-
existem 'culturas' diferentes em uma organização distinguindo-se os grupos
-
Edgard H. Schein define cultura como o produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo, abrindo a perspectiva de poderem haver várias "culturas" diferentes em uma organização. O autor afirma que o problema em cultura organizacional é distinguir as particularidades daquele grupo social, dentro de uma cultura mais ampla.
Schein defende que cultura é aprendida e que se desenvolve com a experiência.
A definição de Schein para cultura fica sendo: um padrão de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo, a medida que ele aprende a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido e ser ensinado a novos membros , como uma forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Schein alerta ainda que o comportamento pode ser um reflexo da cultura ou também ser causado por contingências.
O autor define diferentes níveis de cultura:
(1) artefatos e criações, relativos ao ambiente físico e social, em geral visíveis mas não facilmente decifráveis;
(2) valores, em um nível mais alto de consciência ;
(3) pressupostos básicos, que são pré-concebidos, invisíveis e tidos como certos.
Bons estudos!!
-
Não entendi o erro da letra D. Alguém poderia explicar?
-
Sinceramente, também não consigo achar erro na Letra D. As normas dentro de uma empresa também determinam a cultura organizacional. Por isso que eu sempre digo que a disciplina administração vive se contradizendo, hora diz uma coisa, hora diz outra. TOTALMENTE SEM NEXO ESSA DISCIPLINA, CONCEITOS TOTALMENTE LOUCOS.
-
Daniela Silva e Breno José:
Segundo o Prof. Rodrigo Rennó: não são as normas que determinam a cultura, e sim a cultura que vai afetar que tipo de norma você vai ter.
Além disso, a alternativa fala de normas de grupos de trabalho. Poxa, quando um grupo de trabalho é criado ele tem objetivos definidos, e as normas criadas para este grupo devem ser orientadas para que os objetivos e metas sejam alcançados. A cultura é muito maior que isso, é a forma de pensar da organização, e afeta toda a organização em maior ou menor grau. Um grupo de trabalho formado terá suas normas constituídas para alcançar objetivos, não para determinar a cultura da instituição como um todo.
Bons estudos.
-
questão mal formulada, no meu ver tem mais de uma alternativa correta para definição de cultura organizacional........
-
A alternativa E não seria a definição de CLIMA ORGANIZACIONAL???
-
para quem ficou em duvida no item B
devemos lembrar que existem culturas fracas e que nem sempre existem valores dominantes entre elas.
-
Humm.. acho que o erro da letra "d" pode ser por que a questão se refere às normas que envolvem os grupos de trabalho.
O conceito diz que a cultura da empresa determina, melhor influência, a sua missão e visão, e não normas de grupos de trabalho. O chefe é que tem que dizer como a sua equipe deve trabalhar.
-
Pessoal vocês tem que pensar assim que a FCC, e também outras bancas, nem sempre pedem a única correta mas digamos assim a menos errada.
A) ERRADA - Não e importante verificar regularidades observadas no comportamentos dos indivíduos, pois o comportamento atual - ou melhor, sua dinâmica - poderá mudar sem necessariamente a cultura mudar. E a dinâmica dos comportamentos se refere mais ao Clima, que é justamente uma variável dependente da cultura. Numa pesquisa de clima a preocupação não estaria necessariamente no padrão de comportamento demonstrado.
B) ERRADA, CONTUDO NA VERDADE É "MENOS CERTA"- porque sim os valores são elementos da cultura, e há valores dominantes mas acredito que o erro está em dizer que sempre há valores dominantes, como se fossem sempre imutáveis também.
C) ERRADA - pois a cultura determina as políticas, e não necessariamente deriva de uma filosofia. Pode-se dizer que a cultura tem uma filosofia, mas não deriva dela. Pode derivar de uma filosofia pessoal (da "visão de mundo",o sonho, o ideal) que o fundador utilizou ao constuí-la no início, mas a cultura se forma depois e depende da interação e processo de socialização entre seus membros.
D) ERRADA - porque as normas são DETERMINADAS pela cultura, elas vem depois da cultura digamos assim, e consistem apenas em um de seus elementos.
E) É importante saber que podem haver subculturas dentro de uma organização que variam em pequenos aspectos. Por exemplo, cada departamento pode ter ritos e simbolos diferentes, uma vez que cada um tem objetivos específicos e/ou estilos de liderança diversos. Diferenças entre subculturas explica ainda a problemática de conflitos inter-grupais. A autores que dizem ainda que podem haver CONTRACULTURAS (Freitas)
-
A cara da CESPE!!, Deus é mais..rs
-
(...) O
reconhecimento de que acultura organizacional possui propriedades comuns não
significa, contudo, que não possa haver subculturas dentro da organização. A
maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos
de subculturas.
Fonte: Comportamento Organizacional - Stephen Robbins.
-
IMPOSSÍVEL! SÓ HA UMA CULTURA NA ORGANIZAÇÃO! O QUE PODE HAVER É VARIAS REAÇOES A ESSA CULTURA, OU SEJA, VARIOS CLIMAS! MAS A CULTURA É UMA SÓ!
-
As pessoas mesmo pertencendo à mesma cultura têm diferentes personalidades e comportamentos, isto também acontece com os grupos e organizações.Pode-se dizer que as organizações são sociedades mais pequenas, nos quais têm os seus próprios padrões distintos de cultura e de subcultura. Todos os diferentes padrões podem exercer influência nahabilidade total da organização em lidar com os desafios com que se depara
Para apreciar a natureza da cultura e da subcultura basta observar o dia a dia do grupo ou organização a que se pertence. Ascaracterísticas dessa cultura vão tornando evidentes à medida que se conheçam os padrões de interação entre os indivíduos, a linguagem que é utilizada, as imagens, e temas explorados na conversa, bem comoas rotinas diárias.
Muitas organizações têm culturas fragmentadas, em que as pessoas dizem uma coisa mas fazem outra. Muitas vezes como as ideias de algumas pessoas são diferentes de outras, para nãoexistir confronto entre essas pessoas, os responsáveis optam por preferir a harmonia no grupo, impedindo os membros da organização de resolver as suas diferenças de maneira aberta, adoptando umestilo de organização em que se coloca de lado ou se reprimem as diferenças. A cultura dessas empresas é criada e desenvolvida pelos processos sociais, imagens, símbolos e rituais. Com este método apenasse consegue criar uma superficial aparência de harmonia. A organização torna-se incapaz de lidar com problemas reais.
Dentro de uma mesma organização os grupos de profissionais têm sistemas devalores diferentes, tendo uma diferente visão do mundo. Os engenheiros podem não concordar com as pessoas de marketing. Além de que cada grupo pode ter uma linguagem própria deles. Pode-se verificar queas empresas de maior sucesso encontraram formas de quebrar estas divisões funcionais, deste modo todos os grupos orientam a suas actividades em volta de um referencial comum e de conjuntos integrados...
-
TIPOS DE CULTURA
Culturas Conservadoras ou Forte– são as mais enraizadas, que não se adaptam facilmente às mudanças.
Cultura Fraca – Quando não há uma identidade cultural em comum – ex: empresas recém inaugurada. Cultura Sólida (Forte).
Culturas Adaptativas – capacidade de se adaptar melhor às mudanças para que elas possam inovar – ideal atualmente.
Subcultura – parte menor de uma cultura, comportamento de uma parte dos funcionários de uma organização.
Contracultura – Pessoas com comportamentos ruins que prejudica a empresa = subcultura negativas.
Cultura (subsistemas- quando a direção geral consegue gerenciar a cultura – parte do todo) ou (superestruturas – quem manda, quem dita regras para a gerência é a Cultura).
-
PERGUNTA MAL FEITA DA PORRA
-
GABARITO: E.
a) o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos. NÃO
b) sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional - A CULTURA CARACTERIZA OS VALORES E NÃO O CONTRÁRIO
c) a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização. - A FILOSOFIA DERIVA DA CULTURA E NÃO O CONTRÁRIO
d) as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura. - A CULTURA É DETERMINANTE NAS NORMAS E NÃO O CONTRÁRIO
E) A cultura não é uniforme por toda a organização, havendo:
Cultura dominante - que representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização
Subculturas - que são valores compartilhados por grupos específicos da organização.
Cultura forte - compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários.
Cultura fraca é aquela que não está amplamente enraizada em todos os membros, por isso eles possuem várias divergências sobre suas questões culturais centrais, gerando baixo impacto no comportamento dos funcionários.
Culturas adaptativas elas se adaptam mais facilmente a mudanças de padrões, paradigmas, normas, comportamentos, etc.
Culturas conservadoras são justamente o contrário: favorecem a manutenção das coisas do jeito que estão. Nela, as ideias certas são as que já existem, os paradigmas devem ser mantidos
-
O CESPE e a FCC pensam diferente?
Q436459 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ANTAQ Prova: Técnico Administrativo
No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue o item que se segue.
A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.
GAB errado - fundamentação, só existe uma cultura dominante e várias subculturas.
FCC
e) pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.
Certo - fundamentação - a questão menciona uma cultura mais ampla (dominante) e "culturas" diferentes (entre aspas), será que queria dizer subculturas com as referidas aspas??!
Mais uma vez a banca complicando o simples.
Comentando as demais alternativas:
a) o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos. (regularidades?? não acho pertinente)
b) sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional (a cultura que caracteriza os valores)
c) a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização. (a filosofia que deriva da cultura)
d) as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura. (a cultura que determina as normas)
-
É a tal da subcultura ou contracultura.