-
Assertiva plenamente correta conforme Delton Croce: Peritos são expertos em determinados assuntos, incumbidos por autoridades competentes de os esclarecerem num processo.
É todo técnico que, por sua especial aptidão, socitado por autoridades competentes, esclarece à Justiça ou à polícia acerca de fatos, pessoas ou coisas, a seu juízo, como início de prova. Dessa forma, aduz-se que todo profissional pode ser perito.
Perito médico é o que cuida de assuntos médicos, evidentemente, ele só pode ser médico.
Fonte: Delton e Croce, 8ªed., 2012, pag. 42
-
Mas há o odontólogo. Ele examina pessoas e não é médico!
-
Não concordo! Peritos Criminais, e Peritos Odontologistas também, assim como os peritos médicos, realizam perícias em pessoas; seja em local de crime (ferimentos no corpo da vítima, vestes, etc). Assim, ACREDITO, que a questão está incompleta, QUANDO descreve APENAS os peritos médicos-legistas como os ÚNICOS capazes de realizar perícia em pessoas. Aqui, levando-se, com consideração a resposta correta da questão.
-
Peritos são indivíduos especialistas em determinados ramos, que possuem competência e atribuição para figurarem em um processo.
Com relação ao perito médico-legista, consiste no indivíduo que realiza perícias médicas em cadáveres e também realiza perícia em indivíduos vivos (ex: exame de integridade física, lesão corporal).
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
-
São peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médicos-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional.
Baseando-se que existem esses 2 tipos de peritos, o questionamento da questão omite 1 deles, porém não deixa de estar correta
-
A confusão maior desta questão está no fato de não explicar se é em pessoa viva ou morta. Pois no caso de viva, o profissional não será o médico legista, mas sim o perito-médico. O médico-legista atua somente com cadáveres ou restos mortais.
-
O odontolegista simplesmente sumiu.
-
Simone , o médico legista faz exame em vivo também.Nós casos de estupro por exemplo.
-
Outros, assim como Delton Croce, classificam o "Perito de natureza criminal" em: Perito Legista (atua em pessoas) ; Perito Odonto-legal (atua em pessoas), e Perito criminal, atua em coisas, podendo ser relacionado a pessoas, que auxiliam na elaboração do fato delituoso.
A CESPE, como sempre, foi atécnica e incompetente.
-
Denomina-se perito o técnico especializado na realização de exames em vestígios materiais relacionados à ocorrência de fato delituoso; no caso de exame a ser realizado em pessoas, o perito indicado é o médico-legista.
Correto, cada um com sua especialidade!!
A saga continua...
Deus!
-
essa questão foi cancelada? porque ela está mal formulada...
-
"Morte na praia é afogamento.
Mas senhor, no corpo tinha uma perfuração!
Você é legista por acaso?!" - Tropa de Elite.
-
"exame a ser realizado em pessoas, o perito indicado é o médico-legista, pois nem sempre será necessária a atuação do Perito Odonto-legal.
Logo a questão estar certa. A questão não exclui o perito odonto, ou vocês acham que se analisa os dentes de todos os cadáveres?
-
(C)
PERITO MÉDICO LEGISTA: é o responsável pela realização das seguintes perícias: necroscópicas, exumações, lesões corporais, exame clínico de embriaguez, conjunção carnal, atentado violento ao pudor etc.
PERITO CRIMINAL: é o responsável pela realização das seguintes perícias: local de crime contra a pessoa, local de incêndio, local de explosão, local de desmoronamento, local de acidente de trabalho, local de acidente de trânsito, local de danos à propriedade, local de arrombamento, papiloscópicos, grafotécnicos, contábeis, balística, toxicológicos, biológicos, avaliações, etc.
(PC-CE-DELEGADO)Perícia é o exame determinado por autoridade policial ou judiciária com a finalidade de elucidar fato, estado ou situação no interesse da investigação e da justiça.(C)
-
o odonto-legista tambem atua em pessoas; não apenas o médico-legista. Gabarito errado.
-
"Denomina-se perito o técnico especializado na realização de exames em vestígios materiais relacionados à ocorrência de fato delituoso." A meu ver, perito não pode ser considerado aquele que apenas examina fato delituoso. Houve restrição, o que, no meu entender, deixa o item errado.