SóProvas


ID
977644
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre as funções que integram o processo de planejamento governamental, aquela que consiste em fazer com que as tarefas sejam realizadas de acordo com o plano, organizando e distribuindo responsabilidades e delegando autoridades, é definida como:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    "O processo de planejamento compreende as funções de planejamento, execução, controle e avaliação. O planejamento, segundo Matias-Pereira (2007, p. 78), “é um processo dinâmico de racionalização coordenada das opções, permitindo prever e avaliar cursos de ação alternativos e futuros, com vista na tomada de decisões mais adequadas e racionais.” A execução consiste em organizar e distribuir tarefas de acordo com o plano e delegar autoridade para a execução. O controle é comparar as ações previstas determinada pelo plano com as realizadas e verificar se medidas corretivas foram tomadas em relação aos desvios. Após a avaliação dos resultados, um novo ciclo se inicia. Entender o planejamento como um processo implica em aceitar que não é uma atividade que se esgote na concepção de um plano, programa ou projeto."

    Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&cad=rja&ved=0CHUQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.pucminas.br%2Findex.php%2Feconomiaegestao%2Farticle%2Fdownload%2F3963%2F5352&ei=9e4pUrG1DIP-9QS9wIG4CA&usg=AFQjCNGtNioD4hqgc67qW1fyuR9a41ZstA&sig2=q4OQj4MdWHEhHuAvjnk8_g
  • Não há o que discordar dada a afirmação do colega, mas dizer que a Execução é responsável por delegar ela própria é no mínimo estranho...
  • Marco, meu amigo, é estranho realmente, mas é estranho pra nós, que estudamos administração geral, e vimos os processo administrativos. Aqui é administração pública, e os conceitos são diferentes mesmo.

    Azar o nosso que temos de estudar duas vezes.
  • Para complementar os estudos...

    O  processo  de  planejamento no setor público  compreende  as  funções  de  planejamento,  execução,  controle  e avaliação

    O planejamento, segundo Matias-Pereira (2007, p. 78), “é um processo dinâmico de  racionalização  coordenada  das  opções,  permitindo  prever  e  avaliar  cursos  de  ação alternativos  e  futuros,  com  vista  na  tomada  de  decisões  mais  adequadas  e  racionais.”  

    A execução  consiste  em  organizar  e  distribuir  tarefas  de  acordo  com  o  plano  e  delegar autoridade para a execução. 

    O controle é comparar as ações previstas determinada pelo plano com  as  realizadas  e  verificar  se  medidas  corretivas  foram  tomadas  em  relação  aos  desvios. 

    Após a avaliação dos resultados, um novo ciclo se inicia. Entender o  planejamento como um processo implica em aceitar que não é uma atividade que se esgote na concepção de um plano, programa ou projeto.

    Abraços e bons estudos