SóProvas


ID
969865
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Manual de ContabilidadeAplicada ao Setor Público – parte V, publica os conceitos e as estruturas dos demonstrativos da contabilidade pública. No que se refere aos conceitos e a estrutura do Balanço Financeiro, apresentados pelo referido manual, verifica-se que:


Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - ERRADA - A conta Transferências Financeiras Recebidas é um item à parte no Balanço Financeiro. Vejamos:

    "Refletem as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta e indireta. Podem ser orçamentárias ou extraorçamentárias. Aquelas efetuadas em cumprimento à execução do Orçamento são as cotas, repasses e sub-repasses. Aquelas que não se relacionam com o Orçamento em geral decorrem da transferência de recursos relativos aos restos a pagar. Esses valores, quando observados os demonstrativos consolidados, são compensados pelas transferências financeiras concedidas".


    Alternativa B - ERRADA . O Balanço Financeiro demonstra o saldo em espécie do exercicio anterior e para o exercício seguinte.


    Alternativa C - ERRADA - Refinanciamentos são contas do Balanço Orçamentária e não do Balanço Financeiro, e constarão em separado no Balanço Orçamentário.


    Alternativa D - ERRADA - Deduções da Receita Orçamentária é subconta da Receita Orçamentária! E não da Despesa Orçamentária!


    Alternativa E - CORRETA :O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando: 

    a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas; 

    b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários; 

    c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e 

    d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte.


    Fonte: MCASP, 6ª edição