Considere as seguintes assertivas sobre a prova pericial:
I. Nomeado o perito pelo Juiz será fixado de imediato prazo para entrega do laudo, incumbindo às partes, dentro de 5 dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito, indicar assistente técnico e apresentar quesitos.
II. O Juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem sobre as questões de fato pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.
III. Os assistentes técnicos são de confiança da parte, sujeitos a impedimento ou suspeição.
IV. Apresentado o laudo e intimadas as partes, os assistentes técnicos das partes oferecerão seus pareceres no prazo comum de vinte dias.
De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que se afirma APENAS em
No procedimento comum ordinário, considere as seguintes afirmações:
I. Considera-se inconstitucional a coisa julgada prolatada contra a Fazenda Pública, quando fundada em lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, seja no controle difuso ou abstrato de constitucionalidade, desde que formada após a entrada em vigor da MP no 2.180-35, ou seja 24/08/2001.
II. Considera-se como termo inicial do prazo para a contestação, a data da juntada aos autos do aviso de recebimento da correspondência a que alude o art. 229 do CPC, comunicando ao réu que a sua citação nos autos foi feita por hora certa.
III. A parte que se recusa a se submeter ou que impede a produção de prova pericial não pode pleitear posteriormente, no curso do processo ou em fase de recurso, a conversão do julgamento em diligência para a realização daquela mesma prova a que se negou anteriormente.
IV. Os documentos digitalizados juntados em processo eletrônico estarão disponíveis para acesso por meio da rede externa a qualquer interessado, respeitado o disposto em lei para as situações de sigilo e de segredo de justiça.
V. Quando o incidente de falsidade documental é apresentado pelo autor, fundamentado em falsidade da sua assinatura aposta em escritura pública de compra e venda de imóvel juntada aos autos pelo réu, o ônus da prova caberá a este último.
A respeito de perícia, planejamento e aplicação de perícia em fases processuais, julgue os próximos itens.
Perícia é o meio de prova destinado ao exame, à vistoria ou à avaliação de determinados fatos, que só podem ser realizados por quem possua conhecimentos específicos.
No que se refere a exame, vistoria e avaliação, julgue os itens seguintes.
Vistoria é a inspeção realizada por perito para cientificar-se da existência de fato ou circunstância que interesse à solução do litígio, tendo por objeto, por exemplo, coisas móveis, semoventes e documentos em geral.
Com relação ao perito oficial, aos assistentes técnicos e quesitos formulados, julgue os itens subsequentes.
Um dos requisitos para a escolha dos peritos oficiais é a comprovação de especialidade na matéria mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos.
Com relação ao perito oficial, aos assistentes técnicos e quesitos formulados, julgue os itens subsequentes.
Tratando-se de perícia complexa, a indicação de outros peritos para atuar na demanda pode ser realizada por perito já escolhido, pelo juiz, para a causa.
Acerca das consequências e da requisição do trabalho pericial e da estrutura do laudo pericial, julgue os próximos itens.
O perito, por motivo legítimo, pode escusar-se da tarefa que lhe foi atribuída, desde que o faça antes do despacho que determina o início dos trabalhos periciais.
Acerca das consequências e da requisição do trabalho pericial e da estrutura do laudo pericial, julgue os próximos itens.
O perito que descumprir o prazo para entrega do laudo pericial sem motivo legítimo poderá ser substituído pelo juiz, que comunicará a ocorrência à corporação profissional da qual o perito faça parte para as devidas sanções administrativas, bem como poderá impor multa ao perito.
Segundo previsão expressa do Código de Processo Civil, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito. Concernente ao perito assinale a alternativa correta.
No que diz respeito aos atos judiciais, julgue o item que se segue.
Considere que o autor de determinada ação judicial tenha requerido a produção de prova pericial e que o magistrado tenha indeferido o pedido. Nessa situação, o ato do magistrado configura uma decisão interlocutória e não um despacho.
Em uma perícia para obter um valor contábil da empresa, se o perito identificar que a contabilidade não está sendo realizada de acordo comos princípios contábeis, ele deverá:
I. A confissão extrajudicial contida em testamento terá a mesma eficácia probatória da judicial.
II. O juiz não poderá ordenar de ofício a inquirição de testemunhas referidas nos depoimentos de testemunhas arroladas pelas partes.
III. O juiz poderá dispensar a prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem sobre as questões de fato pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.
Em determinada comarca no Brasil, tramita ação cível apresentada por um fazendeiro que disputa com seu vizinho o local onde deve ficar a linha demarcatória de suas propriedades rurais. Os dois fazendeiros possuem cópias de documentos antigos como provas de suas alegações. Nessa situação hipotética,
o juiz poderá determinar que seja feita perícia para a verificação da autenticidade dos documentos apresentados pelas partes, devendo a sua opinião sobre esses documentos ficar restrita à conclusão do laudo pericial.
Em determinada comarca no Brasil, tramita ação cível apresentada por um fazendeiro que disputa com seu vizinho o local onde deve ficar a linha demarcatória de suas propriedades rurais. Os dois fazendeiros possuem cópias de documentos antigos como provas de suas alegações. Nessa situação hipotética,
será desnecessária a perícia por agrimensor caso o juiz conheça bem o terreno em disputa pelos fazendeiros, o que tornará a resolução mais célere e menos dispendiosa ao conflito.
Acerca dos peritos e dos assistentes técnicos, julgue o item que se segue.
Perito e assistente se distinguem pelos interesses que defendem em juízo: o perito deve ser neutro e tem por objeto esclarecer o juízo, ao passo que o assistente é auxiliar da parte, que age para garantir o amplo contraditório.
Acerca dos peritos e dos assistentes técnicos, julgue o item que se segue.
As partes podem arguir o impedimento ou suspeição do perito e levantar dúvidas sobre seus conhecimentos técnicos e especializados ou aptidões para a realização da perícia. Os assistentes não estão sujeitos a essas arguições.
Acerca dos peritos e dos assistentes técnicos, julgue o item que se segue.
Considere que, em uma pequena cidade do interior do país, o juiz da comarca esteja atuando em uma ação que requer laudo pericial sobre as consequências da exploração de minério em determinada área. Considere, ainda, que não haja na cidade nem nas localidades próximas profissional competente que possa realizar a perícia necessária. Nessa situação, o juiz deve comunicar o fato às partes, para que elas indiquem profissionais capazes de fazê-lo e arquem com as custas daí resultantes em proporção igual.
Acerca da prova e do laudo pericial, julgue o próximo item.
Em sentido subjetivo, é correto definir a prova como a convicção produzida pelos meios probatórios na mente do juiz, que é a quem a atividade probatória se dirige. Nesse sentido, entende-se por meios probatórios aqueles instrumentos utilizados por cada parte para demonstrar a veracidade dos fatos que alega em juízo.
Acerca da prova e do laudo pericial, julgue o próximo item.
O perito que elabora um laudo pericial, apresentando-o dentro do prazo estipulado pelo juiz, fica impedido de ser convocado por qualquer das partes para testemunhar na mesma ação.
Sr. Z é engenheiro e, por decisão judicial, vem a ser nomeado
perito judicial em processo proposto por Sr. X
em face de Sr. Y. Ao compulsar os autos judiciais, Sr. Z
verifica que o réu é seu irmão e, por força dessa circunstância,
apresenta recusa, por escrito, dirigida ao Juiz responsável
pelo processo.
No que se refere à perícia médica, julgue o item subsequente.
O perito nomeado em um processo civil poderá delegar suas
funções a outro profissional, desde que este profissional possua
conhecimento específico a respeito do caso em análise.
Com base no Código de Processo Penal (CPP) e no Código de Processo Civil (CPC), julgue o próximo item, referente a perícia e meios de prova.
Conforme o CPC, a função da perícia judicial é fornecer ao juiz que atua no processo elementos de convicção sobre fatos que dependem de conhecimento técnico ou científico.
Com base no CPC, julgue o item seguinte, relativo a perícia.
É facultado ao perito instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e quaisquer outras peças que julgar necessário, devendo apresentá-lo em cartório no prazo fixado pelo juiz, pelo menos vinte dias antes da audiência de instrução e julgamento.
Com base no CPC, julgue o item seguinte, relativo a perícia.
Na petição inicial, o autor poderá requerer perícia, desde que formule os respectivos quesitos. Não obtida a conciliação, o réu terá o prazo de dez dias para, caso seja conveniente, formular os seus próprios quesitos e requerer perícia.
Com base no CPC, julgue o item seguinte, relativo a perícia.
Compete à autoridade judiciária indeferir, quando da produção de prova pericial, quesitos impertinentes, não relacionados ao objeto de discussão da demanda.
Com base no CPC, julgue o item seguinte, relativo a perícia.
Os peritos devem ser selecionados entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente, sendo o juiz livre para indicar os peritos, entre quaisquer cidadãos, nas localidades onde não houver pessoas qualificadas.
De acordo com a Lei n° 5.869/73, Código de Processo Civil,
aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição aos juizes
de todos os Tribunais. Assinale a opção em que NÃO se
aplicam os motivos de impedimento e suspeição.
Manoel mantém relação de união estável com Carolina.
Após passarem por dificuldades financeiras, os dois
resolvem romper a união, partilhando os poucos bens
amealhados no curso dos cinco anos de convivência.
Após o término do relacionamento, Carolina descobre que
está grávida. Após os exames de praxe, ela comunica o
fato ao seu ex-companheiro e pede que ele reconheça a
criança como seu filho, fruto da união que mantiveram.
Manoel nega o pedido, contudo, alegando que não mais
teria mantido relações intimas com sua ex-companheira.
Proposta a ação cabível, já nascido o menino, registrado
com o nome de Manoel Filho, são determinadas as
provas cabíveis, entre as quais o exame de sangue e o
exame genético, requisitados por médico nomeado pelo
Juiz para analisar o tema.
Nos termos da legislação processual, trata-se de prova
Dispõe o Código de Processo Civil que, quando a prova do
fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz
será assistido por perito. Sobre o tema, é correto afirmar que:
De acordo com o Código de Processo Civil, no caso de perícia, o perito apresentará o laudo em cartório, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento. Já os assistentes técnicos oferecerão seus pareceres
No que se refere à petição inicial e ao procedimento, julgue o item que se segue.
As provas testemunhal e pericial deverão ser requeridas
pelas partes quando, finda a fase petitória, o juiz designar
data para audiência de instrução e julgamento.
Considere as assertivas a respeito da prova pericial:
I. Quando a natureza do fato o permitir, a perícia
poderá consistir apenas na inquirição pelo juiz do
perito e dos assistentes, por ocasião da audiência
de instrução e julgamento a respeito das coisas que
houverem informalmente examinado ou avaliado.
II. O juiz poderá dispensar a prova pericial quando as
partes, na inicial e na contestação, apresentarem
sobre as questões de fato pareceres técnicos ou
documentos elucidativos que considerar suficientes.
III. Quando a matéria não lhe parecer suficientemente
esclarecida, o juiz pode determinar a realização de
nova perícia, que substituirá a primeira.
Um paciente procurou o Conselho Regional de
Odontologia de Roraima (CRO-RR) para denunciar um
profissional e, paralelamente, moveu uma ação de indenização e
representou criminalmente.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.
Em um processo de indenização, uma eventual perícia
deverá, obrigatoriamente, ter a participação de um perito e
de assistentes técnicos.
Em uma situação em que o Juiz venha nomear um perito
oficial de sua confiança, para que o mesmo elabore o laudo
oficial e sendo franqueado às partes no processo indicarem
cada qual o seu assistente técnico, poderá, caso queira, após
o deferimento pelo juiz de sua indicação, o assistente:
A perícia em matéria contábil, administrativa ou econômica,
sendo realizada por um perito oficial designado por um juiz,
será consubstanciada no laudo pericial judicial.
Considerando um caso de especializado que envolva cálculo
judicial, em que uma das partes ou ambas as partes
litigantes no processo não concordem no todo ou em parte
com o laudo oficial, é correto afirmar que:
A especialização em matéria de perícia judicial como meio
de prova na instrução de processo trabalhista, fazendo uso
do Código de Processo Civil e das resoluções pertinentes à
boa prática da profissão regulamentada, aplicada a tal
evento, considera que, para o desempenho da função
pericial, pode o perito oficial, assim como os assistentes
técnicos, utilizarem-se de todos os meios idôneos
necessários para a concretização de seu trabalho,
excetuando-se apenas o seguinte: