SóProvas


ID
97801
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à qualidade e à produtividade nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, pois de nada adianta qualidade sem produtividade.

II. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes externos e os clientes internos.

III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos.

IV. No início da era industrial, a preocupação dos gestores estava voltada para os volumes de produção. Com o aumento da competitividade surgiu a medição da produtividade, que até a segunda guerra mundial era entendida como razão entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produção.

V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Para mim a III e a V são excludentes. Então eu daria a letra E como a correta.

    III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos.

    V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída.

    Acredito que a definição dada na V não é "...uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente...", em face ao que se afirma na III.
  • letra A.

    Acho que quem for comentar tem que citar a letra do gabarito
    da questão e depois sim defender um outro que queira.
  • Sobre o item V
     


     
    Este conceito durou por muito tempo, mas com a competição saindo do âmbito das indústrias e partindo para a comparação entre países, este conceito evoluiu e se tornou mais abrangente, e também mais confuso. Hoje podemos afirmar que mais fácil entendermos a importância da produtividade que o seu significado.
    Uma das formas mais simples de se definir produtividade é como sendo a razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída. De outra forma
    : Produtividade = (saída/ entrada).


    Ex1: 10 unidades de saída para 4 unidades de entrada, logo temos-> 10/4=2,5       Produtividade foi boa!!

    Ex2:  4 unidades de saída para 10 unidades de entrada, logo temos-> 4/10=0,4      Produtividade não foi boa!!

    O resultado desta pequena equação nos diz quantas unidades de “saída” conseguimos obter para uma unidade de “entrada”.



  • Produtividade     Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência como com a eficácia.

     
          Um hospital, por exemplo, é eficiente quando consegue atender com sucesso às necessidades de seus clientes. E ele é eficaz quando faz isto com baixo custo. Se o hospital consegue obter um resultado melhor com seu atual quadro de pessoal, reduzindo a média de internação dos pacientes ou aumentando os contatos diários com estes, dizemos que ele conseguiu uma eficiência produtiva. Uma empresa é eficaz quando atinge suas metas de vendas ou de participação no mercada, mas sua produtividade também depende de alcançar essas metas com eficiência. As medidas mais comuns de eficiência organizacional incluem o retorno de investimento, lucro por valor de venda e resultado por hora de trabalho.

          
     

  • Sobre o comentário do Denis Carlos,

    O que ele falou sobre eficiência e eficácia, eu acredito que seja o contrário:

    EFICÁCIA:  grau de alcance das METAS programadas em um determinado período de tempo,  independentemente  dos  custos  implicados.  Quanto  mais  alto  o  grau  de  realização  dos objetivos e metas, mais a organização é eficaz. 

    EFICIÊNCIA:  relação entre PRODUTOS  (bens e serviços) gerados por uma atividade e os CUSTOS dos insumos empregados, em um determinado período de  tempo. Uma organização é eficiente  quando  utiliza  seus  recursos  da  forma  mais  produtiva  e  econômica  possível,  também conhecida  como  forma  racional de utilização. Este  conceito envolve os processos de  trabalho e o custo dos insumos. 

    EFETIVIDADE:  relação entre os  resultados de uma ação ou programa, em  termos de efeitos sobre a POPULAÇÃO-ALVO (IMPACTOS OBSERVADOS) e OBJETIVOS PRETENDIDOS (IMPACTOS   ESPERADOS).   Alguns   autores   consideram   EFETIVIDADE   como   a   união   da EFICÁCIA com a EFICIÊNCIA.

    Bons estudos!
  • O item I está claramente errado...

    Se "A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações.", Quer dizer que não existe produtividade sem qualidade, ou seja, de nada adianta produtividade sem qualidade e não o contrário. 

     ."...
  • Sobre a número I, tive a mesma dúvida do Felipe. 
    Mas, pelo que parece, ela realmente tem alguma lógica:
    "A relação [de produtividade e qualidade]  é de total interligação. A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações e, por outro lado, de que adianta qualidade sem produtividade? Não redundará em uma organização competitiva."
    http://qual-prod.blogspot.com/
  • I - Totalmente errada. A qualidade depende dos insumos, a produtividade é a razão volume / tempo.

    II - Certo.

    Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.

     http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_total

    III - certo. não adianta ter produtividade sem qualidade

    IV - certo.

    V - Errado. Conflita com o item anterior.

    II, III, IV Letra C
  • Questão muito bem elaborada.
    Fazendo uma análise lógica da questão, não muito comum na FCC por priorizar a literalidade do conteúdo cobrado, a relação entre o item III e o V é evidenciada. Ou seja, se o candidato considerar como certo o primeiro o segundo também deve ser considerado.
    No item III, quando a questão afirma “A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, ...”, podemos deduzir que PRODUTIVIDADE é igual a RESULTADOS/RECURSOS, mas isso deve ser entendido de forma abrangente e não estrita. No item V temos exatamente a reprodução do III quando no V se afirma “Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, ...”. Ora, dessa forma também podemos igualmente deduzir que PRODUTIVIDADE é igual a SAÍDA/ENTRADA. Logo, PRODUTIVIDADE = RESULTADOS/RECURSOS = SAÍDA/ENTRADA, mas de forma ampla e não estrita.
  • A  "I"  é realmente complicada, quando eu fiz pela primeira vez julguei estar errada, já que é possível uma organização ser produtiva sem ter qualidade nos seus produtos, mas se a gente olhar mais de perto se percebe que na verdade ela não está se referindo a qualidade dos produtos e sim nos insumos e operações onde a qualidade se faz essencial para se obter a produtividade mesmo (penso eu pelo menos rs). A  "V"  nossos colegas Verdi e Denis Carlos deram uma clareada, mas ainda acho ela um pouco confusa, sempre que eu a leio penso estar se referindo a uma forma mais simples de produtividade e não mais abrangente... Essa é uma daquelas bem dificeis mesmo.

  • Só para constar, o gabarito é a letra A ...

  • Ai não dá né.. Tem que.. Deixa "pra lá"..

    Será que eu interpretei tão mal assim, ou o item III exclui a possibilidade de o item V estar correto?

    Porque o III diz:  A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos.. E o item V diz: ... de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos..

    Ai é triste viu, estuda, estuda e cai um pergunta dessa, que só pode ter sido elaborada por alguém com discernimento bem duvidoso.


  • (...) No início da era industrial a preocupação dos gestores estava voltada para os volumes de produção. Com o aumento da competitividade, viu-se que a simples medição destes volumes não era suficiente para gerar ação, surgindo então a medição da produtividade, que até a segunda guerra mundial era entendida como a razão entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produção.

    Este conceito durou por muito tempo (...)

    Em fim, a produtividade não deve se entendida somente como a razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio, buscando melhorias e resultados relevantes para todos. (...)

    http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=15&canallocal=47&canalsub2=152&id=1231

  • para mim a definição do item III exclui o V quando fala que "A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos", que é a definição que o V dá. 

    III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos. 

    V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída. - e no inicio ainda diz que é uma forma abrangente de definir, sendo que nao considera as necessidades das partes e nem a qualidade.

    é muita palhacada dessas bancas. 

  • Item V - Entendo que quando a questão fala em "uma abordagem mais abrangente", significa que é uma forma genérica, ampla, rasa de se definir a produtividade. 

    Acho que foi cobrado mais interpretação do que conhecimento técnico.

  • Esse tipo de pergunta vai ser exterminada com a lei que exige bibliografia. Muito subjetivo, poderia ter como questão a A, B, C, D, E...ninguém sabe de onde ele tirou isso!