SóProvas


ID
971344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Formas de tratamento como Vossa Excelência e Vossa Senhoria, ainda que sejam empregadas sempre na segunda pessoa do plural e no feminino, exigem flexão verbal de terceira pessoa; além disso, o pronome possessivo que faz referência ao pronome de tratamento também deve ser o de terceira pessoa, e o adjetivo que remete ao pronome de tratamento deve concordar em gênero e número com a pessoa.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
    2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará o substituto”; “Vossa Excelência conhece o assunto”.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”.
  • VEJAM A RESPOSTA DA BANCA QUE MANTEVE O GABARITO COMO CERTA E INDEFERIU OS RECURSOS APRESENTADOS.

    O item 2.1.2 do Manual de Redação da Presidência da República afirma que “os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "vossa senhoria nomeará o substituto"; "vossa excelência conhece o assunto". Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: ‘vossa senhoria nomeará seu substituto’ (e não ‘vossa ...Vosso...’).
    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é ‘vossa excelência está atarefado’, ‘vossa senhoria deve estar satisfeito’; se for mulher, ‘vossa excelência está atarefada’, ‘vossa senhoria deve estar satisfeita’.” Mantenha-se o gabarito do item.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • Formas de tratamento como Vossa Excelência e Vossa Senhoria, ainda que sejam empregadas sempre na segunda pessoa do plural e no feminino, exigem flexão verbal de terceira pessoa; além disso, o pronome possessivo que faz referência ao pronome de tratamento também deve ser o de terceira pessoa, e o adjetivo que remete ao pronome de tratamento deve concordar em gênero e número com a pessoa.


    Achei q se referia a 2ª pessoa do SINGULAR

  • Seguem 2 exemplos do que foi dito na questão:


    Ex 1- Concordância nominal: o adjetivo concorda com a pessoa

    "Sua excelência, o prefeito, está atrasado"

    *atrasado concorda com prefeito


    Ex 2: Concordância verbal: 3ª pessoa

    "Vossa excelência assinou seu documento"


  • Plural? Por que ? 

    Alguma luz ai pra esclarecer?

  • "Vossas Excelências deveriam ter vergonha, já que estes viram como julguei o mensalão, e mesmo assim, votam no candidato do mesmo partido".


  • Resposta: CORRETO

    Confesso que mesmo sabendo do assunto foi dificil. A banca tenta confundir fazendo a questão certa parecer errada.
    No último período  "o adjetivo que remete ao pronome de tratamento"  quase me deixer levar , pois o adjetivo  deve concordar com o genero  ,  vindo logo a seguir no texto. 
  • tenebrei nessa

  • "Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é ‘vossa excelência está atarefado’, ‘vossa senhoria deve estar satisfeito’; se for mulher, ‘vossa excelência está atarefada’, ‘vossa senhoria deve estar satisfeita’.” Mantenha-se o gabarito do item."

  • sejam empregadas sempre na segunda pessoa do plural??? como assim? 

  • Errei por me afobar ao ver o erro.

  • Uma aula essa questão!

  • Que questão!

  • questão completa! Quando o Cespe quer, ele capricha..

  • Meia hora de aula resumida perfeitamente em apenas um parágrafo. CERTO

  • GABARITO CORRETO.

     

    2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento

            Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

            Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

            Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

     

     

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    2a edição, revista e atualizada

    Brasília, 2002

  • pessoal tá falando muito sobre a definição de "a segunda pessoa do plural", mas isso é muito simples. Primeira pessoa do plural: nós. Segunda pessoa do plura é... vós, logo, Vossa Excelência 

  • PARA ENTENDER MELHOR E NÃO ERRAR MAIS!!!

     

    Lembrem-se sempre que a concordância do verbo ( em questões de redação oficial ) ficará na TERCEIRA pessoa!!  SEMPRE!

     

    ex: Vossa senhoria conhece  (correto para o manual

         

          Vossa senhoria conheceis ( errado para o manual )

  • Questão correta.

    Vide MRPR, item 2.1.2, questão está quase de forma literal ao manual.

     

    Fé, foco e força moçada, rumo à aprovação!!!

  • Certo.

    Formas de tratamento como Vossa Excelência e Vossa Senhoria, ainda que sejam empregadas sempre na segunda pessoa do plural e no feminino, exigem flexão verbal de terceira pessoa; além disso, o pronome possessivo que faz referência ao pronome de tratamento também deve ser o de terceira pessoa, e o adjetivo que remete ao pronome de tratamento deve concordar em gênero e número com a pessoa.

  • Quem sou eu pra discordar!

  • Adjetivo = concordar em gênero e número

    Sua excelência, a prefeita, está atrasada

    Pronome de tratamento e pronome possessivo = terceira pessoa, ainda que seja plural ou feminino

    Vossa excelência, Pedro e Paulo, assinou seu documento

    Me avisem se eu estiver errada, por favor. Bons estudos!

  • Esse pronome na terceira pessoa tá estranho...

  • Errei e fui conferir em meu material de estudo:

    Apesar de os pronomes de tratamento se referirem à segunda pessoa (Vós), pessoa de quem se fala, a concordância é feita com a terceira pessoa, seu núcleo sintático.

    Ex.: Vossa Senhoria apresentará seus argumentos.

    O macete é pensar na concordância com "você", em substituição ao pronome de tratamento.

    Você apresentará seus argumentos.

    Não se concorda (segundo o MRPR) com o pronome:

    Ex.: Vossa Senhoria apresentará vossos argumentos. (errado)