SóProvas


ID
968002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Acerca da função da perícia no processo judicial,bem como seus campos de conhecimento, julgue os itens a seguir.

Um possível objeto da prova pericial é o fato alegado na inicial,que carece de exame técnico/científico para constatação.

Alternativas
Comentários
  • prova pericial é prova do juiz e só tem pertinência quando são necessários conhecimentos técnicos para elucidar fatos controvertidos. Segunda essa lógica o art. 420, § único aponta que: "O juiz indeferirá a perícia quando: - a prova do fato não depender do conhecimento especial de técnico;".

    Assim, a contrario sensu, se há a necessidade de exame técnico/científico, a prova pericial é necessária para corroborar o fato alegado na inicial.

    Questão CORRETA
  • A prova pericial deve ser utilizada quando a demonstração do fato (QUAL FATO? O FATO ALEGADO NA INICIAL) exigir conhecimentos técnicos específicos. Esses conhecimentos são aplicados por um perito, especialista na matéria, que, ao final de sua análise, deve indicar ao juiz o resultado da prova. A atividade desenvolvida pelo perito é denominada “perícia". O perito substitui, pois, o juiz, naquelas atividades de inspeção que exijam o conhecimento de um profissional especializado. Mas essa substitutividade se limita à verificação, análise, apreciação da fonte de prova, e pronto. O perito não se coloca no lugar do juiz na atividade de avaliação da prova.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Certo