SóProvas


ID
971101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à contabilidade governamental brasileira, julgue os itens que se seguem:

O princípio contábil da não afetação das receitas está associado ao princípio da competência.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da não afetação de receitas é um princípio orçamentário e, não, contábil.
  • Princípio da Competência: é aquele que reconhece as transações e os eventos na ocorrência dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Público.

    Fonte: Manual Completo de Contabilidade Pública, Deusvaldo Carvalho, pg 5.

    Princípio da não afetação: o princípio da não afetação dispõe que nenhuma receita de impostos poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos, salvo as ressalvas constitucionais.

    Fonte: Prof Sérgio Mendes, Estratégia Concursos.
  • O princípio da não afetação das receitas é um princípio orçamentário, e não está associado ao princípio da competência (este sim, um princípio contábil).

    Conforme a Resolução CFC nº 1.111/2007 - Princípios Fundamentais de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Público, temos que:


    Perspectivas do Setor Público

    O Princípio da Competência é aquele que reconhece as transações e os eventos na ocorrência dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Público.

    Os atos e os fatos que afetam o patrimônio público devem ser contabilizados por competência, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas Demonstrações Contábeis do exercício financeiro com o qual se relacionam, complementarmente ao registro orçamentário das receitas e das despesas públicas.
    Apenas a nível de esclarecimento, o princípio da não afetação das receitas reza que todas as receitas orçamentárias devem ser recolhidas ao Caixa Único do Tesouro, sem qualquer vinculação em termos de destinação. É um princípio com pouca aplicação, tendo em vista que as normas jurídicas e do direito econômico já vinculam boa parte das receitas. Ressalte-se porém que é bem cobrado pelas bancas em AFO.

    Gabarito: ERRADO.

  • Não afetação das receitas é princípio orçamentário e não princípio contábil.