SóProvas


ID
971077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos agentes públicos, julgue os itens a seguir.

Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração.

Alternativas
Comentários
  • O nome "agente público" é a desingnação mais genérica possível para fazer referência a todas as pessoas que se relacionam profissionalmente com o Estado. Assim, podemos conceituar agentes públicos como "todos aqueles que têm uma vinculação profissional com o Estado, mesmo que em caráter temporário ou sem remuneração".

    Alexandre Mazza.
  • Agente público é todo indivíduo ligado ao Estado por algum tipo de vínculo, e sua atuação nessa qualidade representa a manifestação de vontade estatal. Nesse contexto, torna-se claro que o servidor público é uma espécie do gênero agente público, pois, em sentido estrito, o servidor público é o agente ligado ao Estado pelo regime estatutário. O servidor público é aquele que ocupa cargo público, já agente público é o ocupante de cargo, emprego, função ou mandato. Sendo os servidores públicos espécies de agentes públicos, os mesmos são classificados como agentes administrativos.
  • a cespe não falou "somente"
    logo a questão está incompleta, mas 
    não está errada de forma alguma.
  • Complementando....

    A lei 8.429/92 no seu art. 2º define os agentes públicos como toda pessoa natural que esteja ligada de alguma forma com a Administração Pública (por meio de vínculo direto), podendo ser este vínculo permanente ou transitório.

    Agente publico é todo pessoa física que presta serviço publico,podendo ser funcionário publico ou não, com remuneração ou não, temporário ou não. É todo aquele que exerce ainda de alguma forma seja transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.
  • Errado

    É uma questão de interpretação. De fato, agente público, como falado acima, é uma generalização de todas as pessoas que possuem algum vínculo com a administração, desde um Ministro de Estado até um auxiliar administrativo, bem como particulares em colaboração com o Estado, ainda que sem remuneração, pois estão a praticar atos em nome do Poder Público. Entretanto, quando a questão fala que agente público é aquele que (...) mediante remuneração, está a limitar o escopo dos agentes, pois como dito supra, podem ser agentes ainda que sem remuneração; portanto, o erro está em restringir esse aspecto.
  • Concordo com Porfirio, apesar de AGENTE PÚBLICO, abranger todos os que prestam serviços ao estado, com ou sem remuneração, a questão não citou a palavra "SOMENTE". Pois nesse caso, apesar de incompleto a frase, citando só os dois na questão, acredito que estaria correta.
  • Questão errada: Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração.
    E os agentes honoríficos?
    Assim os agentes públicos são aqueles que exercem emprego ou função com ou sem remuneração.
  • A CESPE cobra conhecimento em raciocínio lógico, mas não aplica em suas provas.

    Se a assertiva for considerada Errada/Falsa (conforme o gabarito) a sua negação, necessariamente deve estar Correta/Verdadera.
    Entretanto isso não ocorre.
    Vamos à negação da assertiva:
    - Alguém que exerce emprego ou função pública, mediante remuneração, pode não ser considerado Agente público.
    Isto não é Verdade.
    Portanto, sendo sua negação Falsa, a assertiva deveria ser considerada Correta.

    Como todos sabemos, para a Cespe, afirmação sem erro, apesar de incompleta, é considerada correta.

    Quanto mais estudo esta banca, menos entendo sua lógica.
  • Bom, em princípio, errei a questão e também discordei do gabarito, por considerar que quem exerce emprego ou função é agente público.

    Um detalhe, no entanto, chamou-me a atenção: quem exerce emprego público recebe salário, não remuneração. Devido a isso, o item é considerado errado.
  • A questão está errada porque generalizou todos os agentes públicos com o critério de recebimento de remuneração. Na classificação de agentes públicos temos os agentes honoríficos (mesários, por exemplo) que atuam em nome do Estado e não são remunerados e os agentes políticos que recebem subsídios.

  • Atentemos que se trata de uma oração restritiva e não explicativa. Portanto é análise sintática.

  • REALMENTE A BANCA NÃO FALOU SOMENTE. ESSA
    ex. Se eu falar que estudo matemática e português eu estou falando a verdade.
    porém, se eu falar que estudo matemática eu também estou falando a verdade

    Pra mim agente público é aquele que exerce função pública mediante remuneração sim..

  • há funções não gratificas, e nem remuneradas, jurados, juiz de paz, mesários, etc...


  • 4

    Classificação: Helly Lopes Meirelles

    Agente Público:

    toda ou qualquer pessoa, com ou sem vinculo, com ou semremuneração, transitoriamente ou não, que exerça uma função do Estado.I-Agente Potico – todos aqueles componentes do governo nos seus primeiros escalões, investidos em cargos, empregos, funções, mandatos ou comissõespara o exercio de atribuões constitucionais. Exemplos: presidente darepublica, prefeito, vereadores, senadores e ministros do STF e TCU.


  • Considera-se agente público toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente [com remuneração] ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.

    Fonte: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado. 22 ed. São Paúlo: Método, 2014. p. 126.

    Não entendi o que o Cespe considera errado neste item.

    Discordo do gabarito.

  • ...."Agente Público: é toda pessoa física  que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta. Antes da Constituição atual , ficavam excluídos os que prestavam  serviços às pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo Poder Público( fundações públicas e sociedades de economia mista). Hoje o artigo 37 exige a inclusão de todos eles". 

    (Fonte: Di Pietro, Maria Sylvia, Direito Administrativo, ed. atlas, p.526).

  • Então quer dizer que alguém que exerça função publica ou seja empregado público não pode ser considerado agente público? HUUUUUM, ta certo...

    O CESPE E SUAS PALHAÇADAS! Há questões em que a banca restringe e está CERTO, porém nessa o negócio foi cruel. Em minha opinião caberia recurso!

  • Errada! Ele pode exercer cargo, emprego, função ou mandato, com ou sem remuneração.

    http://www.concursovirtual.com.br/avisos/comentarios-sobre-a-prova-da-ans.html

  • COM OU SEM REMUNERAÇÃO!

  • o erro esta em dizer mediante remuneração.

  • A questão generalizou no mediante. Apesar de ter errado também.

    Conforme se constata, a expressão "agente público" tem sentido amplo, englobando todos os indivíduos que, a qualquer título, exercem um função pública, remunerada ou gratuita, permanente ou transitória, política ou meramente administrativa, como prepostos do Estado.
    fonte: DA Descomplicado 22ªed

    GAB ERRADO

  • Gabarito. Errado.

    Segundo "Hely Lopes Meirelles", considera-se agente público toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.

  • GABARITO ERRADO


    AGENTE HONORÍFICO É CONSIDERADO AGENTE PÚBLICO E NÃÃÃÃO É REMUNERADO!

    Ex.: MESÁRIO

  • Pegadinha do Mallandro. O comentário do Pedro Matos está perfeito.

  • no meu ponto de vista esta questão está errada pq a banca não restringiu com "apenas, somente, exclusivamente.. afirmou que Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração. e o pior de tudo é que a mizera dessa banca não anula uma questão dessa nem q dê o carai....... da mesma forma ela poderia colocar o gabarito como errado e tbm não anularia... aí e foda.....

  • Livro Direito Administrativo Descomplicado 22º edição.

    Página 126: 

    “Considera-se agente público toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública”.

  • O cespe costuma, quando não faz afirmações categóricas como "exclusivamente", "necessariamente", "apenas" ou "somente",  desconsiderar as excessões e tomar a afirmação como apenas um exemplo ou um conceito daquele tema. Mesmo quando há hipóteses e excessões, o cespe não é criterioso, na verdade é totalmente desprovido de critério. Nós, candidatos, ficamos à mercê de duplas interpretações sobre estes itens, dificultando nosso preparo! Desculpem, somente é um desabafo. O comentário dos colegas explicará sobre o item.

  • O conceito de agente público, na verdade, é bem mais amplo do que o proposto, equivocadamente, nesta assertiva. No ponto, confira-se a lição de José dos Santos Carvalho Filho:  

    “A expressão agentes públicos tem sentido amplo. Significa o conjunto de pessoas que, a qualquer título, exercem uma função pública como prepostos do Estado. Essa função, é mister que se diga, pode ser remunerada ou gratuita, definitiva ou transitória, política ou jurídica." (Manual de Direito Administrativo, 19ª edição, 2007, p. 531)


      Resposta: ERRADO
  • Não está errada. Não está restringindo.


    Essa outra questão tem a mesma estrutura e foi dada como certa pelo CESPE.

    Q18612


    Considera-se agente público, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.


    Resumindo a assertiva e mantendo o mesmo sentido temos:

    Considera-se agente público, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, cargo, emprego ou função nas entidades que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.


    Essa assertiva está correta, não esta restringindo o conceito de agente público para somente aqueles que exercem cargo emprego ou função NAS ENTIDADES que recebam subvenção, benefício ou incentivo. Se assim o fizesse, vale dizer, se restringisse, estaria errada, haja vista que se consideram agentes públicos não só aqueles que desempenham função em entidades que recebam subvenção, benefício ou incentivo de órgão público, mas também aqueles que desempenham função em entidades que NÃO recebam o respectivo benefício, incentivo ou subvenção, como exemplo, os agentes integrantes da administração direta.



  • Só pensar assim ... Não precisa ser remunerado (ex: mesários) que não erra a questão...

  • com ou sem remuneração ..

  • Agente Público Honorífico ( particular em colaboração ) NÃO tem $$$$

  • Pode ser com ou sem remuneração. Um exemplo disso é o mesário (é um agente honorífico, que está entre as classificações do agente público) que não recebe remuneração e presta serviço a justiça eleitoral.




    GABARITO ERRADO.

  • Considera-se agente público toda pessoa física que exerça ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.

  • CONCEITO DE ALGUMA COISA ... EM DIREITO ... COM MENOS DE "UMA" LINHA, HA HA HA. AGENTE PÚBLICO NA LEI É BEM AMPLO COMO JÁ MENCIONADO PELOS COLEGAS.

  • Discordo completamente do gabarito.

     

    Frase original: Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração.

    E se eu tirar a expressão "agente público" do início e colocar no final da frase??

    Frase modificada: Aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração é agente público.

    Você responderia certo ou errado? Com certeza responderia certo, porque a afirmativa da questão está incompleta, mas não errada! Complicado viu..

  • jakson andrade é por isso q tá errado, pois o conceito é grande e o cebrasp cortou quase tudo e omitiu outras partes

  • andrei pereira, na frase: todo país é rico/////  todo o país é rico///// possui diferença??? Isso mesmo, uma virgula ou uma letra ou uma posição fariam toda uma diferença semantica....Da forma q vc propoe o sentido mudaria. Pois o cebrasp deu um conceito, e vc sugeri incluir um objeto dentro de um conjunto de coisas. Espero ter te ajudado

  • olhei todos os comentários, mas ninguem escreveu o que eu queria ler. Segundo o professor de direito administrativo Evandro Guedes, o erro está em dizer que  quem exerce emprego publico recebe '' remuneraçao''. Já que os empregados publicos recebem ''salário''.

  • Os agentes honoríficos não recebem remuneração e pertencem ao grupo dos agentes públicos.

    Assertiva: ERRADA.

    obs.: Importante estar em sintonia com a banca, seja ela qual for.

  • “A expressão agentes públicos tem sentido amplo",pronto isso já responde tudo.

  • Agente público não necessariamente receberá remuneração.

  • Complementando...

    Definição simples e clara!!!

    Agente público são todas as pessoas que atuam em nome do estado exercendo uma função pública. Não importa se isso é feito em caráter transitório ou sem remuneração.

  • Poderá ser sem remuneração, como nos cados dos agentes Honoríficos(Mesários e jurados eleitorais) que se incluem na categoria PARTICULARES EM COLABORAÇÃO COM O ESTADO

  • Agente Público:

    Todo aquele que (1) exerce uma função pública (2) em nome do Estado, de forma permanente ou temporária, sendo remunerado ou não.

    Fonte: Prof. Lucas Martins (Curso Gustavo Brígido)

  • AGENTE PÚBLICO

      - CARGO

      - EMPREGO

      - FUNÇÃO

      - MANDATO

    REMUNERADO OU NÃO.

     

     

    AGENTE PÚBLICO:

      - SERVIDOR PÚBLICO (estatutário, empregado e temporário)

      - AGENTE POLÍTICO

      - MILITAR

      - PARTICULARES EM COLABORAÇÃO COM O PODER PÚBLICO (agente honorífico, agente delegado e agente credenciado)

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

     

    Agente público é toda pessoa que presta um serviço público, sendo funcionário público ou não, sendo remunerado ou não, sendo o serviço temporário ou não. É todo aquele que exerce ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.

  • PASSO 1: Tentar entender o que o banca está perguntando.

    A banca quer a definição! O que é agente público?? 

    A definição trazida pela assertiva está errada.

    GABARITO: ERRADO

  • AGENTES PUBLICOS (ou funcionário publicos) É GENERO DO QUAL HÁ AS ESPECIES:

     

     

    AGENTE POLITICO

    AGENTE HONORIFICO => NÃO SAO REMUNERADOS, (Convocados pelo Estado para uma atividade temporaria e Gratuita)

    AGENTE DELEGADO

    AGENTE CREDENCIADO

    AGENTE ADMINISTRATIVO 

  • Lato Sensu .... cuidado pessoal

  • Vi muitos comentários dos colegas sobre o que é agente público. A grande maioria sabe o que é agente publico com certeza. O problema que levou muitos ao erro é que o conceito de agente público deve ser visto de maneira ampla quando a questão for genérica e se for específica, caso prático, pode-se aceitar de maneira estrita o conceito.

     

  • São todas as pessoas naturais que exerçam algum tipo de função pública, seja de forma continuada seja excepcionalmente, mantendo ou não com a Administração vínculo constante, seja ainda essa função remunerada ou não.

    Manual de Direito Administrativo, de Gustavo Mello Knoplock.

     

  • Errada

    Agente público é aquele que exercer uma função pública, independente de remuneração.

  • Muito simples a pergunta, no entando alguns tremem na base por já saber que para o CESPE alternativa incompleta não quer dizer necessariamente que está errada. Essa compreensão aqui poderia levar ao erro. As regras não são absolutas, nesse caso está bem claro que a alternativa taxou o escopo de agentes, o que obviamente a deixa ERRADA.

  • Tipo de questão que devemos parar e tentar interpretar além das regras decoradas como "para a CESPE questão incompleta não é incorreta..."

    "Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração."

    ERRADA.
    A questão afirma que para ser agente público, é necessário exercer EMPREGO ou FUNÇÃO pública MEDIANTE REMUNERAÇÃO. Apesar de a questão não falar "apenas/somente/exclusivamente" ela dá a entender isso, a partir do momento que afirma sem estar escrito "entre outros".

    Segundo a definição de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, Direito Administrativo Descomplicado:
    "Considera-se agente público toda pessoa física que exerça, AINDA QUE TRANSITORIAMENTE OU SEM REMUNERAÇÃO, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública."
     

  • Exemplo de questão cuja resposta é: NÃO NECESSARIAMENTE (ou seja, ERRADO).

     

    Não necessariamente o agente público vai ser aquele que EXERCE EMPREGO ou FUNÇÃO PÚBLICA mediante REMUNERAÇÃO, uma vez que dispomos também dos AGENTES POLÍTICOS, HONORÍFICOS, DE FATO (NECESSÁRIOS ou PUTATIVOS), ADMINISTRATIVOS, ADMINISTRATIVOS-ESPECIAIS, MILITARES, POR COLABORAÇÃO (DELEGADOS ou CREDENCIADOS), ENTRE OUTROS, CONFORME A DOUTRINA..

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Discordo do gabarito...

    Se a banca fala somente...

    Aí tudo bem...

  • O CESPE ainda colocará essa mesma questão como certa, pois só está incompleta.
  • -Bruno Abreu e ORLANDO MARTHYNS, essa questão tem um pouco de Português também.

     

    O "ou" da questão atua como restrição,  

     

    Restringe os agentes públiclos somente a quem exerce emprego "OU" função pública

     

    se no lugar do "OU" fosse o conectivo "E" a questão estaria correta, porque o "E" não atua restringindo

     

    QUESTÃO: ERRADA

  • Nossa Thayron, acho que quem viajou foi voce colega, VOCE ERROU EM TUDO O QUE DISSE, CREDO, primeiramente, esquece esta historia de conectivo, pelo amor de Deus, ja vi professor excelente de lógica dizer para não misturar português com lógica, nem sempre o conectivo funciona da mesma maneira nas duas matérias..... e quanto a interpretação do português foi você quem viajou.... e mais caro colega, o 'e' restringiria sim, pois agente público seria somente aquele que exerce emprego e função publica, somente este dois, mais nada, entende???? daí sim estaria ERRADO

    Alguém aí vai ter coragem de me dizer que agente público não exerce emprego ou função publica mediante remuneração? claro que sim, ele não disse "somente", leiam e releiam para ver se estou errada, se a pergunta fosse A NEGAÇÃO, voces podem perceber como estaria errada a afirmativa, vejam 

    Agente público  NÃO é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração. ERRADISSIMO, então o oposto seria CERTO

    Eu acho sacanagem estas porcarias de questões que a CEBRASPE faz, ora a questão é certa ora é errada, depende da interpretação do infeliz que está fazendo a questão. 

  • Na verdade, a afirmação não deixa de estar certa.

  • Agentes Públicos é todos aqueles que têm uma vinculação profissional com o Estado, mesmo que em caráter temporário ou sem remuneração.

  • Agentes públicos

     

            ~> Agentes políticos

            ~> Agente administrativos

                            - Cargo

                                    * Efetivo ~> Estatutário ~> Remuneração ~> Tem estabilidade

                                    * Comissionado ~> Livre nomeação e exoneração

                            - Emprego

                                     * Empregado ~> CLT ~> Salário ~> Não tem estabilidade

                            - Função

                                     * Contratado ~> Contrato

            ~> Agentes Honoríficos

  •  

     

    O verbo ser/estar torna a oração absoluta - verdade absoluta - restringindo o significado total do termo "agente público".

     

    Gabarito: E

     

     

     

  • Melhor é você pegar questões da mesma banca, incompletas e serem consideradas certas, isso é o que é melhor. Canso de ouvir e ver na prática, "CESPE incompleto não é errado"; me deparo com isto, difícil.

    Claro que agente público não é só isso, mas é isso também.

  • “A expressão agentes públicos tem sentido amplo. Significa o conjunto de pessoas que, a qualquer título, exercem uma função pública como prepostos do Estado. Essa função, é mister que se diga, pode ser remunerada ou gratuita, definitiva ou transitória, política ou jurídica."

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Errado.

    O que necessita de remuneração é o conceito de servidor público. Já o conceito de agente inclui os / políticos / honorificos / delegado / credenciado. 

  • Entendo que o professor seja juíz, mas é necessário que se fale ao modo de entendimento daqueles a quem se dirige a palavra. Ele deveria ser mais direto, numa linguagem mais coloquial. Passamos muito tempo lendo textos enormes por ele postados.
  • Se for para o professor não comentar a questão e copiar e colar ebook eu dispenso. Como professor é um excelente juiz!
  • NÃO PERCEBI ERRO NA QUESTÃO, ATÉ PORQUE OS AGENTES PÚBLICOS TAMBÉM EXERCEM EMPREGOS E FUNÇÕES  PÚBLICAS  MEDIANTE REMUNERAÇÃO. 

  • Cai igual um panguão
  • Considera-se agente público toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública

  • Nas revisões eu sempre caio nessa. É meio complicado ter bola de cristal e adivinhar o posicionamento da banca. Pois, de fato, quem exerce emprego ou função pública com remuneração também é Agente Público. Tipo de questão que a banca pode colocar o gabarito que quiser. 

     

     

     

    Até quando você vai ficar assistindo copa do mundo ao invés de estudar se a vida tê dá um 7X1 todo dia? 

     

    PAZ

  • So lembrar dos agentes honoríficos (Jurados e Mesários)

  • Considera-se agente público toda pessoa física que exerça, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública

  • cespe = interpretação

  • Se vc acertou essa questão, grandes chances que vc não conhece a CESPE.

    Pq SEMPREEEEEE a questão incompleta q não restringe está Correta!


    Logo, é agente público SIM aquele que exerce cargo, emprego ou função mediante remuneração.


    Não há erros neste enunciado!

  • Cargo Público é aquilo que ocupa um servidor público. RPPS

    Emprego Público é aquilo que ocupa um empregado público. CLT RGPS

  • GABARITO:E
     

    O conceito de agente público, na verdade, é bem mais amplo do que o proposto, equivocadamente, nesta assertiva. No ponto, confira-se a lição de José dos Santos Carvalho Filho:  

     

    “A expressão agentes públicos tem sentido amplo. Significa o conjunto de pessoas que, a qualquer título, exercem uma função pública como prepostos do Estado. Essa função, é mister que se diga, pode ser remunerada ou gratuita, definitiva ou transitória, política ou jurídica." (Manual de Direito Administrativo, 19ª edição, 2007, p. 531)

  • Os honoríficos, por exemplo, não são remunerados.

    Gabarito: Errada

  • É todo aquele que exerce ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função pública.

  • não precisa remuneração

  • Mais uma questão de duplo gabarito e o examinador considera o que julgar mais conveniente; pois, está na cara que a questão esta CORRETA por não restringir - o que é típico do Cespe. Desse modo, aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração é agente público sim. Por outro lado, a questão está ERRADA, por condicionar a qualidade de agente público ao recebimento de remuneração. Portanto, questão passível de anulação...

  • Com ou sem remuneração.

  • contribuição ...

    as assertivas da banca CESPE - exige dos candidatos NÃO SO O CONHECIMENTO sobre o ASSUNTO proposto, mas sim, A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO.

    POSSO DIZER QUE 70% das assertivas banca cespe é fortemente interpretativa.

    não é atoa que a banca cespe ataca fortemente em suas provas INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ...

    PORQUE A MAIORIA DOS CANDIDATOS possui dificuldade no mesmo.

    DICA: Resolva muitas questões da banca

    em 1ano e 6 meses como CONCURSEIRO

    ACABEI DE FECHAR UMA BATERIA DE QUESTÕES 120 questões sobre Lei 8.112/90 total de ERROS 6 questões.

    força e foco... nunca desista dos seus objetivos. tudo é possível quando você acredita.

  • Minha contribuição.

    8429/92 - LIA

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    Abraço!!!

  • GABARITO ERRADO

    LEI Nº 8.429/92: Art. 2° - Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    OBS: Questão com duplo gabarito, pois a banca Cespe considera como corretas as questões que não restringem o enunciado. Sacanagem esse gabarito!

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Agente Pública = ocupante de cargo, emprego, função ou mandato

    Servidor Público = Vínculo Estatutário

    Mas não necessariamente mediante remuneração. Eu acertei a questão, porque eu li e reli e disse: Isso é filhadaputagem da CESPE, aposto que ta ERRADA.

  • A expressão agente público tem sentido amplo, abrangendo todo aquele que exerce função pública, ainda que temporária ou não remunerada. São considerados agentes públicos desde os servidores públicos até os mesários, jurados e políticos.

    Fonte: Cadernos Sistematizados

  • Então, de acordo com o gabarito, aquele que exerce emprego ou função pública, mediante remuneração, não será considerado agente público. Será o que então?

  • A questão restringiu, deixou subentendido, implícito, que só é agente público aquele que recebe remuneração, o que na realidade, não é correto. Aquele que exerce função pública, ainda que temporariamente E SEM REMUNERAÇÃO, é considerado agente público.

    Bons estudos!

  • A banca Cespe considera como corretas as questões que não restringem o enunciado. Pra mim, "Agente público é aquele que exerce emprego ou função pública mediante remuneração, ou sem remuneração..." Marquei Certo e errei a questão. A gente nunca entende essa banca....#indignado

  • acho que esta questão não esta errada ... estaria se tivesse falado somente... se fosse comigo abria recurso
  • Pessoal,

    Acredito que essa questão tem uma dose de português (que na prova passa batido rs)....

    Agente público é aquele que (o qual) exerce emprego ou função pública mediante remuneração.

    O que é pronome relativo que introduz uma oração adjetiva RESTRITIVA e por isso a questão está incorreta, pela restrição que o QUE faz ao termo ao qual se refere.

  • Perante a Constituição de 1988, com as alterações introduzidas pela Emenda Constitucional nº 18/98, pode‑se dizer que são quatro as categorias de agentes públicos:

    agentes políticos;

    servidores públicos;

    militares;

    e particulares em colaboração com o Poder Público.

    Particulares em colaboração com o Poder Público: Nesta categoria entram as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado, sem vínculo empregatício, com ou sem remuneração. 

    Não esta errado, apenas incompleto: "que exerce emprego ou função pública".

    Erro: "mediante remuneração".