SóProvas


ID
971632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, no que se refere à classificação e à tabela de temporalidade de documentos.


A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. A classificação e a ordenação são operações intelectuais e o arquivamento, uma operação física.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

    A classificação de documentos consiste em atribuir código ao mesmo, de acordo com um plano de classificação adotado na instituição; no caso da Polícia Federal é o Código determinado pelo CONARQ em sua Resolução nº 14, que classifica os documentos de acordo com o assunto de que tratam. A ordenação consiste no estabelecimento de um padrão para guardar os documentos, que pode ser alfabético, numérico, geográfico ou ideográfico, ou ainda uma combinação entre eles. Já o arquivamento é a guarda do documento propriamente dita, a sua colocação no invólucro e no local destinado para tal, seguindo as determinações de classificação e ordenação. Portanto as duas primeiras atividades podem ser entendidas como o planejamento e a terceira como a execução.
  • Errei essa questão por generalização. Bom, de fato o arquivamento é uma operação física, mas ela é também intelectual. Por exemplo, no Dicionário Arquivístico do TJ/RJ o arquivamento "é um seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos". E também a "ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento cessada a sua tramitação".
    Fonte:
    http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico

    No caso, estaria errado se na questão estivesse "arquivamento é
    apenas uma questão física" etc.
  • Arquivamento – Tanto pode ser a seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos quanto a ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação.

    Para complementar:

    O arranjo é a organização dos documentos dentro dos fundos, respeitando sempre os princípios arquivísticos. Dá-se por meio de atividades físicas e intelectuais.

     A descrição é o processo intelectual de sintetizar os elementos formais dos documentos e do contexto para a formação dos instrumentos de pesquisa.


    Fonte: Mayko Gomes

  • Uma outra questão muito parecida pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Arranjo; 

    A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento. Os dois primeiros são operações intelectuais, enquanto o arquivamento é uma operação física.

    GABARITO: CERTA.



    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.

  • A classificação é o agrupamento lógico do documento a um conjunto, considerando um critério preestabelecido, que pode ser a atividade que o originou, a estrutura da instituição ou o assunto de que trata. Ou seja, classificar o documento é informar a qual grupo o mesmo pertence dentro do arquivo.

    A ordenação é a determinação do local físico de guarda do documento, segundo critério adotado com o objetivo de possibilitar a ágil busca e recuperação dos mesmos. os critérios adotados são, em sua maioria, o alfabético, o geográfico, o numérico ou o ideográfico.

    O arquivamento é a guarda física do documento, a sua colocação no local estabelecido pela ordenação, após ser classificado, para que seja possível sua busca e utilização.

    Perceba que as duas primeiras atividades são intelectuais, ou seja, envolvem tarefas, em sua maioria, de raciocínio; enquanto a última é uma atividade física, ou seja, envolve execução de movimentos.

    Portanto o item está correto.
  • CERTO

     

     

    Segundo Sousa et al. (2006), existem "três conceitos envolvidos no processo de organização dos documentos arquivísticos: classificação; ordenação e arquivamento. Os dois primeiros referem-se ao aspecto intelectual e o último ao aspecto físico".

  • Gabarito: Certo

     

    A autora Marilena Leite Paes (2013), em sua obra Arquivo: Teoria e Prática, aborda que a classificação de documentos consiste na atribuição de um código ao mesmo, de acordo com um plano de classificação adotado pela instituição. É, basicamente, a interpretação dos documentos. Para isso, é indispensável conhecer o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelos órgãos que recebem e produzem os documentos remetidos ao arquivo. A ordenação é a disposição dos documentos de acordo com a classificação e a codificação dadas. Nessa operação, os documentos podem ser dispostos em pilhas, escaninhos ou classificadores, enquanto as fichas devem ser separadas por guias. São objetivos da ordenação: agilizar o arquivamento e racionalização do trabalho.

     

    O arquivamento é a guarda do documento propriamente dita, a sua colocação no invólucro e no local destinado para tal, conforme as determinações de classificação e de ordenação. Assim, as duas primeiras atividades podem ser entendidas como planejamento e a terceira como execução. O correto arquivamento dos documentos deve fazer com que o arquivista obedeça a uma sequência de etapas que são vencidas uma após a outra, sem que se perceba onde se iniciam ou terminam. As operações de arquivamento são: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos, que é o arquivamento propriamento dito.

     

    Fonte: Livro 5000 Questões Comentadas - Alfacon - Comentário do Professor Oliveira Soares.

  • Classificação: . A classifcação se fundamenta basicamente na interpretação dos documentos. Para isso, é indispensável conhecer o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelos órgãos que recebem e produzem os documentos remetidos ao arquivo.

    Ordenação: É a disposição dos documentos de acordo com a classificação e a codificação adotadas.

    Guarda: É a colocação do documento na respectiva pasta, caixa, arquivo ou estante.

    CERTA!

  • GABARITO: CERTO.

    A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento. Os dois primeiros são operações intelectuais, enquanto o arquivamento é uma operação física.

    Prof. Ronaldo Fonseca

  • a organização dos documentos de arquivo envolve importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento. Os dois primeiros são operações intelectuais, enquanto o arquivamento é uma operação física.

    Resposta: certa 

  • Gab: CERTO

    Ótima questão para revisão.

    A organização de documentos de arquivo envolve a classificação, a ordenação e o arquivamento. A classificação e a ordenação são operações intelectuais e o Arquivamento, uma operação física.

  • PARA ENTENDER MELHOR:

    CESPE: A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores. CERTO

  • A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento.

    Classificação, operação intelectual: consiste na análise e identificação do conteúdo dos documentos.

    Ordenação, operação intelectual: disposição dos documentos de acordo com a classificação e codificação dadas. Também é uma operação intelectual.

    Arquivamento, ou guarda de documentos, operação física: colocação do documento na respectiva caixa, arquivo ou estante.