-
Onde: pode ser pronome relativo ou advérbio -> em ambos os casos indica localização. (quando for pronome relativo, poderá ser substituído por “em que”, o que não acontece quando é um advérbio. / Os verbos que devem ser utilizados ao lado da palavra “onde” ou no contexto em que esse termo aparece são os que indicam estado ou permanência.)
Aonde: é um advérbio -> transmite a ideia de movimento. ( Portanto, preste atenção aos verbos, pois os que indicam movimento, tais como: ir, chegar, dirigir, entre outros, pedem o uso de “aonde”.)
GABARITO: B
-
simples! assim.
há uma crença EM QUE se acredita que alguns homens possam se transformar em jacarés.
o difícil aqui , pessoal , é porque a banca deslocou a oração subordinada adjetiva" que alguns homens possam se transformar em jacarés" que se refere à CRENÇA e o pronome relativo correto para usar seria o "em que " com a preposição pois crença seria o objeto indireto de acredita-se. ótima questão! se não estudasse a um bom tempo, nunca saberia. então, o correto seria;
"há uma crença que alguns homens possam se transformar em jacarés em que se acredita."
-
Na letra B o "onde" retoma uma ideia não locativa, logo está incorreta.
-
Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão.
Como referenciar: "Pronome Relativo ONDE" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 20/05/2021 às 09:47. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint39.php
-
Onde -> Lugar físico fixo