SóProvas


ID
977107
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para a administração pública burocrática,prevalece o pressuposto da racionalidade absoluta, enquanto que, para a administração pública gerencial, considera-se:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. 
    As alternativas B, C, D e E são características da administração pública burocrática. 
    Comentário, alternativa A. A administração gerencial e, de forma perceptível, distinta da burocrática. Ela parte de princípios e pressupostos diferentes, com uma outra visão de funcionários, do Estado e da sociedade. Dentre as diferenças entre os dois modelos, elas podem ser resumidas da seguinte forma:
     Enquanto a administração publica burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia esta encarrega de garantir, a administração publica gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, em que os cidadãos afirmam suas posições ideológicas.

    Comentários, alternativas B, C, D e E.
    Administração Burocrática - 1936 até “1967”
    Características:
    ü Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista
    ü Criação do DASP
    ü Inspirado no modelo weberiano
    ü Acesso ao serviço público por mérito: criação do concurso público
    ü Profissionalização, idéia de carreira, hierarquia funcional
    ü Função orçamentária
    ü poder racional-legal: normas e procedimentos universais
    ü controle rígido e a priori dos processos administrativos
    ü princípio da desconfiança dos Administradores Públicos e dos
    “clientes”
    Administração Pública Burocrática- Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
     
    Podem-se fazer as seguintes contraposições entre os diversos tipos de Administração Pública: (i) se na Administração Patrimonialista inexiste controle, este está presente na Burocrática e na Gerencial; (ii) entrementes, o controle nas Administrações Burocrática e Gerencial não se assemelham: na primeira o controle é rígido e a priori; na segunda o controle é mais flexível e a posteriori; (iii) a Administração Patrimonialista é típica aos Estados absolutistas; a Administração Burocrática é típica aos Estados liberais; a Administração Gerencial, por sua vez, é típica aos Estados neoliberais; (iv) a centralização, na Administração Patrimonialista é absoluta, recaindo na figura do príncipe; na Administração Burocrática a centralização é relativa, existindo núcleos hierarquizados de competência; a Administração Gerencial repudia, em geral, a centralização, concedendo maior abono à descentralização.
    Fonte.https://bvc.cgu.gov.br/bitstream/123456789/3066/1/reforma_estado_tranparencia_democracia.pdf
    Fonte. http://jus.com.br/artigos/20206/reflexoes-sobre-os-impactos-do-gerencialismo-no-direito-administrativo-brasileiro
    Fonte. http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf
    Fonte. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fead.tce.mt.gov.br%2Fmod%2Fresource%2Fview.php%3Fid%3D1412&ei=nTkeUqOJKJO-9gSj0IHIDQ&usg=AFQjCNFydy2IwmapQvYchzpjkNHJRE8G4Q&sig2=YMkVJGQspKwpwNh3KFxe6Q&bvm=bv.51156542,d.eWU
  • Gabarito A


    Acabei indo por eliminatória, visto que as outras alternativas relacionam-se à administração burocrática.
  • Eu também Paula T. LETRA A

  • a) a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, em que os cidadãos afirmam suas posições ideológicas. (gerencial)

    b) o combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista. (burocracia)

    c) a via de acesso ao serviço público por mérito, com a criação do concurso público e a profissionalização por ideia de carreira. (burocracia)

    d) o poder racional-legal: normas e procedimentos universais. (burocracia)

    e) o controle rígido e a priori dos processos administrativos. (burocracia)

  • complementando....

    GERENCIAL---> Controle a posteriori,nos resultados

    BUROCRÁTICA-->Controle a priori,nos processos

    GAB.A

    errei essa bagaça!!

    força,guerreiro!

  • A letra C está totalmente relacionada a uma característica da BUROCRACIA que ainda permanece.




  • Gab a!

    características que visam demonstrar que o modelo rígido da burocracia nem sempre se amolda a diferentes situações imprevisíveis que podem aparecer.