SóProvas


ID
970972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a administração e gestão de pessoas nas organizações.

Na reciprocidade entre pessoas e organizações, a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, o que facilita a atuação da liderança em busca dos resultados organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Leplat e Cuny (1977) definem condições de trabalho como um conjunto de fatores capazes de determinar o comportamento do trabalhador, os quais são constituídos pelas exigências impostas ao trabalhador com relação a condições de execução (meios técnicos utilizáveis, ambientes físicos, regulamentos a observar) e critérios de avaliação (tolerâncias).
    http://www.deps.ufsc.br/disserta99/santos/cap2.htm

    Qualidade de vida no trabalho vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as empresas, devido a ligação que existe entre condições adequadas para realização de um trabalho e produtividade, ou seja, se a empresa não oferecer boas condições certamente terá funcionários desmotivados, e como conseqüência não conseguirá atingir os objetivos por ela definidos, baixando a produtividade.
    http://fortium.edu.br/blog/valeria_martins/files/2010/10/QVT2.pdf 
    http://fortium.edu.br/blog/valeria_martins/files/2010/10/QVT2.pdf
  • Segundo Chiavenato (2004), ninguém trabalha de graça. Dito de outra forma, as pessoas trabalham nas organizações com determinadas expectativas, bem como estão dispostas a trabalhar nessas organizações desde que sejam observadas as justas contrapartidas pelo seu esforço. Ou seja, ainda segundo Chiavenato (idem), desde que a organização dê ao trabalhador algum retorno pelo esforço empreendido, os trabalhadores estarão dispostos a se dedicar ao trabalho e às metas da organização. Na verdade, esta contrapartida é fruto de uma reciprocidade (256). A questão abordou o principio da reciprocidade e não os fatores motivacionais de  herzberg.
  • Errei pelo mesma teoria. Mas, pensando bem, o fato do indivíduo não está insatisfeito, pois o ambiente é um fator insatisfaciente, favorece a motivação do mesmo. Não gera e nem leva à motivação, mas favorece, É um obstáculo a menos.

  • Rir pra não chorar! 

  • só pra complementar: A questão diz que favorece e não que é um fator motivacional...
  • mas por mais que a questão tenha dito q favorece a motivação, segundo a teoria dos 2 fatores, de herzberg, a motivação é produto de 2 FATORES:


    HIGIÊNICO: relacionados às condições de trabalho, saluridade

    MOTIVACIONAIS: relacionados ao significado, identidade, variedade, realização, possibilidade de crescimento


    então as citadas "condições adequadas de trabalho" se enquadram no fator HIGIÊNICO. Mesmo se o examinador estivesse considerando, explicitamente, a teoria de Herzberg, a questão estaria correta

  • CORRETO.

    Interpretei "existência de condições adequadas de trabalho" como suporte organizacional.

    Andreia Ribas cita que a percepção do suporte organizacional é entendida como crenças globais desenvolvidas pelo empregado sobre a extensão em que a organização valoriza as suas contribuições e cuida do seu bem-estar. Isso resulta em comprometimento, satisfação no trabalho, além de desempenho e produtividade

    Ou seja, o suporte organizacional está atrelado à satisfação e motivação e ao desempenho.

    Competência + motivação + suporte organizacional = Desempenho 

  • pessoal o cespe é profissional em pegadinhas.a questão fala do principio da reciprocidade o qual diz que  a organização oferece incentivos para os participantes e, além disso, remunera-os, oferece segurança e status e cria condições para que eles trabalhem adequadamente. De forma recíproca, o participante responde com contribuições, seja trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado. A organização espera que o participante atenda às suas exigências e necessidades e, por seu turno, o empregado espera que a organização aja corretamente com ele e decida com justiça e igualdade.Daí subtende.  Se as organizaçoes oferecerem condiçoes adequada de trabalho isso favorece a motivação e o desempenho

  • Acertei a questão, mas essa é uma daquelas questões curingas do cespe que tem justificativa tanto para o certo quanto para o errado...

  • CORRETA!!

    A questão se refere à TEORIA DO EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL. De acordo com RODRIGO RENNÓ, o que a teoria do equilíbrio tenta mostrar é que todas as pessoas devem receber certos incentivos para que possam contribuir para o sucesso da instituição. Elas desejam receber salários, benefícios, pagamentos pelos seus serviços, dentre outros incentivos fornecidos pela empresa ou órgão público. Mas a organização também quer algo em troca, naturalmente. Ela precisa do trabalho, dos serviços prestados, do comprometimento, das ideias, dentre outras contribuições fornecidas pelos indivíduos ou grupos de pessoas com quem tem relação. Desta forma, as pessoas esperam receber incentivos da organização em troca das suas contribuições e o mesmo ocorre por parte da instituição. O equilíbrio ocorre quando esta relação de “troca” é vista como adequada!


    (CESPE – AGU – ADMINISTRADOR – 2010) O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas,
    quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados. C

    (CESPE – MPE-PI – TÉCNICO – 2012) O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais. C
  • CERTA

    -----------

    Questão sacana do CESPE. Pois se você analisar ela pela teoria dos dois fatores de Herzberg, ela vai está errada, pois condições adequadas de trabalho  estão entre os fatores Higiênicos, e que não geram satisfação, e sim, evitam a insatisfação.

    ------------

    Concordo com o colega André. Questão "Coringa" do CESPE. Ele tem justificativa tanto para o certo quanto para o errado.

  • Questão correta. A existência dos dois fatores citados pela questão, facilita à atuação da liderança.

  • Ê questãozinha ambígua... Se a banca quisesse teria mil motivos para justificar que reciprocidade entre empresa e empregado e condições de trabalho adequadas não seriam fatores motivacionais... 

  •  a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, - VOU TE CONTAR HEIN.

    FATORES HIGIENICOS MOTIVAM AGORA?

    mudaram a teoria e nem me falaram nada. as vezes da vontade de parar de estudar com questoes assim :/

  • A cespe sempre fazendo confusão... Olha essa questão:

    Q337436 CESPE - De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação. CERTA

  • Quando erro questão assim , nem perco meu tempo . 
  • Essas questões de gestão de pessoas funcionam como artifício para o CESPE eliminar candidatos. Estudar esse assunto não é garantia de acertos. Há muitas questões curinga.

  • Não respondam a questão utilizando como autor Herzberg e seus 2 fatores.

  • GAB: CERTO 

     

    Quando eu lia "... condições adequadas de trabalho favorece a motivação..."  já ia marcando errado por lembrar da teoria dos dois fatores de Hezberg !

     

    Errei essa questão algumas vezes.... Até entender que reciprocidade entre pessoas e organizações = TEORIA DO EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL.

    Portanto, se você for pensar em qualquer coisa fora dessa teoria, você erra a questão.

     

  • CORRETO

     

     

    Logo no início da assertiva, o Cespe faz um recorte falando sobre reciprocidade entre organização e pessoas. Esse foi um sinônimo que ele usou para se referir à teoria do equilíbrio organizacional. Portanto, a sentença deveria ser avaliada pelo viés dessa teoria, e não de outra. Para quem estudou o equilíbrio, isso fica claro já no começo.

     

    Segundo a teoria do equilíbrio organizacional, a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, o que facilita a atuação da liderança em busca dos resultados organizacionais

  • favorecer não significa que seja um fator motivacional, portanto está correta

  • Fatores higiênicos agora motivam? ah, vsf

  • Thiagão, cuidado!

    Conforme a Jordana, a Geovana  e o Philipe, em uma primeira análise quase marquei de acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg, porém, olhe o início, a questão é ampla e traz à tona o conceito de reciprocidade emtre empregado e empregador. Nesse contexto, segui-se-á a teoria do equilíbrio organizacional:

    Equilibrio organizacional: é toma lá, da cá. contribuo para o progresso da organização e ela contribui para o meu.


    GAB CERTO

  • Se pensar em Herzberg, erra. Tem que ter uma visão ampla pra responder todas as questões dessa matéria.

     

    Quando se nota, claramente, que a questão busca o conhecimento da teoria motivacional de Herzberg (ou qualquer outro teórico), responda como tal. Mas quando se nota um contexto maior, responda pelo macro.

     

    É assim que tenho feito e tenho tido mais acertos que erros. 

     

    Fica aí esse compartilhamento com os colegas.

  • Happy Gilmore  , você tem razão . Errei a questão por pensar na teoria de Herzberg . 

  • Aquela vontade de dar na cara da cespe...

  • E se eu pensar conforme Hezberg? 

    Poderia considerar errada, visto que condições de trabalho  não favorece a motovação, apenas evita a insatisfação, chega-se em um ponto neutro.

  • Pesei nisso, Priscila. A questão não apontou a teoria de Herzberg, então não deve ser usada como parâmetro.

    Acredito que esteja falando da Teoria do EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL, onde há reciprocidade. Relação entre estímulos e contribuições recebidas de maneira proporcional e satisfatório para ambos. Portanto, certa.

  • Típica questão que o examinador tem argumentos para considerar tanto errad, quanto certa, a depender de seu criterioso humor no dia. 

  • QUESTÃO DADA É QUESTÃO GANHADA !

  • Galera DICA DE OURO:  Também uso esse mesmo racicínio para ADM recursos materiais (pois é exatamente a mesma ladainha)

     

    Quando a questão não citar nenhuma teoria ou nenhum autor , imagine que o examinador está lendo uma revistinha no banheiro falando sobre Motivação. Agora imagine se essa frase faria sentido numa sinopse da reportagem falando sobre motivação.

     

    > Faz sentido não faz?  Imagina que você não conhece teoria nenhuma , você certamente afirmaria que as condições de trabalho impactam a motivação dos trabalhadores:  Pronto - questão resolvida.

     

    Outra questão para aplicar o mesmo raciocínio:

     

    Q577440 A motivação do ganho material, a motivação do reconhecimento social e a motivação interior da realização pessoal são três tipos de motivações consideradas eficazes para que o empregado se comprometa com o trabalho.

    > FOi dada CORRETO. Muita gente reclamando das mesmas coisas que li aqui , pois se considerássemos teoria X ou Y ou Z estaria errado (Segundo Hezberg ganho material não motivaria) . Mas é o mesmo pensamento - não faz sentido ler essa frase em uma revista enquanto você está no banheiro? kkkkkkkk

     

  • Mais uma na má-fé.

  • Boa joao, revista no banheiro, testarei

  • Mesmo considerando a teoria do equilibrio não faz sentido. Condições adequadas de trabalho não são uma contrapartida para o trabalhador.

  • Apenas um adendo: fatores extrínsecos não motiva aqui nem na China, só evita a desmotivação. 

  • Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Com relação ao conceito e às funções do profissional de recursos humanos, julgue os itens que seguem. 

    Em razão do aperfeiçoamento do desempenho humano e organizacional, as funções de pessoal intervêm sobre as capacidades e a motivação dos funcionários. ERRADA

    Qual é a diferença dessas 2 questões?

  • Desempenho = competência + motivação amparadas por um contexto favorável (ambiente).

    Todas as variáveis influenciam.

  • CERTO.

    Teoria do equilíbrio organizacional.

  • já percebi que se a banca não citar as teorias dos dois fatores de Herzberg pode-se afirmar que o ambiente organizacional influencia na motivação!