SóProvas


ID
97777
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.
I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.

II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.

III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.

IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.

V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder.
  • Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar. CORRETOII. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas. CORRETOIII. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa. CORRETOIV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança. CORRETOV. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito. FALSOResposta: letra "e"
  • Esta questão é passível de anulação, haja visto que na assertiva II, não são todos os gerentes que adotam atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas. Esta colocação rotula toda uma classe de profissionais.Na minha opnião a assertiva II está errada, a opção correta é a I III e IV - portanto questão sem resposta correta.
  • A questao | não pode estar correta, pois a liderança não decorre do cargo.

    a liderança é situacional! em um grupo de trabalho, de acordo com as necessidades de cada circunstancia ou momento que a organização passa, podem se levantar diferentes líderes, independente da posição que ocupam. O líder, não necessariamente é aquele que ocupa o cargo de superior ou dechefe, pode ser qualquer um do grupo. É oir isso que muitas empresas adotam o trabalho em equipe,para que em cada circunstancia se levante naturalmente um líder no meio do grupo. Jonh Maxwell diz, que "o líder é aquele para quem todo o grupo olha quando alguem faz uma pergunta."

  • Ola,

    Líder decorre de autoridade formal do cargo?! Como assim?  Eu não entendi.

  • Olá, pessoal, gostaria de deixar uma dúvida, que talvez álguém possa sanar. A meu ver, liderar não é distinto de gerenciar, pelo simples fato de que quando você lidera um grupo, uma empresa, ou qualquer tipo de organização... se não houver um gerenciamento, uma administração dos fatos, pessoas, de um modo correto e competente a liderança é falha. Achei essa questão um tanto polêmica.

  • Para o item V ficar correto, deveria ser da seguinte forma:

    O líder tem uma visão de longo prazo; o gerente, perspectiva de curto prazo. O líder faz as coisas certas, o gerente as coisas direito.

     Dessa forma, existe uma grande diferença entre gerentes e líderes, uma distinção marcante entre aqueles que dominam o contexto e aqueles que se rendem a ele. Falando um pouco mais sobre as diferenças entre gerentes e líderes, podemos dizer que: O gerente prioriza estruturas e sistemas; o líder prioriza pessoas. O gerente mantém; o líder desenvolve. O gerente controla; o líder possibilita gestão compartilhada. O gerente depende de controle; o líder inspira confiança. O gerente administra; o líder inova. O gerente tem uma visão de curto prazo; o líder, perspectiva de futuro. O líder deve conhecer e praticar as seguintes ações: gostar de pessoas, saber ouvir; priorizar as pessoas; ajudar os funcionários a gerenciar seu próprio trabalho; saber aproveitar e perceber as características individuais e do grupo, promovendo o seu desenvolvimento; ter o poder de transformar bandos, grupos, equipes em times de trabalho; projetar visão compartilhada, auxiliando as pessoas a ver o todo; dar feedback; saber avaliar com a razão, e não com a emoção; ser independente; tomar decisões; ser ético e profissional; entre outras.

    Em resumo, a diferença entre líderes e gerentes é que o primeiro preocupa-se com perspectivas de longo prazo, não perspectivas de curto prazo, foca as pessoas e não os sistemas, desafio o status quo ao invés de aceitá-lo, e exerce confiança e não o controle.
     

  •  Questão absurda. Mais uma pérola FCC

     

    O Líder não necessariamente é o gerente, então sua influência não é decorrência da autoridade formal do cargo.

  • Concordo com o comentário anterior, mais uma pérola da FCC!
    Segundo o livro do Chiavenato, Administração Geral e Pública, (ao falar de liderança), existem vários graus de influenciação, que vão desde a coação, persuasão, sugestão e emulação. Por essa linha de pensamento a alternativa I estaria errada.
  • V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.

    O gerente tem uma visão a curto prazo; o líder tem uma perspectiva a longo prazo.

    O gerente faz a coisa da forma certa; o líder faz a coisa certa.

    [Trecho escrito por Joan Goldsmith e Warren Bennis, professores da University of Southern California e publicado no livro "Adapte-se ou Morra".]

  • II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas. (CERTA)

    Atitudes rumos a metas

    Para os gerentes suas metas são as metas da organização, da cultura, da empresa. Metas gerenciais surgem de necessidades, não de desejos. Não há espaço para metas pessoais, desejos próprios de mudança. Seu comportamento é impessoal, até passivo em relação a metas.

    Já os líderes criam idéias. Não esperam surgir necessidades sobre determinado assunto para a partir daí buscar uma solução. Eles enxergam a frente, buscam criar, inovar, surpreender o tempo todo, influenciam e se deixam influenciar pelo seu time. Em geral tem um comportamento mais agressivo, mais pró-ativo.

    Gerentes e Líderes qual a diferença? Baseado no artigo de Abraham Zaleznik em 1977

    Meu povo, passa em concurso aqueles que abrem a mente a novos entendimentos e procura o livro ao qual a banca tirou a questão. Será que ainda ninguém aprendeu isso? Enquanto isso eu pego as suas vagas.



    mEU POV .

     

    Gerentes e Líderes qual a diferença?

    Baseado no artigo de Abraham Zaleznik em 1977

     

  • I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.  

    A Liderança envolve um processo de influência, as diferenças tendem a centrar-se em torno de se a liderança deve ser não-coercitiva (o oposto de usar autoridade, recompensas e castigos para exercer influência sobre os seguidores ou liderados) e se é distinta de gerenciamento.

    Para Abraham Zaleznik, da Harvard Business School, lideres e gerentes são tipos muito diferentes. Eles diferem em motivação, história pessoal e no modo de pensar. Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas.

    Em toda situação que alguém procura influenciar o comportamento de outro indivíduo ou grupo, há liderança. Assim, em outro momento da vida, todos tentam exercer liderança, quer em suas atividades na empresa, quer em suas atividades pessoais.

    Liderança é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização de seus próprios objetivos

    Não-coercitivo,  quer dizer, o líder contribui para a criação e atua na inovação. Ele cria novas abordagens para problemas de longa data e deixa as questões abertas para novas opções. Ele coloca-se em risco, lidando com diferentes pessoas, conflitos e hierarquias.
     
     
    O gerente já barganha; e por outro lado, usa recompensas, castigos e outras formas de coerção.



     

  • III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização

    Está escrito isso em algum livro?

    Talvez seja o Capital Intelectual (Humano), aí incluído o líder... mas daí a dizer o Líder é o componente mais estratégico da empresa e o responsável pelo sucesso, achei meio forçado!!! 

    Salvo... se tiver escrito em algum livro de algum autor qualquer... como sempre, prevalecendo sobre qqr noção prática de Adm.

    Abs,

    SH.
  • Item III - Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.

    Como especialista em Gestão de Pessoas (FGV) - Descordo da Afirmação... Concordo que seja Um dos Componentes mais Estratégicos e Um dos princípais responsáveis pelo desenvolvimento de pessoas e sucesso da empresa.

    Lembrando que a Teoria da Contingência – Enfatiza que não há nada de absoluto nas Organizações ou na Teoria Administrativa. Não se pode afirmar que o Líder é o componente mais estratégico da organização, deve-se ter me mente que as Organizações são diferentes Uma das Outras. O que funciona em Uma necessariamente pode Não Funcionar em Outra.

    Acredito que o Sucesso da Empresa é devido a um conjunto de fatores, dos quais o Líder representa Um destes fatores, porém a Sinergia da Organização é que faz com que ela obtenha Sucesso Empresarial, e Não Um Indíviuo por si Só.

    Peço Perdão se falei alguma besteira... Se souberem o Autor que escreveu isso e puderem mencionar...
     
  • I. Liderar envolve um processo de influência não coercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar. 

    Concordo com parte da assertiva I, mas dizer que liderar decorre da autoridade formal do cargo é um absurdo!!!!! 

    Talvez pudesse acertar em virtude de eliminação de outras alternativas, mas marcaria com essa ressalva!
  • A gente faz uma série de questões da FCC afirmando que a liderança não decorre necessariamente de um cargo, pra de repente a gente se deparar com uma questão dessa dizendo que "Liderar envolve um processo de influência não coercitiva decorrente da autoridade formal do cargoe ainda é considerada correta? Então por que na questão Q23612 a FCC tinha outro posicionamento e declarou como errada a alternativa que dizia que liderança é uma "autoridade legal necessária para o exercício eficiente da direção de uma organização"? Numa hora a FCC relaciona Liderança a Autoridade Formal, noutra hora não.
    FCC, faça-me o favor! =/
    Administração Geral, deixe de ser tão vaga e simplista! =/
  • Gerentes: 
    •Tomam uma atitude impessoal e passiva
    em relação aos objetivos;
    •Negociam e tomam atitudes coercitivas;
    •Evitam o risco;
    •Preferem trabalhar com pessoas, mas
    com pouco envolvimento emocional;
    •Focam em processos, no "como" as
    decisões são tomadas, ao invés de
    "quais" decisões devem ser tomadas.

    Líderes: 


    •Tomam uma atitude ativa e pessoal em
    relação aos objetivos;
    •Buscam novas abordagens para os
    problemas;
    •Procuram o risco quando as
    oportunidades são interessantes;
    •Se relacionam com as pessoas de modo
    direto e com empatia;
    •Focam nos pontos importantes dos
    eventos e decisões;
    •Moldam as idéias ao invés de reagir a
    elas. Alteram percepções e expectativas.


    fonte: Noções de Administração p/ TRF-2°Região
    Teoria e exercícios comentados
    Prof. Rodrigo Rennó – Aula 01
  • Pessoal, em relação a afirmação da letra E, que está errada, encontrei o seguinte artigo que acreditei servir de fundamento para o porquê da questão estar errada:

    http://www.saiadolugar.com.br/empreendedorismo/voce-sabe-diferenciar-um-gerente-de-um-lider/

    O gerente administra; o líder inova.

    O gerente é uma cópia; o líder é um original.

    O gerente mantém; o líder desenvolve.

    O gerente aceita a realidade; o líder a investiga.

    O gerente concentra-se em sistemas e estrutura; o líder enfoca as pessoas.

    O gerente depende de controle; o líder inspira confiança.

    O gerente tem uma visão a curto prazo; o líder tem uma perspectiva a longo prazo.

    O gerente pergunta como e quando; o líder pergunta o que e por quê.

    O gerente fica de olho nos resultados financeiros; o líder fica de olho no horizonte.

    O gerente imita; o líder cria.

    O gerente aceita o status quo; o líder o desafia.

    O gerente é o clássico bom soldado; o líder é ele próprio.

    O gerente faz a coisa da forma certa; o líder faz a coisa certa.

    [Trecho escrito por Joan Goldsmith e Warren Bennis, professores da University of Southern California e publicado no livro "Adapte-se ou Morra".]



     

  • GABARITO: E

    Vamos analisar cada um dos itens:

    ITEM I. Liderar é um processo não coercitivo, como afirma a questão,mas não decorre necessariamente da autoridade formal do cargo. Gerenciar é que decorre da autoridade do cargo. Item errado, mas que foi considerado correto pela banca. Então lembre: para a FCC, isso pode ser considerado certo!

    ITEM II. Os gerentes são frios e apenas buscam cumprir os objetivos ditados pela organização. Os líderes possuem uma visão e tomam atitudes pessoais em relação a ela. É isso que está dito nesse item, com outras palavras. Item certo.

    ITEM III. Certo. O líder é um componente estratégico da organização e é responsável pelo seu desenvolvimento. É questionável se ele é “o componente mais estratégico da organização”, mas quando você ver coisas extremamente positivas sobre coisas tidas pelo senso comum como positivas, considere a possibilidade de aceitar. Provavelmente existirá algum autor de administração que usou exatamente essas palavras, e é nele que a Banca está se  baseando.

    ITEM IV. Gerenciar está ligado ao projeto e execução de planos, dando ordem à organização. Liderar está ligado à gestão das mudanças. Item certo.

    ITEM V. Errado. O certo seria: o gerente tem uma visão de curto prazo. O líder tem uma visão de longo prazo. O gerente faz certo as coisas (direito). O líder faz as coisas certas.

    Na ausência de uma resposta que considere corretos os itens II, III e IV, vamos com a única que inclui os três. Trata-se da alternativa E.

    COMENTÁRIOS: Professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos
  • Partindo desses pressupostos, o líder é eficiente;o gerente é eficaz.

  • A FCC às vezes faz cada palhaçada que vou te contar... Impôs 3 incoerências nas alternativas, indo totalmente de encontro à teoria. 


    Item I - líder decorre da autoridade formal do cargo? que erro grosseiro. É sabido que: Gerente detém autoridade e Líder detém Poder.


    Item II - se o gerente é eficiente, prioriza sistemas e estruturas e controla, por qual motivo ele seria "passivo" em relação às metas? São 2 posicionamentos divergentes e contrários. Imaginar que a questão "quis dizer isso ou aquilo" é meramente interpretativo.



    Item III - generalização de que o líder é o componente "mais estratégico" .


  • Outro lixo de questão. 

  • não gosto muito das questões da FCC de Administração, me faz achar que nunca fui uma boa Administradora... mass bora lá:

    I- como ela não trouxe um SOMENTE então ela considerou certa, lembre-se de que podemos ter um líder por conta do cargo que exerce, exemplo um presidente que se torna um líder da nação imposto pelo cargo, quando ele deixa seu cargo como a Dilma deixa de ser líder, mas tem aquele líder carismático que ele deixa de ser um presidente e mesmo assim muitas pessoas ainda o seguem pois ele se tornou um líder carismático: lula, hitler etc...    e se dintingue de um Gerente porque nem todo gerente sabe liderar, ser um bom líder.

    “Há uma profunda diferença entre gerência e liderança, e ambas são importantes.  Gerenciar significa concretizar, realizar, ter responsabilidade para conduzir. Liderar é influenciar, guiar em uma direção, curso, opinião. A distinção é crucial”- Warren Bennis

    IV- ele trocou o gerente faz a coisa direito e o líder a coisa certa

     

  • Eliminei de cara a I por causa do "decorrente da autoridade formal do cargo" >(

  • Acertei porque não briguei com a questão/banca. Mas discordo do gabarito. O inciso I não é verdadeiro.

  • A afirmativa I está errada.

    Liderar não tem relação nenhuma com autoridade formal do cargo.

    É a velha história: tem chefe que não é líder, tem líder que não é chefe.

     

    Liderar, segundo Daft, é a capacidade de influenciar pessoas para o atingimento de metas organizacionais.

  • existem milhões de doutrinas e teorias sobre administração geral...temos que acrescentar mais uma aos estudos: a doutrina da FCC que é propria, flexível (muda de acordo com a prova ou a questão) e contraditória (uma hora está de acordo com a doutrina geral, outra hora não).

     

     

  • Essa questão só pode ter sido anulada. Impossível acertar. 

    Gerentes tendem a ter atitudes passivas e impessoais?

    O líder tem perspectiva de curto prazo e o gerente de longo?

    Literatura própria dos formuladores de questão da FCC, não há outra hipótese.

     

     

  • Para Hickman (1991), as palavras "gerente" e "líder" são metáforas que representam dois lados opostos de um mesmo contínuo.

     

    O gerente é aquele que representa o lado mais analítico, estruturado e organizado e tem características comportamentais de quem se preocupa em garantir a continuidade da empresa no tempo. Já o líder é responsável pela mudança do status quo, significando o lado mais prático, visionário, flexível, não controlado e por vezes até mais criativo das organizações.

     

    Bennis (1996) descreve as principais distinções que caracterizam comportamentos de gerentes e líderes:

     

    - o gerente administra; o líder inova;

    - o gerente é uma cópia; o líder é original;

    - o gerente focaliza-se em sistemas e estruturas; o líder focaliza-se nas pessoas;

    - o gerente apóia-se no controle; o líder inspira confiança;

    - o gerente tem uma visão a curto prazo; o líder tem uma perspectiva a longo prazo;

    - o gerente pergunta como e quando; o líder pergunta o quê e por quê;

    - o gerente tem os olhos sempre nos limites; o líder tem seus olhos sempre no horizonte;

    - o gerente limita; o líder dá origem;

    - o gerente aceita o status quo; o líder o desafia;

    - o gerente é o clássico bom soldado; o líder é a sua própria pessoa;

    - o gerente faz certo as coisas; o líder faz a coisa certa.

     

    Daí, podemos inferir que a afirmativa V está incorreta. Logo, está correto o que se afirma APENAS em I, II, III e IV.

     

    Comentário Adriel Sá.

  • Tipo assim, acertei porque os itens II, III e IV estão totalmente certos e o V está totalmente errado... Mas considerar a assertiva I correto é algo que vai contra o bom senso comum...
  • A I quer dizer que, quando um líder está em uma posição formal de chefia, não faz uso de seu poder coercitivo. Portando, está correta.

  • Ta errado e desatualizado. Não quero saber, subordinados são hoje a peça fundamental da organização.

  • Erro da V: o gerente quer arrumar as coisas a curto prazo, quer resultado. O líder faz as coisas a longo prazo, quer mudança.