SóProvas


ID
975199
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É no decorrer do processo histórico de crescimento do proletariado nos centros urbano-industriais que ocorre a implantação do serviço social, cuja base está estabelecida:

Alternativas
Comentários
  • O serviço Social surge como iniciativa particular de uns grupos e frações de classe, com base ideológicas bem delimitadas, e intermédio da igreja católica, chamados de Movimento Católico Leigo, responsáveis pela ação social da Igreja Católica junto aos mais vulnerabilizados como as crianças e mulheres, onde se formavam por meio de fontes de recrutamento e formação para agentes sociais. A partir dos anos 30/40, a época em que crescem as lutas sociais dos trabalhadores e dos populares mais empobrecidos, vinham das classes mais ricas, as ações assistenciais sociais; neste mesmo espaço de tempo o Estado vem assumindo a regulação das mediações entre as classes, criando um conjunto de medidas em que legitimando a questão social também a enquadra juridicamente, visando controlar os trabalhadores e tensões criadas das classes sociais.

  • Achei que a questão B -  na legitimação da classe operária demandante de serviços assistenciais, também seria coerente...

  • Eu marquei a letra 'd', pois ao se referir ao Serviço Social a palavra 'esta' se encontra no presente, ou seja, não mais nas antigas bases assistencialistas que deram origem a profissão, tais como foi muito bem apresentado na resposta anterior.

  • A implantação do Serviço Social se dá no decorrer desse processo histórico. Não se baseará, no entanto, em medidas coercitivas emanadas do Estado. Surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica (IAMAMOTO & CARVALHO, 2005, p.127) 


    LETRA B

  • Segundo Iamamoto (2011), a gênese do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão inscrita na divisão social do trabalho está relacionada ao contexto das grandes mobilizações da classe operária nas duas primeiras décadas do século XX, pois o debate acerca da “questão social”, que atravessa a sociedade nesse período, exige um posicionamento do Estado, das frações dominantes e da Igreja.

    Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social do laicato, para uma presença mais ativa da Igreja Católica no ‘mundo temporal’, nos inícios da década de 30. Na tentativa de recuperar áreas de influências e privilégios perdidos, em face da crescente secularização da sociedade e das tensões presentes nas relações entre Igreja e Estado, a Igreja procura superar a postura contemplativa (IAMAMOTO, 2011, p. 18).

  • Quase sempre que se atribui a questão processo histórico do SS, estamos nos referindo a gênese da profissão.

  • Quadrix 2018

    A implantação do serviço social no Brasil ocorreu na década de 1930 e baseou‐se na iniciativa do Estado de implantar medidas coercitivas para o controle das massas populares e da classe trabalhadora, com o objetivo de manter a ordem e a paz social. Errado

    A implantação do Serviço Social se dá no decorrer desse processo histórico. Não se baseará, no entanto, em medidas coercitivas emanadas do Estado. Surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica (IAMAMOTO & CARVALHO, 2005, p.127)