SóProvas


ID
966052
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Preços internos de transferência da empresa, entre departamentos, ou externos, entre partes relacionadas, têm como objetivo a avaliação do desempenho e a maximização do lucro do grupo, como um todo. Para que isso ocorra, existem técnicas específicas a serem aplicadas para estabelecer os aludidos preços de transferência.

A técnica aplicada, que visa a impedir a transferência de ineficiência entre as partes relacionadas, é a do:

Alternativas
Comentários
  • Alguma colocação ?

  • A fixação de um preço de transferência a partir de um custo padrão (standard) acrescido de uma margem tem a vantagem de criar um espírito mais empresarial entre os centros fornecedores e clientes. 

    No entanto, a sua aplicação é prejudicada pelo fato de não ser fácil de identificar o quantitativo mais adequado da margem. 
    A solução conceitual é basear a margem de lucro no valor do investimento que seria necessário para que os centros de lucro compradores fossem centros produtores.
     O investimento é calculado como um "valor-padrão", no qual o ativo imobilizado e os estoques são avaliados a custo de reposição. Na prática, essa solução é complicada e raramente usada  

    http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos82008/70.pdf
  • A FIPECAFI, em seu Manual de Contabilidade Societária (Martins, Gelbcke, Santos e Iudícibus):

     

    Custo padrão mais margem: Trata-se de um refinamento da técnica anterior, visando impedir a transferência de ineficiências entre as partes.

     

    Custo mais margem: Baseado no custo do produto acrescido de uma margem de lucro arbitrada ou negociada entre as partes.

     

    Preço de Mercado: Por meio de cotação junto a fornecedores, obtém-se o preço praticado para os volumes pretendidos.

     

    Preço de Mercado Ajustado: Em casos de não haver produtos idênticos ao da empresa, o preço de mercado é ajustado (ou negociado) em função das características do produto.