SóProvas


ID
97708
Banca
FCC
Órgão
DNOCS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação aos princípios orçamentários adotados no Brasil, é correto afirmar que o princípio

Alternativas
Comentários
  • Certo - é o que dispõe o princípio da não vinculação de receita, previsto no Art. 167, inciso IV, que tem várias exceções na própria CF, in verbis:"Art. 167. São vedados:IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo."
  •  

    Gente! o comentário do colega está certo. Mas...

    a Letra "E" também está CERTA.

    pois o princípio da Universalidade admite exceções sim. Vejamos.

    A Lei de Orçamentos compreenderá tôdas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. ( Princípio da Universalidade )

    Parágrafo único. Não se consideram para os fins deste artigo as operações de credito por antecipação da receita, as emissões de papel-moeda e outras entradas compensatórias, no ativo e passivo financeiros.

    Ou seja, podem haver Despesas que não foram previstas na LOA, um exemplo muito claro disso são as Despesas Extra-Orçamentárias que não são elencadas na LOA, pela sua impossibilidade de previsão.

  • Questão repetida pela FCC!

    Essa questão já tinha caido no concurso TRT18, de 2008! 

    Que falta!

    Pode reparar: Q26265
  • PARA EFEITO DE PROVA-

    O PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE NÃO ADMITE EXCEÇÕES NO TOCANTE À FIXAÇÃO DAS DESPESAS.

    Ele admite exceção quanto a inclusão de créditos adicionais, que não é fixar despesa.