SóProvas


ID
965707
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em 2010 ocorreu, simultaneamente, a distribuição pública primária e secundária de ações de emissão do Banco do Brasil, com registros na Comissão de Valores Mobiliários. Neste caso, como em outras operações da mesma natureza e produto no mercado de capitais, a relação entre capital próprio e de terceiros da empresa

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é complexa e simples ao mesmo tempo, para respondê-la devemos entender o que é distribuição primária e secundária, para depois entender o que foi pedido.

    Distribuição primária é a distribuição de novas ações da empresa que, até então, nunca tinham sido distribuidas, ou seja, parte da empresa que era 'da própria empresa', com isso o dinheiro capitado vai direto aos cofres da empresa, já a distribuição secundária é aquela onde os investidores externos à empresa estão vendendo ações e o dinheiro arrecadado vai para os próprios investidores e não para a empresa.

    A pergunta quer saber como vai ficar a proporção de quanto a empresa é dela mesma e quanto é de investidores externos. A distriuição secundária não mudará a proporção pois o que não era da empresa continuará não sendo da empresa, porém, com a distribuição primária, uma parcela da empresa passará a ser de investidores externos, sendo assim a proporção mudará, aumentando a parcela possuída por externos, diminuindo a de internos.

    Em resumo A resposta "e) foi alterada pela parcela de recursos originada com as novas ações emitidas." é a correta, pois a proporção foi alterada pela compra das "novas ções emitidadas", ou seja pela distribuição primária.
  • essa prova era pra ser escriturário ou gerente do bb???

  • Pergunta muito mal formulada!!!

  • RESPOSTA: Letra E.

    A empresa só tem lucro quando são lançados títulos novos no mercado, ou seja, no mercado primário. Todas as operações feitas no mercado secundário não gera lucro algum para as empresas, e sim para o acionista que por ventura vender sua parte.

  • muito mal formulada, ela pede uma relação e a resposta não tem nada a ver!!!

  • Não existe lucro para as sociedades nas emissões de ações/títulos, as ações são emitidas para captar recursos para posterior investimento na companhia. 

  • No Mercado Primário o Banco do Brasil emite novas ações e as vende, gerando capital exclusivamente para o Banco.

    No Secundário o BB não ganha mais nada. É uma relação somente entre investidores.

  • Ofertas de ações: conheça a diferença entre distribuição primária e secundária - InfoMoney 
    Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/427669/ofertas-ccedil-otilde-conhe-ccedil-diferen-ccedil-entre-distribui-ccedil


  • Parem de chorar e estudem mais...

  • Quando isso acontece, os já acionistas da empresa são prejudicados no sentido de proporção em relação ao capital social da empresa, pois entram mais acionistas. Isso é evitado quando a empresa disponibiliza o direito de subscrição, no entanto essa prática não é obrigatória.
  • Pergunta simples, mas mal formulada...

  • O primeiro passo pra resolver a questão é definir emissão primária e emissão secundária de ações (cuidado, não é a mesma coisa que mercado primário e secundário, são conceitos diferentes):


    Emissão primária: ações serão emitidas, ou “criadas”, e em seguida vendidas aos investidores (os recursos dessa venda são destinados ao caixa da empresa)


    Emissão secundária: ocorre apenas a venda de ações já existentes, normalmente ações de sócio-fundadores que querem desinvestir ou reduzir a sua participação no negócio (neste caso, os recursos serão destinados aos proprietários que estão vendendo as ações, e não ao caixa da empresa)


    Sabendo disso, fica fácil observar que a relação entre capital próprio e capital de terceiros da empresa será alterada pela emissão primária de ações (a companhia está vendendo parte do seu capital social para obter recursos no mercado de capitais, captando recursos)


    e) foi alterada pela parcela de recursos originada (captada no mercado) com as novas ações emitidas (emissão primária).