-
A rigidez cadavérica de fato pode se instalar mais rápido em casos onde a vitima lutou ou correu "ante mortem", mas esse fenômeno também ocorre naturalmente - fenômeno cadavérico consecutivo ou mediato.
A Rigidez Cadavérica resulta da suspensão de O2 nas células e consequente acumulo de ácido lático. Começa entre 1 e 2 horas pós mortem e tem sentido crânio-caudal. O fenômeno desaparece após 24 horas (aproximadamente) e é influenciado por vários fatores (idade, obesidade etc.).
Bons estudos! Espero ter ajudado.
-
O ideal p/ assertiva esta correta, seria mensurar possíveis lesões nos braços, antebraços e até nas pernas, são denominadas de lesões de defesas.
-
"Lutou intensamente antes de morrer" Entregou a questão!
-
A rigidez cadavérica é um fenômeno tardio/consecutivo dos sinais de probabilidade da morte (abióticos), que consiste no endurecimento muscular, sendo identificado a acidificação dos músculos e falta de oxigênio.
Por outro lado, as feridas incisas assentadas no bordo cubital do antebraço, na mão e em sua face palmar, nos dedos ou, mesmo, no dorso do pé, são características de lesões de defesa.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
Se ela ta sorrindo é pq tava feliz né, daaaaaaaaaaa... kkkk
-
GABARITO: ERRADO
A rigidez, contratura muscular, tem início na cabeça, uma hora após a parada cardíaca, progredindo para o pescoço, tronco e extremidades, ou seja, de cima para baixo (da cabeça para os pés).
O relaxamento se faz no mesmo sentido. Tal observação é denominada Lei de Nysten Sommer. O tempo de evolução é variável, mas sugere-se que se inicia entre 1-2 horas e seu ponto máximo é cerca
de 8h a 12h.
Alfacon
-
Foco, Força e Fé
CUIDADO: ALGIDEZ É ALGOR MORTIS (RESFRIAMENTO CADAVÉRICO).
RIGIDEZ (RIGOR MORTIS) QUE É contratura muscular, tem início na cabeça, uma hora (INICIA DE 1 A 2 HORAS) após a parada cardíaca (MORTE), progredindo para o pescoço, tronco e extremidades, ou seja, de cima para baixo (da cabeça para os pés), EM REGRA.
-
SOBRE O TEMA, SÃO 3 FENÔMENOS... para evitar a confusão:
- RIGOR mortis/RIGIDEZ cadavérica: aumento do teor ácido lático nos músculos e consequente coagulação da miosina, que resulta em endurecimento muscular. Começa na musculatura da mandíbula, em seguida nos músculos do pescoço, tórax, membros superiores, abdome e membros inferiores (e DESAPARECE na MESMA ORDEM).
INICIA com 2h. 5/8 GENERALIZA, vai até 24h; desaparecendo com o início da PUTREFAÇÃO.
- OBS: ESPASMO CADAVÉRICO/RIGIDEZ CADAVÉRICA CATALÉPTICA/ESTUÁRIA: tipo de rigidez cadavérica instantânea que ocorre logo após a morte e PRECEDE A RIGIDEZ COMUM, podendo ser confundido com ela. Ele pode aparecer em vítima de violência e morte súbita. É a manutenção da última contração muscular em vida, até a instalação da rigidez.
OBS: NÃO CONFUNDIOR COM A HIGIDEZ CADAVÉRICA
- OBS: CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL, posição de lutador do cadáver, por conta da expansão dos gases (Fase GASOSA/ENFISEMATOSA: 9 a 12h, surgimento dos gases de putrefação, formando flictenas na epiderme, contendo líquido hemoglobínico), geralmente entre 36 a 48h após a morte, ou seja, de 3 a 5 dias.
-
Rigor mortis ou Rigidez cadavérica
- A rigidez começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h, seguindo a mesma ordem como se propagou.
- Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço (1-2h), seguindo-se dos membros superiores (2-4h), do tronco (4-6h) e, finalmente, dos membros inferiores (6-8h)
- a rigidez passa por três fases: período de instalação, período de estabilização e período de dissolução.
- A rigidez é decorrente da supressão do oxigênio celular, impedindo a formação de ATP, com acúmulo de ácido lático;
- ATP: necessário tanto p/ contrair quanto p/ relaxar o músculo;
- A rigidez cadavérica varia de acordo com a idade, a constituição individual e a causa da morte.
- Na variação do tempo da rigidez cadavérica deve-se observar a idade, massa muscular, estrutura corporal.
- A Rigidez pode se instalar mais rápido em vítimas que se movimentaram muito antes de morrer (luta corporal, resistência ao afogamento, correndo do assassino). Isso é explicado por conta do ATP e o acúmulo do ácido lático