SóProvas


ID
971104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à contabilidade governamental brasileira, julgue os itens que se seguem:

O princípio contábil da entidade não é aplicável ao setor público,em razão da especificidade da administração pública

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta!

    Princípio da Entidade: O princípio da entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. A autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos. 

    Fonte: Manual Completo de Contabilidade Pública, Deusvaldo Carvalho, pg 4.
  • Todos os Princípios da Contabilidade são aplicáveis ao Setor Público

    OBS.: Lembrando que o Princípio da Atualização do Valor Monetário não faz mais parte do Rol dos Princípios da Contabilidade, que agora são apenas 06. São eles: Entidade, Continuidade, Competência,, Oportunidade, Registro pelo Valor Original e Prudência.

    Interpretação dos Princípios da Contabilidade sob a Perspectiva do Setor Público:
    (redação dada pela resolução CFC nº 1.367/11)

     - O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. A Autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos Agentes Públicos.
  • Dica mnemônica do professor Giovanni Pacelli para lembrar dos princípios:

    Amanhã EnContRo uma PrOposta Competitiva.

    - Atualização Monetária
    - Entidade
    - Continuidade
    - Registro pelo Valor Original
    - Prudência
    - Oportunidade
    - Competência.

    Sem esquecer que atualização monetária deixou de ser princípio.
  • Errado. PROENÇA Prudência Registro pelo valor original Oportunidade Entidade Competência Continuidade “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
  • Recorrendo à Resolução CFC nº 1.111/2007 - Princípios Fundamentais de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Público, constatamos que essa afirmação está prejudicada. Vejamos:


    1.1. O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
    ...
    Perspectivas do Setor Público

    O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente.
    A autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.
    Gabarito: ERRADO.
  • Resolução CFC nº 1111/2007

    1.1. O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    1.1.1. O enunciado do Princípio da Entidade (Resolução CFC nº 750/1993)

    “Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou a agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil”.

    Perspectivas do Setor Público

    O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. A autonomia patrimonial tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.