SóProvas


ID
971125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que se refere à operacionalização da contabilidade governamental, julgue os itens subsequentes.

A demonstração das variações patrimoniais, que integra o balanço patrimonial, evidencia as variações quantitativas e qualitativas resultantes da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários

  • As demonstrações contábeis das entidades definidas no campo de aplicação da contabilidade do setor público, conforme a Lei 4.320/1964, são:
    a) Balanço Patrimonial (BP);
    b) Balanço Orçamentário (BO);
    c) Balanço Financeiro (BF);
    d) Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP); 
    e) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
    f) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); 

    Segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964, “a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”
    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Parte_V_DCASP2012.pdf
  • O Resultado Patrimonial do exercício deve ser levado ao Balanço Patrimonial, onde se somará ao Saldo Patrimonial. Esta distinção entre Saldo Patrimonial e Resultado Patrimonial é muito cobrada em prova. 

    Saldo Patrimonial pertence ao BP.
    Resultado Patrimonial pertence ao DVP.

    Ou seja, a DVP integra sim o BP

    Fonte: Professor Igor Oliveira Ponto dos Concursos
  • Sei que pouco importa, mas discordo. Tudo bem que o resultado apurado na DVP integrará o saldo patrimonial, mas afirmar que a DVP integra o BP?
  • Acredito que a questão está equivocada, pois a DVP tal como ela é, não integra o BP, apenas o resultado apurado nessa DVP (Déficit ou Superávit do exercício) é que é evidenciado no Balanço. Imaginem  todas as variações quantitativas e qualitativas evidenciadas na DVP fossem transferidas para o BP, a DVP é formada por todos os elementos que a compõe, inclusive sua apuração e é uma das demonstrações obrigatórias, tal como o BP, logo, entendo que apenas parte da DVP integra o BP. por isso a afirmativa e falsa.

  • Questão Errada.

    À época, NÃO HAVIA classificação da RECEITA por esfera orçamentária. Atualmente, o MTO 2015 já contempla tal classificação. Logo, hoje esta questão estaria CORRETA.

  • De fato, a Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP evidencia as variações quantitativas e qualitativas resultantes ou independentes da execução orçamentária, segundo o art. 104 da Lei nº 4.320/1964, além de indicar o resultado patrimonial do exercício.

    Entretanto, entendo que a DVP integra o BP, na CASP, tanto quanto a DRE integra o BP na contabilidade privada. Ou seja, não integra coisa nenhuma. O fato de apurar o resultado patrimonial do exercício, e este ser posteriormente transferido para o Balanço Patrimonial e passar a constituir o saldo patrimonial do período (como se fosse o LUCRO LIQUIDO DO EXERCÍCIO, da DRE), não faz da DVP uma demonstração acessória do BP. 

    Desconheço doutrinariamente qualquer posicionamento nesse sentido. A banca há de ter se apoiado em algum argumento doutrinário, ainda que minoritário, pois acredito que não faltaram recursos a esta assertiva.

    Gabarito (da banca): CERTO.

  • Concordo com o Joaquim Junior. A DVP não integra o Balanço Patrimonial. O resultado patrimonial encontrado na DVP que deve ser levado ao BP. Mas fica claro ao olhar o BP que a DVP completa não está lá dentro.

  • Realmente, respondi essa com muita convicção e me frustrei com o gabarito. Já respondi inclusive questões parecidas. O que nunca vi como mencionou o professor foi alguma norma ou alguma doutrina dizendo o que o gabarito da questão sustentou.

  • Q p... é essa? Cespe é de Marte! kkk  A DVP  integra o Balanço Patrimonial ? NUNCA...são demontrações distintas.

  • A DVP não integra o balanço patrimonial. O examinador devia saber disso. Lamentável.

  • INTEGRAR = FAZER PARTE DE ...

  • A Demonstração de Variações Patrimoniais não integra o Balanço Patrimonial, mas sim a conta do resultado patrimonial, que não se confunde com a demonstração. Esse gabarito (certo) é absurdo.