SóProvas


ID
970534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para compor uma correspondência oficial.

Ratificamos que o aumento do número de funcionários neste órgão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2012. Colocamo-nos contra as manifestações que vão de encontro a essa ideia e informamos que haverá abertura de vagas por meio de concurso público.

Alternativas
Comentários
  • De encontro  - contra.
    Ao encontro - a favor

  • "colocamo-nos contra"...

    Não tem impessoalidade aí. não concordei com o gabarito.

  • Concordo com o colega....

    Colocamo-nos não é uma impressão pessoal e portanto existe um erro nesse trecho?

  • DISCORDO DO GABARITO (questão está correta).

    "Colocamo-nos contra", do meu ponto de vista, seria o mesmo que "somos contra". Se você diz que é contra algo, está demonstrando sua opinião.

    QUESTÃO ORIGINAL:

    Ratificamos que o aumento do número de funcionários neste órgão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2012. Colocamo-nos contra as manifestações que vão de encontro a essa ideia e informamos que haverá abertura de vagas por meio de concurso público


    QUESTÃO RETIFICADA (suprimindo a pessoalidade):

    Ratificamos que o aumento do número de funcionários neste órgão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2012. As manifestações vão de encontro a essa ideia e informamos que haverá abertura de vagas por meio de concurso público


    Sinceramente, tem questões que os caras elaboram e sequer têm embasamento para fundamentá-las. Não estou me referindo necessariamente a essa questão, mas a diversas outras, no qual nos deparamos. Parece que existe doutrina no CESPE, cada examinador pensa de um jeito.

  • "Colocamo-nos contra as manifestações..." 

    A impessoalidade não fora respeitada neste trecho, na minha opinião, gabarito errado

  • olá pessoal, essa questão é complicada. mas acho que está certa. primeiro temos a palavra RATIFICAMOS e depois COLOCAMO-NOS isso mostra que quem está falando é um grupo de pessoas, ou seja, uma comissão e assa comissão fala em nome do serviço público. acho que se fosse somente um funcionário dizendo: SOU CONTRA as manifestações ai sim teríamos problema com a impessoalidade. 

  • Vi em uma outra questão que o "Colocamo-nos" tornaria a questão errada e nessa não contém erro... Aff!!!

    Como entender essa banca???