SóProvas


ID
96577
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relativamente ao uso ou não do acento indicativo de crase:

I. Senhora Juíza, informamos à Vossa Excelência que a reunião terá início às 10 horas.

II. Face à necessidade de buscar outras testemunhas, a audiência que está ocorrendo desde as 16h30 será estendida até às 20 horas.

III. À exceção dos temas referentes ao direito intertemporal e à interpretação de normas de transição, todos os assuntos serão abordados.

IV. Se assim fosse, estaríamos conferindo à lei efeito retroativo para alcançar situação anterior à sua vigência.

V. Entendeu-se que alterações advindas com a nova lei, no que diz respeito à alínea b, inciso II, do art. 506, têm o condão de retificar a errônea remissão à mesma lei, art. 524.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a alternativa de número II está incorreta, pois faltou a crase no primeiro "as".
  • Na maioria das vezes, há crase no "a" que precede horas,Em cinco casos, porém, não há crase nesse "a" que acompanha horas: quando antes dele há as preposições "até", "após", "desde", "entre" e "para".MACETE – Substitua a hora por "meio-dia": se der "ao meio-dia", há crase; se não der, esqueça a crase.
  • Crase"casos proibitivos"Pronomes de tratamento:Não Me refiro a Vossa Excelência.Disse isso a vossa senhoria.OBS:As palavras Senhora,Senhotita,madame e dona, quando admitem artigo antes delas são classificadas como substantivo, atraves da derivação impropria.Exemplos q as palavras não foi usada com pronome de tratamento,mas como substantivoEX:Não disserem nada à senhora.fiz refencia`à senhorita.Falei´`a madame sobre culinaria.
  • 1- Antes de pronome pessoal de tratamento nao pode e antes de hora é obrigatório2- proibida a crase depois de preposicao3-Antes de locucao prepositiva é obrigatório4- facultatativo: antes de pronome adjetivo possesivo no singular5- antes de palavra feminina
  • Tatiana, engana-se ao falar que 'crase' antes de horas é obrigatório.Ex: "vou lhe esperar até as 20 horas"não há crase quando antes da hora há preposição.
  • Dilson:"Sempre ocorrerá crase:- Antes de locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas: às vezes, à toa, à esquerda, à noite ..- antes de numeral cardinal indicando hora"Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/crase/Sucessos
  • 1 ESTÁ ERRADA ,POIS NAO SE USA CRAS ANTES DE PRONOME DE TRATAMENTO

    À EXCEÇAO DE SENHORA.

    EX:REFERI-ME à SENHORA

  • I. Senhora Juíza, informamos à Vossa Excelência que a reunião terá início às 10 horas.
    à: errado! Não ocorre crase antes de pronomes de tratamento.

    às 10 horas: CORRETO. Ocorre crase antes de hora, em casos gerais. (pode-se substituir por "ao meio-dia" para confirmar se há ou não)


    II. Face à necessidade de buscar outras testemunhas, a audiência que está ocorrendo desde as 16h30 será estendida até às 20 horas.
    à: CORRETO! necessidade é palavra feminina; ocorrerá crase. Frente a + a necessidade (frente a + o exposto = frente ao exposto)

    desde as 16h30: CORRETO!  Não ocorre crase nesses casos, já que desde é uma preposição. Não ocorre junção de preposição + preposição + artigo! (desde/para/apos/entre o meio-dia; desde/para/apos/entre as 15 horas.)

    até às 20 horas: CORRETO! Exceção do dito acima (junção de prep. + prep. + artigo). A crase pode ocorrer por motivos de clareza. Portanto, a crase é facultativa. Se não aparecesse, também estaria correto. (até às/as 20 h; foi até à\a biblioteca)


    III. À exceção dos temas referentes ao direito intertemporal e à interpretação de normas de transição, todos os assuntos serão abordados.
    À exceção: CORRETA! Expressão formada com palavra feminina. (à parte, à exceção, à frente...)

    à interpretação: CORRETA! Crase devida à presença do nome "referente" referente+a+a interpretação


    IV. Se assim fosse, estaríamos conferindo à lei efeito retroativo para alcançar situação anterior à sua vigência.

    à lei: CORRETO! Quem confere, confere algo a alguém = conferindo isso a + a lei

    à sua: CORRETO! Crase antes de pronomes possosessivos femininos = facultativo


    V. Entendeu-se que alterações advindas com a nova lei, no que diz respeito à alínea b, inciso II, do art. 506, têm o condão de retificar a errônea remissão à mesma lei, art. 524.

    à alínea: CORRETO! diz respeito a + a lei (diz respeito a + o que foi dito = ao que foi dito)
    à mesma: CORRETO! mesma ocorrendo com função de pronome demonstrativo (remissão a + aquela mesma lei), seguida de palavra feminina. (remissão a + o mesmo artigo: ao mesmo artigo)
  • I - a Vossa Excelência: não aparece artigo antes de pronome de tratamento, então também não aparece crase;
    - às 10 horas: crase antes de horas
    há um erro
    II - face à necessidade: ok, prep. a + artigo a
    - desde as 16h30: ok, desde prep. + as artigo (somente)
    - até às 20 horas: ok, até prep. + a prep. + as artigo
    obs.: é facultativo o uso de crase após a prep. até, pois não existe diferença de sentidos entre até ou até a (a prep.), desde que o termo posterior aceite artigo feminino. Somente com esta prep. acontece isso!
    todas corretas
    III à exceção: expressão feminina
    por paralelismo: referentes ao direito intertemporal e (referentes) à interpretação de normas de transição
    todas corretas
    IV conferindo à lei: ok, prep. a + artigo a
    anterior à sua vigência: ok, prep. a + artigo a
    obs.: é facultativo o uso de crase antes de pronome possessivo feminino porque é facultativo o uso de artigo antes de pronome possessivo.
    todas corretas
    V respeito à alínea: ok, prep. a + artigo a
    remissão à mesma lei: ok, prep. a + artigo a
    obs.: nesta última aparece um dos poucos casos que a crase aparece antes de um pronome (principalmente indefinido). Na dúvida, faça frase, se aparecer artigo feminino antes desse pronome, ele aceita crase:
    As mesmas meninas estão brincando. (aceita artigo)
    As outras flores estão florescendo. (aceita artigo)
    Aselas são estudiosas. (não aceita artigo)
    todas corretas
  • Esta questão do concurso TJ-SC - 2009 - TJ-SC - Juiz é a mais inteligente que já vi no assunto de crase.
    Até as/às 23 h

    Os portões permanecerão abertos até as 23 horas.
    Os portões permanecerão abertos até às 23 horas.

    Embora tenhamos dito acima que a crase é proibida depois de uma preposição, é possível - embora desnecessário - usá-la junto com ‘até’ na frente da hora. Ocorre que a preposição ‘até’, excepcionalmente e por motivo de clareza, pode ser seguida da preposição ‘a’. Sendo assim, escrever até as 23 h ou até às 23 h é indiferente, porque neste caso não há o perigo de confusão com a "partícula inclusiva" (ver abaixo).

  • Acertei essa questão com um pouco de lógica.

    A primeira proposição está errada (não de usa crase antes de expressões de tratamento). Diante dessa situação, já eliminei as alternativas "a", "b" e "d". (ANALISEM)
    Quando parti pra segunda proposição e percebi que ela estava certa (usa-se crase antes de substantivos feminino que exija artigo), eliminei a alternativa "c", me restando apenas a alternativa "e".

    Nobres colegas não façam isto em suas provas, é muito arriscado e na prova não podemos errar.
  • O colega dilson foi tentar corrigir e acabou errando em seu comentário, o mesmo disse que não há crase quando existe preposição antes de horas. Informação errada, veja.


    Antes de hora exata deve haver uso do acento grave, no entanto, veja a exceção.

    Depois de preposição o uso da crase será proibido, mas ATENÇÃO! Exceto a preposição "ATÉ", neste caso a crase será facultativa.

    Preposições essenciais:
    a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, per, sem, sob, sobre, trás.
  • De novo isso. A expressão "face a" não existe! Já é incorreta! Se existisse, ocorreria a crase. É assim que temos que pensar, né? Temos que relevar os erros de português do elaborador da prova de português, claro. 

    http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2628327

  • Antes de Vossa Excelência não vai

    Abraços