SóProvas


ID
97807
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.

II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.

III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.

IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.

V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Correta - o feedback, para ser efetivo, deve ser descritivo ao invés de avaliativo: quando não há julgamentos, apenas o relato de um evento, reduz-se a necessidade de reagir defensivamente e assim o indivíduo pode ouvir e senti-se à vontade para utilizar aquele dado como julgar conveniente.II - Certo - o feedback deve ser ser: solicitado ao invés de imposto, será mais útil quando o receptor tiver formulado perguntas que os que observam possam responder; e também oportuno: em geral o feedback é mail útil ou mais próximo possível após o comportamento em questão, dependendo, naturalmente, da prontidão da pessoa para ouvi-lo, apoio do outros, clima organizacional, etc.III - Errada - Deve ser compatível com as necessidades (motivações)de ambos, comunicador e receptor: pode ser altamente destrutivo quando satisfaz somente às necessidades do comunicador sem levar em conta as necessidades do receptor.IV - Errada - Deve ser direcionado a esferas de atuação em que o receptor tenha possibilidade de aperfeiçoar características pessoais: idiosincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais não podem ser apontadas como falhas, mas toleradas como próprias do indivíduo.V - Certa - deve ser específico ao ínvés de geral: quando se diz a alguém que ele é "dominador", isso tem menos significado do que indicar seu comportamento numa determinada ocasião: "nesta reunião você fez o que costuma fazer outras vezes, você não ouviu a opinião dos demais e fomos forçados a aceitar a sua decisão para não receber suas críticas exaltadas".Fonte:Fela Moscovici - Desenvolvimento interpessoal.
  • Para ser útil o feedback precisa ser:

    Descritivo (sem julgamento): descrever o comportamento do outro e como me afeta. Específico ao invés de geral Dirigido: para comportamentos e situações que possam ser modificados Esclarecido: para evitar ruídos na comunicação (repetir o entendimento) Oportuno: escolher o momento adequado
     

     

  • Para ser útil o feedback precisa de alguns elementos fundamentais:



    •    Descritivo ao invés avaliativo: há o relato de um acontecimento e não há necessidade de agir defensivamente;



    •    Específico ao invés de geral: quando se dá uma certa característica a alguém, e não a daquele instante;



    •    Compatível com as necessidades de ambos, comunicador e receptor: deve ser levada em conta a necessidade de cada qual;


    •    Dirigido: para comportamento abertos a mudanças;



    •    Solicitado e não imposto: perguntas compatíveis a respostas;



    •    Oportuno: deve haver um clima certo, oportuno para abordar o assunto;



    •    Esclarecido para assegurar comunicação precisa: deve haver uma boa comunicação entre as partes.

  • GABARITO: C

    A primeira alternativa está correta, pois ao fazer um feedback o avaliador deve ser descritivo e não fazer uma "crítica". No primeiro caso, o feedback poderia ser assim:
    - "você conseguiu alcançar 700 contratos fechados no mês, mas ficou a 80% da meta desejada".

    Já uma crítica, ou feedback avaliativo, poderia soar mal. Imagine um gerente comunicando uma avaliação assim:
    - "você está muito pior do que o João, heim? Está faltando"garra"...

    Você não gostaria de receber um feedback destes, não é mesmo? Desta forma, o feedback descritivo não deixa o avaliado com uma postura defensiva, ok?

    A segunda frase também está correta, pois o feedback não deve ser imposto, mas sim apresentado no momento certo. Já a terceira frase está errada. O feedback deve ser compatível com as motivações e objetivos tanto do avaliador como do avaliado. Um desabafo poderia ser muito prejudicial, ok?

    Imagine ouvir de um chefe este desabafo: "mas vocês, heim, são todos uns lerdos! Só fazem me puxar pra baixo!... Você gostaria de ouvir isso? Seria produtivo?

    A quarta frase também está errada. Os aspectos que devem ser apontados são os que podem ser alterados e melhorados. Características pessoais (altura, peso, etc.) não podem ser apontadas como falhas, ok?

    A quinta frase está perfeita. A avaliação deve ser específica e não geral. Deve apontar o ponto em que o funcionário deve se aprimorar, e não uma crítica geral. Imagine ouvir algo como:
    - Você é muito teimoso!

    Isso não aponta claramente o que a pessoa deve mudar, não é verdade? Portanto não é produtivo.

    FONTE: Curso de Gestão Pública, professor Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos
  • Segue uma dica para ajudar a memorizar: 



    O feedback precisa ser DOCES :



    Descritivo

    Oportuno

    Claro

    Específico

    Solicitado

  • Estudar gestão de pessoas é um "porre"!
    E estudar feedback??  "E DOSE"

    sclarecido

    escritivo

    portuno

    olicitado

    specífico