SóProvas


ID
979171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à atuação no governo nas finanças públicas e ao orçamento público, julgue os próximos itens.


A função estabilizadora do Estado consiste na intervenção do governo na economia, mediante políticas fiscal e monetária, para protegê-la de flutuações bruscas, caracterizadas por desemprego em alta ou por inflação em alta.

Alternativas
Comentários
  • Olá!
    função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.
    Ela busca ajustar o nível geral de preços, o nível de emprego e estabilizar a moeda mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limites). Portanto gabarito CORRETO!

    Fonte: http://www.economiabr.net/economia/7_tfp.html
  • São três as funções econômicas clássicas do Estado, denominadas funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora. 

    Na função alocativa, o Estado atua diretamente na produção de bens. De acordo com a Teoria Econômica do Bem-Estar Social, existem razões para essa atuação produtiva do Estado, as denominadas falhas de mercado: competição imperfeita,existência de bens públicos, presença de externalidades e de mercados incompletos, informação imperfeita, desemprego e outros distúrbios macroeconômicos. Por meio do 
    Orçamento Público são feitas alocações de recursos, por exemplo, para que empresas governamentais atuem diretamente na oferta de bens à sociedade. 

    De acordo com a função distributiva, verifica-se que nem todas as distribuições de bens e recursos da sociedade são desejáveis, principalmente por considerações de eficiência e de justiça social. Isso leva a que o governo se utilize do Orçamento para promover políticas de distribuição de recursos públicos como forma de tentar resolver tais tipos de problemas. 

    Em termos macroeconômicos, a política fiscal por meio do Orçamento Público visa promover ajustes para que a economia atinja adequado nível de estabilidade. Essa função estabilizadora é importante com vistas a um alto nível de emprego, um grau razoável de estabilidade nos preços, equilíbrio no balanço de pagamentos e uma aceitável taxa de crescimento econômico. 
  • Certo.

    Função estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferenciando--se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos. O campo  de  atuação  dessa  função  é  principalmente  a  manutenção  de  elevado nível  de  emprego  e  a  estabilidade  nos  níveis  de  preços.  Destaca-se,  ainda,  a busca  do  equilíbrio  no  balanço  de  pagamentos  e  de  razoável  taxa  de crescimento  econômico.  O  mecanismo  básico  da  estabilização  é  a  atuação sobre a demanda agregada, que representa a quantidade de bens ou serviços que  a  totalidade  dos  consumidores  deseja  e  está  disposta  a  adquirir  por determinado preço e em determinado período. Assim, a função estabilizadora age na demanda agregada de forma a aumentá-la ou diminuí-la. 


    Profs. Sérgio Mendes e Rodrigo Rennó -- Aula 03

  • A própria questão é um belo resumo do tema ;)

  • CERTO

    --------------

    De fato, a questão é uma aula da função Estabilizadora do Estado.

  • Uma pergunta> numa mesma ação do Estado podemos identificar as três funções, simulataneamente? Agradeço as respostas.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Sérgio Mendes - Estratégia

    O campo de atuação da função estabilizadora é principalmente a manutenção de elevado nível de emprego e a estabilidade nos níveis de preços.