SóProvas


ID
966835
Banca
UEPA
Órgão
PC-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar de 61% da área florestal da Amazônia Legal estar coberta por nuvens, sobretudo nos estados do Amapá e Pará que apresentaram 93% e 80% de cobertura de nuvens, respectivamente, o Imazon registrou um aumento de 6% de desmatamento no local entre janeiro de 2012 e este ano. A degradação comprometeu 1 milhão de toneladas de CO2 equivalente.(Fonte http://amazonia.org.br/2013/02/desmatamento). No que diz respeito a expansão dos desmatamentos na região amazônica nos últimos anos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c

    o aumento dos desmatamentos está associado a expansão da fronteira agrícola e das áreas de plantations, fato que pode ser agravado com a produção de matéria prima para produção de biocombustíveis na região. 

  • A expansão do desenvolvimento agrícola ocasionou um maior incidente no desmatamento, acho que como exemplo disso, o cultivo da cana-de-açúcar.

  • questão errada.

    gabarito seria letra B tendo em vista que o plantetion ocorreu no século XVI, e a questão pediu os principais fatores dos ULTIMOS ANOS.

    bons estudos a todos.

    PM AM, caveira!!!!!!!!!!!

  • Eu não sei vcs mas toda vez que tem uma questão envolvendo as alternativas agropecuário ou plantação de soja , sempre estão optando para a plantação de soja… e não para as 2 em conjunto
  • o problema do desmatamento na amazonia está na nova fronteira agrícola e também sim na monocultura, pois para plantar soja (o que mais desmata a amazonia e o gado) precisa lapiar todo o solo, é muito mais danoso a monocultura ao solo, do que a agricultura normal.

  • Deveria ser a letra B, nos últimos anos o desmatamento está associado ao crescimento da agropecuária...
  • Erro da alternativa B ' uma das atividades mais recentes dentre as desenvolvidas na região'

  • A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na , a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento.