SóProvas


ID
975670
Banca
UEPA
Órgão
PC-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os servidores públicos, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA DO GABARITO ERA: E, POREM FOI ANULADA PORQUE ESTAVAM TODAS ERRADAS!!!

     e) Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição Federal, há pelo menos cinco anos continuados ou não, e que não tenham sido admitidos mediante concurso público, são considerados estáveis no serviço público.

  • Bem, acho que o fato de o "ou não" não ter sido posto não tornaria a questão falsa, torna-se-ia incompleta, mas não falsa. 

  • Acho que o gabarito preliminar era letra "C" 


    Não identifiquei o erro da "B"...

  • B) O servidor público estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    O erro está na palavra somente. Também poderá perder o cargo no caso de excesso de gasto.

  • A) Os particulares em colaboração com o Estado são Agentes Públicos, mas não são servidores públicos. Os servidores públicos são aqueles que ocupam cargo público perante a Administração Pública direta e indireta, estão sujeitos ao regime estatutário e são escolhidos através de concurso público.

    B) O servidor público estável somente perderá o cargo em virtude de Sentença Judicial transitada em julgado, Processo Administrativo em que se assegure a ampla defesa ou Avaliação Periódica de Desempenho (além da hipótese de corte de gastos do art. 169 da CF), ou seja, a alternativa está incompleta.

    C) Os celetistas e temporários são Servidores Estatais ou Agentes Administrativos, não são servidores públicos (vide letra A).

    D) O servidor reconduzido não terá direito a indenização.

    E) Art. 19, ADCT: Os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37 da Constituição, são considerados estáveis no serviço público.

    Todas as Alternativas estão incorretas.