-
CERTA
Conforme Chiavenato (2004) descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargos é a representação simples do conteúdo e das principais responsabilidades do mesmo.
Segundo Chiavenato (1999), a análise de cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.
-
Descrição de cargo : Está ligada as responsabildades e tarefas que ocupante irá desempenhar; é um resumo do conteudo do cargo; O que o ocupante faz , como faz, sob quais condiçoes e por que faz.
Análise de cargos: Está ligada na relação entre o que o cargo requer e o que o ocupante tem a oferecer em termos de competências: Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA)
-
DESCRIÇÃO X ANÁLISE
CARGO: Agente Administrativo da PF
DESCRIÇÃO DO CARGO: Atender ao público, emissão de passaportes, expedição de ofícios etc
ANÁLISE DE CARGOS: Diploma de nível médio, mínimo 18 anos, conhecimento de informática etc.
-
Complementando...
descrição de cargos = aspectos intrínsicos, pois estão ligados ao conteúdo dos cargos.
análise ou especificação de cargos = aspectos extrínsicos, pois estão ligados às caractéristicas que não são do conteúdo do cargo, ou seja, são características exigidas ao ocupante do cargo.
-
Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a descrição se preocupa com conteúdo do cargo (o que ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz); a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado. É por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação.
-
ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO, QUE FAZ, QUANDO FAZ, COMO FAZ E POR QUE FAZ, A ANÁLISE (OU TAMBÉM DENOMINADA COMO ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS) ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO.
Resumidamente, temos:
ANÁLISE DE CARGOS (ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS)
O ENFOQUE ESTÁ NOS REQUISITOS DO OCUPANTE
PERFIL DESEJADO DE SEU OCUPANTE (CAPACIDADE, HABILIDADE E CONHECIMENTO).
DESCRIÇÃO DE CARGOS
O ENFOQUE ESTÁ NO CONTEÚDO DO CARGO
ATIVIDADES DO OCUPANTE (O QUE ELE FAZ, POR QUE FAZ, COMO FAZ, ETC.)
GABARITO CERTO
-
Li umas três vezes pra ver se não tinha alguma pegadinha.
-
Não dá para entender a banca, uma prova cai o conceito redondinho de acordo com a doutrina , uma questão justa. Ai você pega outra prova , vem uma questão dizendo que os requisitos para desempenhar o cargo é etapa de descrição de cargos...
-
não entendi, pensei que fosse ao contrário
-
Engraçado que uma questão da mesma banca tá dizendo que as condições de trabalho são relativas à análise: "A verificação de requisitos físicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho é realizada na fase de análise de cargos".
-
O enunciado descreve corretamente os conceitos de descrição e análise de cargos. Ótimo enunciado para revisarmos os conteúdos.
Gabarito: Certo