje em dia compõe a B3 (bolsa balcão brasil)

  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA).