SóProvas


ID
969802
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A dinâmica política, econômica e social após a sanção da Lei Orçamentária, de forma recorrente,faz com que ocorram alterações na previsão de receitas e na fixação de despesas. Inicialmente, esta percepção se verifica de forma gerencial,podendo ocorrer, em um próximo momento, uma reestimativa da Receita.Essa nova estimativa poderá ser influenciada por diversos motivos, entre eles:

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi o gabarito proposto. Imagino que a estimativa poderá ser realizada de diversas formas, só que a assertiva não deixa se é de forma benéfica ou de forma nociva aos cofres públicos.

  • Após a sanção da lei orçamentária, usualmente ocorrem alterações na previsão de receitas e na fixação de despesas. A Reestimativa da Receita, para fins gerenciais, ocorrerá, no mínimo, bimestralmente, para subsidiar a verificação descrita no art. 9o da LRF e antes da autorização, por lei, para a abertura de créditos adicionais suplementares e especiais, de modo a indicar os recursos correspondentes. Assim, a Reestimativa da Receita poderá ser influenciada por:

     • excesso de arrecadação, o qual corresponde ao saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista, considerando-se a tendência do exercício, e a realizada; 

    • frustração de arrecadação, a qual corresponde ao saldo negativo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista, considerando-se a tendência do exercício, e a realizada;

     • autorização, por lei, de novas operações de crédito não previstas na elaboração da LOA; 

    • acréscimos ou reduções no detalhamento das respectivas classificações, em função de remanejamentos efetuados; 

    • cancelamento, pelo respectivo Poder Legislativo, de autorização orçamentária de receita para cobrança no exercício.

    http://www.fazenda.mg.gov.br/governo/contadoria_geral/legislacao/tipolegisl/Volume01.pdf