SóProvas


ID
967621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos poderes da administração, julgue o item subsequente.

A relação de subordinação administrativa decorre do poder hierárquico, segundo o qual o superior deve rever os atos do subordinado, anulando-os quando ilegais ou revogando-os, por meio de ofício ou de recurso hierárquico, quando inconvenientes ou inoportunos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    De acordo com Hely Lopes Meirelles1, poder hierárquico é o "de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus
    órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de
    pessoal".
    Exemplos de manifestação do poder hierárquicos:
    • edição de atos normativos com efeitos apenas internos disciplinando a atuação dos órgãos subordinados (atenção,
    pois esses atos não se confundem com os regulamentos, uma vez que não obrigam estranhos à Administração Pública, mas apenas
    produzem efeitos internos);
    • dar ordens aos subordinados (só pode dar ordem quem está numa posição hierarquicamente superior);
    • poder de fiscalização das atividades desempenhadas pelos órgãos e agentes subordinados;
    • exercício da autotutela (poder de revisão), de ofício ou mediante provocação, por meio do controle dos atos praticados pelos órgãos
    inferiores, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes e/ou inoportunos.

    • aplicação de sanções nos casos de infrações funcionais (disciplinares);
    • avocação e delegação de competências;
    • exoneração de servidores (muito cuidado aqui, pois exoneração não é punição, mas sim ato decorrente de hierarquia).
    www.pontodosconcursos.com.br/cursosaulademo.asp?tr=3156&in...0


    Fontepo f
  • Convém mencionar, a titulo de complementação do supracomentado, que na ANULAÇÃO ocorre sempre uma análise de legalidade, o ato a ser anulado já veio eivado de vício desde a sua feitura. Diferente do que ocorre na CADUCIDADE e CASSAÇÃO, que são casos de ilegalidade por superveniente, por atividade legislativa e por ato do beneficiário respectivamente.

    A REVOGAÇÃO, por sua monta, é a retirada do ato por análise de mérito.
  • Houve prejuízo do julgamento objetivo do item, pois, onde se lê “por meio de ofício” deveria ler se “de ofício”. Dessa forma, opta se pela anulação do item.

    CESPE
  • Pra questão não ter sido anulada, deveria assim ser reescrita.

    A relação de subordinação administrativa decorre do poder hierárquico, segundo o qual o superior deve rever os atos do subordinado, anulando-os quando ilegais ou revogando-os, de ofício ou por meio de recurso hierárquico, quando inconvenientes ou inoportunos.

     

  • - Recurso hierárquico: é o pedido de revisão da decisão feita à autoridade superior à que decidiu. Aqui, o superior hierárquico analisará a manifestação da autoridade anterior e decidirá se mantém, reforma, revoga ou anula a decisão. O recurso hierárquico pode ser próprio ou impróprio.

    Professor Luciano Oliveira – Ponto dos Concursos.

  • A relação de subordinação administrativa decorre do poder hierárquico, segundo o qual o superior deve rever os atos do subordinado, anulando-os quando ilegais ou revogando-os, por meio de ofício ou de recurso hierárquico, quando inconvenientes ou inoportunos.

    VERDADEIRO. [ QUESTÃO ANULADA ]

    1. O poder hierárquico permite a revisão dos atos dos subordinados para anulá-los quando ilegais, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade.

    Herbert Almeida / Estratégia