-
Não entendi essa questão. Acreditei q fosse a letra "c", pois, sendo 3 incorretas, somente ela seria a certa, e dava tudo certo. Agora se só uma esta certa, ql é a certa então? Não entendi. o.O
Alguém pode me ajudar, por favor?
-
Olá, Juliana Gonçalves (http://www.questoesdeconcursos.com.br/colaborador/jugosili). Tudo bem?
Sinceramente, achei a questão confusa e não sei se usei o raciocínio adequado (por sorte ou não, eu teria acertado!).
Eu utilizei a seguinte linha de raciocínio:
1. Só UMA (...)
2. Só DUAS (...)
3. Só TRÊS (...)
4. As QUATRO (...)
Eu, simplesmente, atribuí um valor lógico (no caso, "V") a cada uma das opções (1 a 4), testando se resultaria numa implicação coerente. O uso do advérbio "só" (idem "apenas", "somente") causa, automaticamente, exclusão das outras afirmações, o que facilita estabelecermos um entendimento mais claro, do meu ponto de vista.
Veja bem: Se a afirmação 1 for verdadeira, pela própria redação da sentença, "Só UMA dessas afirmações é incorreta". Portanto, não há possibilidade de serem DUAS, TRÊS ou, muito menos, QUATRO.
Agora, tente fazer isso com a afirmação 2. Se a sentença "Só DUAS dessas afirmações são incorretas" for verdadeira, não há como ser UMA, TRÊS ou QUATRO. Correto? No entanto, apenas UMA afirmação estaria incorreta (ou melhor, verdadeira), que é a de número 2. Esse raciocínio segue de modo análogo para as afirmações de número 3 e 4.
Peço, desde já, desculpas se não pude atender a sua dúvida. Os demais colaboradores, por favor, ajudem-nos!
Bons estudos! Força, Foco e Fé.
-
O gabarito correto desta questão é a letra C.
-
A questão se refere a quantas afirmações, de fato, estão INCORRETAS.
Ou seja, no final, é necessário que tenha ao menos UMA correta. Se são 4 afirmativas, três delas estarão ERRADAS, e apenas UMA estará CERTA.
Temos quatro afirmações, sendo três INCORRETAS, e uma delas estará correta.
-
Só uma dessas afirmações é incorreta. F
Só duas dessas afirmações são incorretas. F
Só três dessas afirmações são incorretas. V
As quatro afirmações são incorretas F
É confusa, mas espero ter ajudado.
-
A começar pela última afirmação, vc não pode assumir que ela é verdadeira, pois teria uma contradição (diz-se da assertiva ser v e f ao mesmo tempo), já que se fossem as quatro afirmações incorretas estaria inclusa ela própria, certo? Logo, concluímos que a última afirmação é falsa. Se ela é falsa, pelo menos uma das outras três tem que ser verdadeira (negação da última). Quando fazemos o teste, assumindo a primeira verdadeira, depois a segunda e por último a terceira, vimos que só é coerente que a terceira seja verdadeira, senão teríamos mais contradições. Logo, a primeira e a segunda são também falsas. Então temos 3 incorretas.
-
Acho que a lógica não está nas alternativas e sim na pergunta. Se existem 4 afirmativas e somente uma está certa, então sobram três erradas. ;)
-
Vamos lá:
Considerando:
I – Só uma dessas afirmações é incorreta.
II – Só duas dessas afirmações são incorretas.
III – Só três dessas afirmações são incorretas.
IV – As quatro afirmações são incorretas
1º) São 4 afirmativas.
2º) Pelo o que está escrito em cada alternativa, não é possível que haja mais de uma correta. Se isso acontecesse, uma afirmativa entraria em contradição com a outra.
3º)
A afirmativa "I" está incorreta, pq se não estivesse, existiriam três afirmativas verdadeiras. Isso contraria o item 2º.
A afirmativa "II" está incorreta, pq se não estivesse, existiriam duas afirmativas verdadeiras. Isso contraria o item 2º.
A afirmativa "IV" está incorreta, pq se ela estivesse certa, estaria afirmando que ela própria está errada. Isso é uma contradição.
Como as afirmativas I, II e IV estão incorretas, o conteúdo da afirmativa III está correto, ou seja, dizer que "Só três dessas afirmações são incorretas." é correto.
É confuso, pq a utilização da palavra afirmativa na questão gera dificuldade de distinção entre o que se afirma e qual afirmativa está correta.