-
- Eficiência = fazer certo a “coisa”, pois em se fazendo o contrário – fazer errado a “coisa”, estaremos provocando perdas de tempo e recursos (retrabalho, desperdício), contrariando os princípios da eficiência; um segundo clichê muito utilizado para definir eficiência é ‘fazer mais com menos‘, que traz embutido o sentido de economia racional. Sabemos da existência de – ‘parâmetros’ ‘padrões’, ‘indicadores’, ‘níveis’, ‘graus’... - de eficiência que balizam as ações nos mais variados processos onde se almeje uma eficiência aceitável, resultante da qualidade da força de trabalho ou racionalização de recursos e medida pela relação entre quantidades produzidas sobre recursos empregados, sendo a contrapartida, a quebra da expectativa no que é esperado da habilidade com foco no desempenho e produtividade, que apontam para a conformidade do produto ou serviço. Como exemplo de falta de eficiência, citaremos a fabricação de uma geladeira que esteja muito acima dos padrões de custos praticados no mercado.Eficácia = ‘fazer a “coisa” certa’, pois em se fazendo o contrário, estaríamos ‘fazendo a “coisa” errada’, a “coisa” que não deveria ter sido feira, “coisa” fora de lugar e hora, “coisa” a ser empreendida de forma diferente, em outras palavras: deveríamos fazer outra “coisa” que não esta. Sabemos da existência de – ‘parâmetros’, ‘padrões’, ‘indicadores’, ‘níveis’, ‘graus’... - de eficácia que balizam as ações nos mais variados processos onde se almeje a eficácia aceitável, resultante da relação entre metas alcançadas sobre metas pretendidas. Na falta da eficácia estamos quebrando expectativas no que era esperado de uma atitude correta, e pecando contra o nível de satisfação esperado na conformidade do processo.Fonte:http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Eficiencia_Eficacia_e_Efetividade.htm
-
Credo. A questão nem falou se o primeiro funcionário utilizou a melhor técnica para resolver o problema para ele ter sido eficiente. Acredito que não. Creio que o segundo funcionário é que foi eficiênte, pois foi capaz de resolver o problema da melhor forma possível.
-
O primeiro foi eficiente quando resolveu utilizar recursos disponíveis.
O segundo foi eficaz quando resolveu observar e focar na melhor maneira de alcançar o melhor resultado/objetivo, que era acabar com vazamento.
-
EFICÁCIA= RESULTADOS EFICIÊNCIA= PROCESSOS
-
Que exemplo interessante!
-
Ao ver a inundação e correr para pegar o balde e o pano ele fez a coisa certa... pois foi rápido resolver a situação...
O outro ao ir pesquisar foi de certa forma fazendo a coisa errada... até ele sanar o problema de vez, então ele foi eficaz pq ele conseguiu resultado... mas se ele ficasse duas horas procurando o problema e não achasse, e tudo estivesse estragado neste meio tempo, ele seria demitido por ser malukete.
Resumo... o certinho faz conforme a norma e não se arrisca... nunca se destacará, mas dificilmente vai se complicar
O "resolvedor" se arrisca dentro da responsabilidade que tem, o problema que essa linha é tênue, e o sucesso do fracasso depende do resultado
-
Não achei a atitude do primeiro eficiente, afinal ele ia limpar milhares de vezes e não iria resolver o problema e tampouco seria a melhor forma de se resolver (seria tampar o sol com a peneira).
Ou seja, seria custoso e improdutivo, portanto, não seria eficiente. Se a questão mencionasse as atitudes dos dois (em conjunto) ai sim, seriam eficientes e eficazes!
Massss, como estamos aqui para estudar para concurso, está tudo lindo FCC, contando que consigamos responder por eliminação está ótimo!
Se eu estiver viajado no comentário, me avisem!
-
O primeiro funcionário, imediatamente, corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente:
Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Pouco tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um "enxugador de gelo" eficiente, mas que não realiza tarefas eficazes.
O segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro da sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento: este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou antes de executar. Ele fez o que era esperado para se fazer, para solucionar o caso com a máxima produtividade.
Fontes:
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/
http://negociosecarreiras.com.br/o-que-sao-eficiencia-eficacia-e-efetividade/
-
Entendo que o primeiro foi eficiente porque usou o recurso que tinha e alcançou o resultado.
O segundo foi eficaz porque encontrou a origem do problema e o cessou.
-
Fiz relação com a atividade meio e fim. O primeiro funcionário utilizou recursos para tratar um problema decorrente do vazamento, mas obviamente não o resolveria, enquanto que o segundo encontrou um meio para dar um fim ao vazamento.
-
Correlata=Q46149.
-
O 1º fez papel de cachorro; o 2º de gato.