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Gabarito: letra A
"Observe este outro exemplo de metonímia:
“Trabalhava ao piano, não só Chopin como ainda os estudos de Czerny”. (Murilo Mendes)
Nesse caso, uma relação de causa-efeito permitiu que o poeta usasse a palavra Chopin (compositor de uma partitura musical) para designar a própria partitura (a obra “causada” pelo autor).
A metonímia ocorre quando empregamos:
- O efeito pela causa ou vice-versa: “Conseguiu sucesso com determinação e suor” (trabalho).
- O nome do autor pela obra: “Ler Guimarães Rosa é um projeto desafiador” (a obra).
- O continente (o que está fora) pelo conteúdo (o que está dentro): “Bebeu só dois copos e já saiu cambaleando” (a bebida).
- O substantivo concreto pelo abstrato: “Tratava-se de um papo-cabeça” (intelectual).
- O abstrato pelo concreto: “Era difícil resistir aos encantos daquela doçura” (pessoa meiga, agradável).
- A marca pelo produto: “Comprei uma caixa de Gilette” (lâmina de barbear).
- O instrumento pela pessoa: “Quantos quilos ela come por dia?
Quilos? Não sei, mas ela é boa de garfo” (o instrumento utilizado para comer). (Luiz Vilela) - O lugar pelo produto: “Queria tomar um Porto fervido com maçãs” (o vinho).
- O sinal pela coisa significada: “O trono inglês está abalado pelas recentes revelações sobre a família real” (o governo exercido pela monarquia).
- O singular pelo plural: “O brasileiro tenta encontrar uma saída para suportar a crise” (um indivíduo por todos).
- A parte pelo todo: “Enormes chaminés dominam os bairros fabris da cidade inglesa”. (fábricas)
- A classe pelo indivíduo: “Depois desse episódio, não acredito mais no Juizado brasileiro” (os juízes).
- A matéria pelo objeto: “O jantar foi servido à base de porcelanas e cristais” (matéria de que é feito o objeto).
No cotidiano, a metonímia é também é muito empregada para orientar usuários em guias turísticos, terminais de transportes, ginásios esportivos, postos de gasolina e rodoviários, etc. Eles vêm em forma de criptogramas, imagens ou grupo de imagens que integram uma escrita sintética, resumida.
Fontes
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas. 3 ed. São Paulo, Atual editora, 2005, p.36-8.
PIRES, Orlando. Manual de Teoria e Técnica Literária. Rio de Janeiro, Presença, 1981, p. 101.
SAVIOLE, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15 ed. São Paulo, Ática, 404.
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A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade e ligação:
1)..."o trabalho falta e os braços sobram,..."(A PARTE PELO TODO) - pessoas
2) As pernas iam ao encontro da procissão (A PARTE PELO TODO) - povo, pessoas
3) Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (O GÊNERO PELA ESPECIE.) os homens
1 )Gosto de ler Machado de Assis. (O AUTOR PELA OBRA) - o livro
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A) um caráter metonímico, o qual sintetiza a ideia de que são trabalhadores e não, especificamente, braços
Gabarito - Metomínia, bem explicado pelos colegas abaixo
b) a ideia de comparação, ou seja, não são os trabalhadores, mas os braços.
Aqui, não há a figura da comparação ou símile pois não temos nem sequer uma conjunção. E de símile: Ela é Profunda como um oceano.
c) um paradoxo, já que o termo “braços” não pode substituir o sentido de trabalhadores.
Pradoxo ou Oxímoro é quando duas ideias contrárias coexistem. Ex: Foi sem querer querendo. Uma melodia silenciosa.
d) a ausência de termo adequado para substituir a palavra “trabalhadores”. Traduz, inclusive, uma forma de catacrese.
Catacrese é uma cristalização da linguagem popular por falta de termos mais adequados. Ex: Feri o céu da boca( Na verdade a boca não tem céu e a palavra certa seria palato)
e) o exagero que dá sentido à noção de massa de desempregados.
Hiperbole é um exagero, geralmente por causa de emoções: Ex: Tentarei milhões de vezes antes de desistir!