SóProvas


ID
979072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum,o termo qualidade significava ausência de variação.No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas,e hoje, mais do que nunca,a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado.Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.


O modelo de gestão just-in-case, muito utilizado no ocidente, foi sobreposto pelo modelo japonês, que busca a eliminação dos desperdícios mediante técnicas de racionalização do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • JUST IN CASE - JIC
     
     
    A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditado pela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.
     
     
    JUST IN TIME – JIT ( Modelo japonês ao qual a questão se refere )
     
    O sistema de produção Just in Time teve seu surgimento no Japão na década de 60, quando a produção em massa alcançava seu estágio mais alto nos países do ocidente. Criado na Toyota Motor Company e batizado como Sistema Toyota de Produção, o JIT redimensionou quase todos os conceitos existentes a respeito da produção em massa e toda a estrutura de custos associados a ela. Não é novidade que as empresas japonesas conseguiram reduções fantásticas com custos de seus produtos, melhoria na qualidade e flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes com aplicação dessas técnicas
     
    O JIT gerencia para obter o nivelamento da produção e age para diminuir as variabilidades no processo. Atribuipequenos estoques de material em processo na frente de cada centro produtivo. Atingindo-se este estoque, o processo precedente é interrompido. Ao considerar-se toda a cadeia produtiva, o JIT mantêm uma quantidade de estoques intermediários bastante inferior ao JIC. Através de ferramentas e técnicas de solução de problemas, busca a melhoria contínua de seus processos e procedimentos através da eliminação de todo desperdício.
    Três idéias básicas :
    - integração e otimização, tudo o que não agrega valor ao produto é desnecessário e precisa ser eliminado
    - melhoria contínua
    - entender e responder às necessidades dos clientes
    A meta do JIT é desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessários a cada tarefa. Para isso é preciso trabalhar sobre seis objetivos básicos:
    1.Integrar e otimizar cada etapa do processo de manufatura
    2.Produzir produtos de qualidade
    3.Reduzir os custos de produção
    4.Produzir somente em função da demanda
    5.Desenvolver flexibilidade de produção
    6.Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores
     
     
     
    JIC :‘caso for necessário, estará pronto’
    JIT :  ‘quando for necessário, estará pronto’
  • falar que um modelo sobrepõe o outro achei muito forçado....afff


  • Errei a questão por isso: se sobrepõe ao sistema JIT. Gente.

  • CERTO

     

     

    Não é forçoso afirmar que o JiT se sobrepôs ao JiC. Afinal, a Toyota conseguiu o feito de não só dominar o mercado de automóveis asiático, mas superar as marcas ocidentais em próprio território ocidental. Ademais, outras montadoras passaram a abandonar os modelos de produção que usavam para aderir ao JiT, e só o teriam feito se realmente um modelo superasse o outro

  • O modelo de gestão just-in-case, muito utilizado no ocidente, foi sobreposto pelo modelo japonês, que busca a eliminação dos desperdícios mediante técnicas de racionalização do trabalho.

    Resposta: Certo.

     

    Comentário: A gestão de um negócio pode ser realizada pela ótica do JIC ou JIT, sendo duas metodologias complemente opostas. O JIT trabalha com um estoque mínimo, a produção é de acordo com a demanda, evita-se o controle de estoque e seus desperdícios e há uma previsão de vendas eficiente.  O JIC trabalha com o estoque máximo, a produção garante o atendimento a todos os pedidos, há um alto controle de estoque e a previsão de vendas e ineficiente por não haver histórico.

    JIC: entrega imediata e JIT:  entrega de acordo com a demanda.

  • Just in case: 

    É uma política tradicional de produção, que visa armazenar quantidades de materiais.

    Tem as vantagens de sempre possuir mercadoria para o cliente 

    Diminuindo a dependência de fornecedores externos. 

     

    Foi substituido por Just in time: 

    É um sistema de produção enxuta ou puxado. 

    O objetivo é eliminar totalmente as perdas

    O sistema Just in time nasceu na década de 1970 na indústria Toyota de produção. 

    É um sistema diferente do convencional (Just in case)

    Uma característica do Just in time é a busca por maior celeridade para produção.

    Vale destacar que essa pressa para produzir pode gerar produtos de baixa qualidade.

     

  • Se sobrepôs... ou seja, não existe mais, ninguem mais utiliza? 

     

    Forçou a barra!!

  • Se vc lê a historinha contada antes faz sentido sim dizer que um modelo se sobrepôs ao outro, no sentido da evolução dos conceitos de qualidade.

  • Gabarito: CERTO

    OCIDENTE: just it case

    ORIENTE: just in time

    FINALMENTE aquelas aulas de geografia na escola sobre os modelos de produção tão servindo pra alguma coisa xD hueheuhue