-
Os valores encontram-se em um nível profundo, íntimo da cultura organizacional.Compreendem crenças, preconceitos, ideologia e outros tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização.Em uma análise mais aprofundada, Deal e Kennedy (1982) afirmam:
Valores são as crenças e conceitos básicos numa organização. Eles formam o coração da cultura, definem o sucesso em termos concretos para os empregados e estabelecem os padrões que devem ser alcançados na organização. Os valores podem ser explicitados de maneira simples “se você faz isso, você também será um sucesso”. [...] Os valores representam a essência da filosofia da organização para atingimento do sucesso, pois eles fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário.
-
Certo.
"Valores
São elementos que definem e identificam grupos sociais, pressupostos das distinções culturais, uma vez que norteiam comportamentos, e outras atitudes típicas e próprias de um distinto grupo.
Os valores estão no intimo da cultura organizacional. Os valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo. Alguns autores distinguem os valores declarados (ou discurso oficial) dos valores reais, que de fato guiam o comportamento das pessoas na organização. (MAXIMIANO, 2010, p.445)."
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-cultura-organizacional-e-as-organizacoes-contabeis/57282/#ixzz2gaUQqkrT
-
"Na cultura organizacional, os valores estão relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos."
Fonte: Rodrigo Rennó - Administração Geral para Concursos
-
Como já foi citado pela nossa colega Lorrayne Carvalho a questão está correta e o examinador copiou e colou a definição do MAXIMIANO.
Os valores estão no intimo da cultura organizacional. Os valores compreendem crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo. Alguns autores distinguem os valores declarados (ou discurso oficial) dos valores reais, que de fato guiam o comportamento das pessoas na organização. (MAXIMIANO, 2010, p.445).
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-cultura-organizacional-e-as-organizacoes-contabeis/57282/#ixzz2jyRJHb00
-
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível
da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as
pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.
Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas
culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos
fundadores da organização.
-
Segundo Maximiano,
Os valores estão no íntimo da cultura. Crenças, preceitos, ideologias, preconceitos e julgamentos compartilhados sobre elementos externos ou internos.
A. Ribas.
-
Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo. Resposta: Certo.
Comentário: Nasser (2000) destaca que a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos.
-
Valores compartilhados e pressuposições básicas são partes da cultura organizacional, é tanto que são suas camadas.
Certo
-
Certo
Os valores realmente envolvem as crenças, ideologias e julgamentos compartilhados em uma instituição. Os valores representam a essência da filosofia da organização para atingimento do sucesso, pois eles fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário, envolvendo elementos internos e externos.
Fonte: Prof Rodrigo Renno
-
Comentário:
Olha, assim como na questão passada, aqui a banca não se ateve à classificação de Schein dos níveis da cultura organizacional. Utilizando as palavras crenças em sentido amplo, o CESPE definiu corretamente o que são os valores organizacionais. São a ideologia, atitudes e julgamentos compartilhados não somente em relação ao ambiente interno da organização, mas também sobre aspectos externos da sociedade, como política, lazer, religião, etc. Ah! Vale destacar que a nossa banca utilizou a definição de valores do Maximiano, tal e qual feita pelo autor. Então, abstraindo os conceitos, definição correta do CESPE.
Gabarito: C
-
Gab: CERTO
Valores compartilhados: é o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas).
Chiavenato, Gestão de Pessoas, O novo papel, 4° Ed. pág, 156.
Erros, mandem mensagem :)