-
O crédito rural é um financiamento destinado a produtores rurais e cooperativas ou associações de produtores rurais. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários
-
O Crédito Rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.
Os créditos de custeio ficam disponíveis quando os recursos se destinam a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita. Já os créditos de investimento são aplicados em bens ou serviços duráveis, cujos benefícios repercutem durante muitos anos. Por fim, os créditos de comercializaçãoasseguram ao produtor rural e a suas cooperativas os recursos necessários à adoção de mecanismos que garantam o abastecimento e levem o armazenamento da colheita nos períodos de queda de preços.
O produtor pode pleitear as três modalidades de crédito rural como pessoa física ou jurídica. As cooperativas rurais são também beneficiárias naturais do sistema.
Ano a ano, o governo Federal tem alocado cada vez mais recursos para o crédito rural. A maior parte do dinheiro destina-se a créditos de custeio para cobrir os gastos rotineiros com as atividades no campo. Esse dinheiro é tomado diretamente nos bancos ou por meio das cooperativas de crédito.
A oferta de linhas de créditos para investimentos conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos FundosConstitucionais de Financiamento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conhecidos, pela ordem, como FCO, FNO e FNE. Fonte: http://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/credito-rural
-
Primeiramente o Credito Rural tem 3 finalidades:
1) Financiar o custeio da PRODUCAO. Ex: compra de matriz para pecuaristas ou de sementes e insumos para agricultor;
2) Financiar investimento que se extenda por varios ciclos. Ex: Aquisicao de Trator, maquinario, sistema de irrigacao ordenhadeiras;
3) Financiar comercializacao dos produtos. Ex: Transporte para levar produtos ate os consumidores.
Resolvendo a questao:
A) correta
B) incorreta. Banco financia custeio da producao e Nao de despesas pessoais
C) incorreta. Banco conhece as atividades rurais e considerando-as libera o dinheiro de acordo com o cronograma e necessidade de cada atividade de cada produtor.
D) incorreta. Existem alguns programas como Pronaf que nao exigem garantia mas isto 'e para pequenos produtores, em suma o banco vive de emprestar dinheiro e tem que se garantir para nao ficar no prejuizo em geral se exige garantias para quase tudo.
E) incorreta. O investimento visa bens ou servicos que se estendam por mais de um ciclo caso contrario 'e custeio e nao investimento. Investimento (longo prazo) Custeio (curto prazo)
-
Atividades financiadas pelo Crédito Rural:
- Custeio das despesas normais de cada ciclo produtivo
- Investimentos em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por vários ciclos produtivos
- Comercialização da produção
Fonte: Professor Edgar Abreu, da Casa do Concurseiro.
Gente, é professor é muito bom, eu super indico.
-
Crédito rural pode ser dado para
aproveitamento de vários ciclos produtivos ( um trator, uma colheitadeira,
etc.), a liberação pode ser dada em etapas conforme cronograma de atividades,
sempre tem que haver garantias, mesmo que pessoais, e possibilita atividade de comercialização
da produção.
-
O artigo 11 do Decreto nº 58.380/66 divide os financiamentos rurais em:
I – Custeio:
a) Agrícola
b) Pecuária
c) Industrialização ou beneficiamento
II – Investimentos:
a) Capital fixo
b) Capital semifixo
III – Comercialização
Os créditos para custeio e investimento, quando concedidos a pequenos e médios produtores, poderão incluir recursos para a manutenção do agricultor e sua família, para aquisição de animais destinados à produção necessária à sua subsistência, medicamentos, agasalhos, roupas, utilidades domésticas, bem como para instalações sanitárias, construção e reforma de benfeitorias e ainda para satisfação de outras necessidades fundamentais ao bem-estar da família rural.
-
Essa questão esta correta?
O crédito rural tem objetivos de Custeio, investimentos e comercialização. então ao meu ver as letras A e B estariam corretas.
-
O crédito é concedido para o custeio da produção e não para despesas familiares e pessoais. Por isso letra A.
-
Crédito rural pode ser dado para
aproveitamento de vários ciclos produtivos ( um trator, uma colheitadeira,
etc.), a liberação pode ser dada em etapas conforme cronograma de atividades,
sempre tem que haver garantias, mesmo que pessoais, e possibilita atividade de comercialização
da produção.
-
a) para atividades de comercialização da produção.
(Para favorecer o custeio oportuno e adequado da produção, do extrativismo não predatório e da comercialização de produtos agropecuários) CORRETO
b) do custeio das despesas pessoais e familiares.
(Para favorecer o custeio oportuno e adequado da produção, do extrativismo não predatório e da comercialização de produtos agropecuários) ERRADO
c) com liberação de uma só vez, independentemente do cronograma de aquisições e serviços
(Como pode ser liberado o crédito rural? De uma só vez ou em parcelas, por caixa ou em conta de depósitos, de acordo com as necessidades do empreendimento, devendo sua utilização obedecer a cronograma de aquisições e serviços.) ERRADO
d) sem apresentação de garantias ao financiador.
(A formalização do crédito rural, em regra, não é feita por um contrato, mas sim pela emissão de um título com garantias.) ERRADO
e) para investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por um único ciclo produtivo.
(Como citado anteriormente pelos nossos colegas nos comentários, o crédito rural pode ser destinado a compra de maquinário, por exemplo, um trator, que irá ser usado ao longo de vários ciclos produtivos) ERRADO
-
Segundo o site do BCB, os títulos que podem ser utilizados para fomalização do crédito rural são:
Com garantia real:
penhor: Cédula Rural Pignoratícia;
hipoteca: Cédula Rural Hipotecária;
penhor e hipoteca: Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária.
Com ou sem garantia real ou fidejussória: Cédula de Crédito Bancário e contrato.
Sem garantia real: Nota de Crédito Rural.
Então, a não ser que eu tenha entendido errado, existe, sim, a possibilidade de obtenção de crédito sem garantias para o financiador, com a Nota de Crédito Rural. Alguém poderia esclarecer por que esse não seria o caso?
-
O termo " possibilitam " torna a letra C correta, pois há sim a possibilidade de não haver garantias...
-
O termo " possibilitam " torna a letra C correta, pois há sim a possibilidade de não haver garantias...
-
Novamente analisaremos cada uma das alternativas.
a) para atividades de comercialização da produção.
Certo. Financiar a comercialização é uma das finalidades do crédito rural.
b) do custeio das despesas pessoais e familiares.
Errado. Os créditos de custeio se destinam a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita. Porém, não se aplicam a custear despesas pessoais e familiares.
c) com liberação de uma só vez, independentemente do cronograma de aquisições e serviços
Errado. Uma das exigências na concessão do crédito rural é a observância de cronograma de utilização e de reembolso. Ou seja, o dinheiro é liberado pelo banco conforme a necessidade de sua utilização, e de acordo com um cronograma previamente informado pelo tomador do crédito.
d) sem apresentação de garantias ao financiador.
Errado. É obrigatória a apresentação de garantias em operações de crédito rural.
e) para investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por um único ciclo produtivo.
Errado. Os créditos de investimento são aplicados em bens ou serviços cujos benefícios se estendem por vários períodos de produção, como tratores e colheitadeiras.
Gabarito: A
-
Olá, Frank Mozart. Elas têm garantia sim. Veja:
A nota de crédito rural não possui garantia real, isto é, nela o produtor não garante sua colheita, por exemplo. Entretanto, isso não significa que não exista garantia. Nessa operação são empregadas as garantias do tipo fidejussória/pessoal (aval e fiança). Veja uma das alternativas da Q406931, que falava sobre isso:
"São quatro as modalidades de cédulas de crédito rural:
1) a Cédula Rural Pignoratícia;
2) a Cédula Rural Hipotecária;
3) a Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária; e
4) a Nota de Crédito Rural.
As três primeiras gozam de garantia real (de bens móveis ou imóveis) e só a Nota de Crédito Rural tem apenas garantia fidejussória."
Correto.
Em resumo: Todas as operações possuem garantia real, exceto a Nota de Crédito Rural, que possui garantia fidejussória.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Um abraço e bons estudos! :)
-
a) Correto. O crédito rural pode financiar as etapas de custeio, investimento e de comercialização dos produtos agrícolas.
b) Errado. O financiamento de custeio é apenas para as atividades referentes à produção agrícola, não incluindo despesas pessoais e familiares.
c) Errado. A liberação do crédito rural pode ser tanto de uma só vez quanto de forma parcelada, e depende sim de cronograma de aquisições e serviços.
d) Errado. O financiador precisa de garantias, que pode ser um bem dado em garantia ou um seguro rural.
e) Errado. O investimento da produção agrícola pode se estender por vários ciclos. Por exemplo, se houver investimento em uma máquina agrícola, é evidente que este maquinário não será utilizado apenas em um único ciclo produtivo.
Resposta: A
-
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Prof. Amanda Aires
A alternativa A está correta.
A alternativa B está incorreta. O crédito rural pode financiar o custeio da produção e das atividades rurais desenvolvidas.
A alternativa C está incorreta. A liberação dos recursos é feita com cronograma, de acordo com o ciclo de produção do financiado.
A alternativa D está incorreta. A apresentação de garantias é exigência para liberação do crédito rural.
A alternativa E está incorreta. O crédito rural para investimento deve financiar bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por mais de um único ciclo produtivo.
===
PRA AJUDAR:
(FCC - Esc BB/BB/"Sem Área"/2006) Os estabelecimentos que aceitam os cartões de crédito como instrumento de pagamento de bens ou serviços adquiridos pelos seus clientes assumem o compromisso de pagar à administradora uma comissão. (CERTO)
- O valor pago à administradora pela utilização do cartão de crédito é chamado de comissão.
===
(FCC - Esc BB/BB/"Sem Área"/2006) A Caderneta de Poupança é um instrumento de captação dos bancos cujos recursos devem ser majoritariamente direcionados para a realização de operações de crédito rural. (ERRADO)
- R: Os recursos da caderneta de poupança são destinados majoritariamente para o financiamento imobiliário.
===
(FCC - Esc BB/BB/"Sem Área"/2006) Com relação à Caderneta de Poupança não há incidência de Imposto de Renda na Fonte sobre os rendimentos auferidos por investidores Pessoa Física. (CERTO)
- R: Não há incidência de Imposto de Renda na Fonte sobre os rendimentos auferidos por investidores Pessoa Física.
- Os rendimentos da depositados na caderneta de poupança são creditados na data de aniversário (28 datas possíveis); os recursos são garantidos pelo FGC em até R$ 250 mil por CPF por conglomerado financeiro; a aplicação é disponível para PJ e PF.
===