SóProvas


ID
978007
Banca
FEC
Órgão
ANS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As classificações orçamentárias permitem a visualização da despesa sob diferentes enfoques e abordagens, conforme o ângulo que se pretenda analisar. Cada uma delas possui uma função ou finalidade específica e um objetivo original que justificam sua criação e pode ser associada a uma questão básica que se procura responder. A classificação que responde à indagação “Em que área” de ação a despesa será realizada é a classificação:

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    7.3.3.3. Classificação qualitativa – funcional
    A classificação funcional da despesa tem como principal finalidade permitir a consolidação nacional dos gastos do setor público. Ela fornece as bases para a apresentação de dados estatísticos informando sobre os gastos do Governo nos principais segmentos em que atuam as organizações do Estado. Essa classificação também é conhecida como classificação para os cidadãos.
    De acordo com os Manuais de Despesa Nacional da STN/SOF, a classificação funcional é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de governo.
    Para os MTOs/SOF, a classificação funcional, por funções e subfunções, busca responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada. Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.
    Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.
    ATENÇÃO  A classificação funcional é de uso comum e obrigatório para a União, estados e municípios.
    A classificação funcional-programática evoluiu para classificação funcional e por programas, conforme ensina James Giacomoni (2008),
    a classificação funcional associada à classificação por programas vigorou até o exercício de 1999, no caso dos orçamentos da União, dos Estados e do Distrito Federal, e até o exercício de 2001 nos orçamentos municipais. A partir dos referidos exercícios, por determinação de portarias do Governo Federal, retornou-se à classificação por funções e subfunções separada da classificação por programas.38
    A atual classificação funcional compreende 28 funções, a seguir relacionadas, e 111 subfunções.