Alternativas
Dinamiza-se a utilização do espaço territorial, concentrando-se a moderna produção industrial nos países ditos periféricos, onde a mãode- obra é bem mais barata e maiores as possibilidades de consumo.
As novas conquistas da ciência e o notável desenvolvimento da tecnologia da informação, de que a Internet seria referência essencial, acabaram por tornar mais rígida e impermeável a noção de fronteira nacional.
Embora com razoável índice de crescimento, a população brasileira mantém-se ocupando praticamente o mesmo espaço geográfico desde o início da colonização, o que a faz uma população sem tendência a grandes movimentos.
Na configuração geográfica do mundo atual chama a atenção dos estudiosos a crescente dificuldade que se coloca aos movimentos migratórios populacionais, em processo análogo ao encontrado pelos capitais transnacionalizados.
Quando se fala em ocupação do território, a urbanização comparece como uma das características centrais da sociedade contemporânea, na maioria das vezes acompanhada de vários problemas, como deficiências de moradia, transporte e saneamento básico, entre muitos outros.