SóProvas


ID
967039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

No que se refere ao que dispõe a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALT. E


    Art.  13 Lei 12.376/10 (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro).  A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Caros,

    Complementando:

    Artigos extraídos do  Decreto-lei 4.657, de 4 de setembro de 1942 (LIDB), que foi apenas alterado pela Lei 12.376/10 citada por Munir, quando não indicada outra fonte.

    A - ERRADA - Em razão da aplicação do princípio da justiça universal, as sentenças proferidas no estrangeiro terão eficácia no Brasil ainda quando ofenderem os bons costumes.
    Art. 17. As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade,   não terão eficácia no Brasil  , quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes.

    B - ERRADA - A proibição do non liquet não é dirigida ao juiz. Justificativa: A definição da vedação ao non liquet pode ser encontrada no Artigo 126 CPC, abaixo copiado, e consiste na vedação de sentença vazia (o juiz não pode abster-se de decidir) por qualquer motivo. Obviamente, é justamente ao juiz que tal vedação se dirige.
    Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
    (+)
    Art. 5o Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.
    (+)
    Art. 126 CPC. O   juiz   não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais de direito.

    C - ERRADA - A lei do país em que a pessoa tenha nascido determina as regras acerca do começo e do fim da personalidade.
    Art. 7o A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

    D - ERRADA - A sucessão por morte obedece à lei do país em que tenha falecido o de cujus.
    Art. 10. A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens.

    Bons Estudos!
  • Art. 7o A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

    PECA NO DIVÃ! Personalidade, capacidade, nome e direito de família.

  • Aplica-se a lei em matéria de sucessão onde era domiciliada o de cujus, e não onde nasceu ou faleceu.

  • a) Em razão da aplicação do princípio da justiça universal, as sentenças proferidas no estrangeiro terão eficácia no Brasil ainda quando ofenderem os bons costumes. à INCORRETA: as sentenças estrangeiras não terão eficácia no Brasil quando ofenderem os bons costumes, uma vez que o Brasil é soberano.

    b) A proibição do non liquet não é dirigida ao juiz. à INCORRETA: a proibição de não decidir dirige-se justamente ao juiz. Assim, ele deverá decidir mesmo se não houver lei para a hipótese em análise.

    c) A lei do país em que a pessoa tenha nascido determina as regras acerca do começo e do fim da personalidade. à INCORRETA: é a lei do domicílio da pessoa que determina as regras acerca do começo e do fim da personalidade.

    d) A sucessão por morte obedece à lei do país em que tenha falecido o de cujus. à INCORRETA: a sucessão por morte obedece à lei em que domiciliado o falecido.

    e) A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça. à CORRETA: exato! É o que consta da LINDB.

    Resposta: E

  • Questão um pouco difícil.

  • Eventualmente, a lei pode apresentar antinomias reais, oportunidade em que será necessário o magistrado valer-se dos métodos de integração do direito. Isso porque o juiz não pode esquivar-se do julgamento sob a escusa de omissão legislativa em vista do princípio da indeclinabilidade ou vedação ao non liquet, conforme o disposto no art. 140 do NCPC.

  • Gab E

    Erro da letra D, é o domicílio do falecido e não o país em que ele faleceu.

  • A LINDB funda-se na Lei do Domicílio . São por ela regidas: as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família (art.7º); as regras quanto aos bens móveis trazidos ou destinados ao transporte para outro lugar (art. 8º § 1); sucessões (art.10) e a competência da autoridade judiciaria (art.12). 

  • No que se refere ao que dispõe a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, assinale a opção correta:

    a) Em razão da aplicação do princípio da justiça universal, as sentenças proferidas no estrangeiro terão eficácia no Brasil ainda quando ofenderem os bons costumes.

    FALSO

    ===============================

    ◙ Leis, atos e sentenças de outro país, bem como quais declarações de vontade, não terão eficácia no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes; a fundamentação encontra-se no art. 17 da LindB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro):

    Art. 17. As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade não terão eficácia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes.

    ◙ As sentenças estrangeiras não terão eficácia no Brasil quando ofenderem os bons costumes, uma vez que o Brasil é SOBERANO;

    ===============================

    Fonte: (1) Valter Pilares, TEC; (2) Renata Lima, Direção Conc.;

  • A) Em razão da aplicação do princípio da justiça universal, as sentenças proferidas no estrangeiro terão eficácia no Brasil ainda quando ofenderem os bons costumes.

    Art. 17 da LINDB - NÃO PODE QUANDO OFENDER OS BONS COSTUMES.

    B) A proibição do non liquet não é dirigida ao juiz.

    A proibição do non liquet É dirigida ao juiz. Isso porque o juiz não pode esquivar-se do julgamento sob a escusa de omissão legislativa em vista do princípio da indeclinabilidade ou vedação ao non liquet, conforme o disposto no art. 140 do NCPC.

    C) A lei do país em que a pessoa tenha nascido determina as regras acerca do começo e do fim da personalidade.

    Art. 7 da LINDB - a lei do país em que a pessoa é DOMICILIADA e não a que tenha nascido.

    D) A sucessão por morte obedece à lei do país em que tenha falecido o de cujus.

    Art. obedece à lei do país em que o de cujus seja DOMICILIADO e não no país que tenha falecido.

    E) A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça.

    Correta - Letra da lei - Art. 13, LINDB.

  • Gabarito E - literalidade do art. 13, da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: “A prova dos fatos ocorridos em país estrangeiro rege-se pela lei que nele vigorar, quanto ao ônus e aos meios de produzir-se, não admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconheça”.