SóProvas


ID
973783
Banca
FEPESE
Órgão
DPE-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da disciplina geral dos servidores públicos, é correto afrmar:

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA
    Art. 48 da CF/88. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
    X – criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b;

    b) CORRETA
    Art. 48 da 8.112.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
    c)
    INCORRETA
    Art. 53
    da 8.112.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede
    d)
    INCORRETA
    Art. 60-C da 8.112 O auxílio-moradia não será concedido por prazo superior a 8 anos dentro de cada período de 12 anos.
    e)
    INCORRETA
    Art. 75 da 8.112.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    bons estudos
    =D
  • Lei 8112 caindo para um concurso estadual? Tudo bem  que as  leis dos servidores estatuais meio que repetem a 8112.... mas ainda assim... achei estranho!

  • Atualização:

    O artigo 60-C da lei 8.112 que era o fundamento da resposta da alternativa "d" foi revogado pela Lei n.º 12.998, de 18-6-2014.

  • A) incorreta. 84, VI, b: PRep pode dispor mediante decreto sobre extinção de funções ou cargos públicos vagos.

  • GABARITO ESTÁ INCORRETO OU DESATUALIZADO.

     

    Art. 96. A remuneração atribuída ao funcionário não será objeto de arresto, seqüestro ou penhora, salvo quando se tratar de prestação de alimentos, de reposição ou de indenização à Fazenda Pública, não sendo permitido gravá-la com descontos ou cedê-la, senão nos casos previstos em lei.

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 48 da CF/88. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: X – criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b;

    b) CERTO: Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    c) ERRADO: Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede.

    d) ERRADO: Revogado

    e) ERRADO: Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.