SóProvas


ID
970966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a administração e gestão de pessoas nas organizações.

As organizações modernas têm buscado valer-se da diversidade cultural, uma vez que, no passado, as reais contribuições das diferentes características humanas, sociais e culturais para o desempenho organizacional foram negligenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cox (1994), “Diversidade cultural é a representação, num sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais e significações culturais distintas.” Para esse autor, as diferenças de identidade individuais físicas e culturais interagem com um complexo conjunto de fatores individuais, grupais e organizacionais para definir o impacto da diversidade nos resultados individual e organizacional.
    Diz ainda o autor que a expressão “identidades sociais e culturais” refere-se às ligações pessoais com grupos que, conforme pesquisas feitas, têm influência significativa nas principais significativa nas principais experiên   cias de vida dos indivíduos. 
    Segundo Cox (1991), as organizações estão-se tornando cada vez mais diversas em termos de gênero, raça, etnia e nacionalidades. Essa diversidade traz substanciais benefícios potenciais como uma melhor tomada de decisão, maior criatividade e inovação, e ações de marketing mais bem sucedidas para os diferentes tipos de clientes. Mas o aumento dessas diferenças culturais dentro da força de trabalho também traz custos potenciais no aumento de turnover, conflitos interpessoais e problemas de comunicação.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABCWAAB/revista-administracao-diversidade-cultural
     

     


            

       

     

     

     

       


     

  • Atenção!!!!!!1

    Resposta: CERTO

    Atualmente o mercado de trabalho é global e complementar. Profissionais especializados de Cuba estão vindo para cá, assim como brasileiros foram para os EUA como mão de obra. Essa diversidade auxilia na tomada de decisão mais sistêmica.
  • Gabarito estranho...

    Não vejo erro na questão, pois é exatamente o que vem demonstrando a política pública com as cotas, uma forma de fazer exatamente o que a questão fala.

  • Não entendi a parte que diz que no passado, as contribuições foram negligenciadas???

    Alguém pode me ajudar?

    bons estudos

  • No passado foi negligenciado, onde diz isso? E as organizações usam a diversidade cultural porque foi algo negligenciado no passado? Péssima essa afirmação, totalmente nada a ver.

  • A meu ver, a própria questão já explica o trecho em que fala que as diversas culturas foram negligenciadas. Ou seja, antigamente as organizações eram mais individualistas, fechadas para o ambiente e para as pessoas. Os indivíduos apenas executavam o que a alta administração determinava. 
    Hoje, as organizações estão mais aberta e flexíveis  em relação ao ambiente em que está inserida, bem como em relação as pessoas. E para que ela consiga atingir seus objetivos todos participam, e a variedade de cultura e informações podem contribuir e muito...

    As próprias Teorias Administrativas explicam isso... O modo de pensar das organizações vêm mudando...Com isso todos ganham, seja a organização, seja as pessoas.
  • Gabarito: Correto. 

    Antigamente o departamento de recursos humanos não levava em consideração  a diversidade das pessoas para a manutenção da cultura organizacional que de certo tinha um caráter mais homogemeo. Atualmente, a valorização da diversidade é sim um dos elementos que mais contribuem para a perpertuação da cultura organizacional. 

  • POSTURA GEOCÊNTRICA: Empresas com essa postura não ignoram a influência das diferenças culturais sobre os estilos de gestão. Desse modo, existem um "meio-termo". Elas costumam manter seus principios e valores básicos, mas também buscam adaptar-se às diferenças nacionais. 

    Fonte : Rodrigo Rennó..

     

    Sobre a duvida de alguns colegas sobre as contribuições no passado serem negligenciadas, está correto pois antigamente as empresas não levavam em consideração essas diferenças culturais. Por exemplo: Um empresa dos EUA que abria uma sede aqui no Brasil e não levava em consideração as nossas diferenças culturais. Essa postura é chamada de POSTURA ETNOCÊNTRICA ( empresas com essa postura creditam que o modo como ela trabalha em seu país de origem, é superior aos demais. Com isso, ela adota geralmente uma postura que ignora ou revela as diferenças culturais. Atualmente as empresas estão tendo a POSTURA GEOCÊNTRICA.

     

    GABARITO CERTO.

  • tipo da questão que vai na sorte, negligenciado é puxado demais forçar isso ai..cespe é foda, tu pode saber a materia, mas tem que fazer curso pro cespe especificamente...absurdo,sempre vai ter o fator sorte

  • As organizações, atualmente, estão inseridas em um contexto bem diferente daquele que se tinha no passado, em que as pessoas faziam parte de um grupo heterogêneo, sob diversos aspectos. A administração possuía uma cultura que não permitia a manifestação de diferenças individuais, ou seja, os trabalhadores assumiam a identidade das organizações em detrimento da identidade individual.

     

     

    No entanto, com a evolução dos diversos sistemas que regem o ambiente organizacional, as atividades combinadas estimulam, facilitam, sustentam e expandem a globalização.

     

    As empresas buscam novos produtos e mercados, distribuem ideias a respeito da criação de riquezas, favorecendo ideologias sobre a diversidade cultural.

     

    A diversidade cultural é definida como um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social.

     

    by neto..

  • a escola de relaçoes humanas nao negligenciava caracteristicas humanas e sociais...

  • Essa deixaria em branco

  • acertei, mas nao marcaria em prova

  • Questão soou genérica, mas faz sentido, no geral, sendo possível lembrar da melhoria setor de Gestão de Pessoas. Antes era mais mecanicista, focava menos no no recurso humano..., ocorrendo, inclusive, a mudança de RH para GP.