SóProvas


ID
97798
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos é o

Alternativas
Comentários
  • • Diagrama de Pareto,(ou diagrama ABC)È um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto ,isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.• Histograma É uma representação gráfica da distribuição de frequências de uma massa de medições, normalmente um gráfico de barras verticais.• Diagrama de Causa e Efeito (ou Ishikawa, forma de espinha de peixe)Este diagrama também é conhecido como 6M pois, em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes:• Método • Matéria-prima • Mão-de-obra • Máquinas • Medição • Meio ambiente Este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética(melhor visualização).O diagrama pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, que apresenta uma estrutura mais complexa, não hierárquica.• Gráficos de DispersãoConstitui a melhor maneira de visualizar a relação entre duas variáveis quantitativas. Coleta dados aos pares de duas variáveis para verificar a existência real da relação entre essas variáveis.• FluxogramasÉ uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.Não confundir com Organograma, que é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.
  • O Diagrama de Ishikawa leve este nome em homenagem ao seu criador, Kaoru Ishikawa, que desenvolveu esta ferramenta na década de 40. Ela se apresenta como uma ferramenta de qualidade muito eficiente na identificação das causas e efeitos relacionados com a maioria dos problemas detectados em uma organização. A exemplo do que ocorre na maioria das empresas, os pontos fracos acabam por gerar inúmeras dificuldades e problemas operacionais, com grandes e inevitáveis reflexos negativos sobre o meio organizacional.

    Alguns fatores são apresentados por sentar que concorrem para o efeito que será estudado. As causas ou fatores complexos podem ser decompostos em seus mínimos detalhes, sem com isso perder a visão de conjunto. Normalmente, os processos são analisados a partir de seis grandes grupos de fatores:


    Máquina = inclui todos os aspectos relativos às máquinas, equipamentos e instalações, que podem afetar o efeito do processo

    Método = inclui todos os procedimentos, rotinas e técnicas utilizadas que podem inteferir no processo e, consequentemente, no seu resultado.
    Material = inclui todos os aspectos relativos à materiais como insumos, matérias-primas, sobressalentes, peças, etc, que podem interferir no processo e, consequentemente, no seu resultado.
    Mão de obra = inclui todos os aspectos relativos ao pessoal que, no processo, podem influenciar o efeito desejado.
    Medida = inclui a adequação e confiança nas medidas que afetam o processo como aferição e calibração dos instrumentos de medição.
    Meio ambiente = inclui as condições ou aspectos ambientais que podem afetar o processo, além disso, sob um aspecto mais amplo, inclui a preservação do meio ambiente.
     

  • Diagrama de Causa e Efeito

     

    Dicas para montar o Diagrama de Causa e Efeito:

    a) Reuna os envolvidos e peça sugestões (brainstorming);

    b) Faça perguntas usando as grandes causas como catalisadores;

    c) Chegue a um consenso com os envolvidos;

    d) Defina a causa específica com poucas palavras.

     

    Para construção do Diagrama de Causa e Efeito, um caminho é o uso dos “5 por quês”.

     

     

  • Às vezes, basta ficar mais atento ao enunciado que ele mesmo responde a pergunta:
    "aquela que permite estruturar hierarquicamente as CAUSAS potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus EFEITOS sobre a qualidade dos produtos"
    é só procurar a alternativa e marcar!
  • Errei porque achava que o diagrama causa-efeito não possuia relação hierárquica. Mas pelo que os colegas falaram... pode ter sim!! Bom... mais uma que aprendi!

  • Acho covardia colocar a opção "diagrama de pareto" e "diagrama de causa-efeito" entre possíveis alternativas. Ambos estruturam hierarquicamente as causas, a curva ABC com priorizações de importância e o causa-efeito também.

  • O diagrama de Pareto é uma técnica de priorização das informações, dando 

    uma  ordem  hierárquica  de  importância.  Esta  técnica  permite  estabelecer  dois 

    grupos  de  causas  para  a  maioria  dos  processos.  Uma  grande  quantidade  de 

    causas  (ordem  de  80%)  contribui  muito  pouco  (ordem  de  20%)  para  os  efeitos 

    observados.  Uma  pequena  quantidade  de  causas  (ordem  de  20%)  contribui  de 

    forma  preponderante  (ordem  de  80%)  para  os  efeitos  observados.  O  primeiro 

    grupo  é  denominado  “maiorias  triviais”  e  o  segundo  grupo  de  “minorias 

    essenciais”. 

    Esta  técnica  utiliza  uma  abordagem  de  classificação  para  enumerar  as causas  de  acordo  com  suas  contribuições  para  atingir  um  dado  efeito.  A  causa mais  recorrente  é  vista  do  lado  esquerdo  do  diagrama  e  as  causas  menos 

    recorrentes  são  mostradas  em  ordem  decrescente  do  lado  direito. 

    Diagrama  de  Ishikawa é  uma  ferramenta  gráfica  utilizada  pela administração  para  o  gerenciamento  e  o  controle  da  qualidade  em  diversos processos,  e  também  é  conhecido  como  Diagrama  de  Causa  e  Efeito  ou Diagrama Espinha de peixe. 
    Esse  sistema  permite  estruturar  hierarquicamente  as  causas  potenciais  de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

    Agora,por favor, por que A está errada ? 


    fonte:
    ponto
    ADMINISTRAÇÃO GERAL– TEORIA E EXERCÍCIOS 

    TÉCNICO DO MPU – ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO 



  • O que me fez matar a questão foi o enunciado dizendo ser um controle da QUALIDADE.
    Os outros métodos citados são de controle quantitativo e não qualitativo...





    O Senhor é Rei!!!


  • Comentário do professor aí, QC!

  • Fluxograma  representa o caminho percorrido nos vários departamentos da organização.

     

    Organograma representa a estrutura formal de uma organização.

  • Diagrama de Pareto - Demonstra que em muitos casos, a maior parte das perdas é devida a um pequeno número de defeitos considerados vitais.

    Histograma – Tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria. É um gráfico de representação de uma série de dados.

    Diagrama de Causa-Efeito – Técnica visual que interliga os resultados (efeitos) com os fatores (causas).

    Gráfico de Dispersão – Demonstra o que acontece com uma variável quando a outra muda, para identificar possíveis relações de causa e efeito.

    Fluxograma – Ilustração sequencial de todas as etapas de um processo.

    Fonte: anotação de aulas + definições google.