QUESTÃO: No universo das retificações dos orçamentos federais, estaduais e municipais, os créditos adicionais não são considerados como mecanismos de alteração ou retificação da lei do orçamento anual.
.
GABARITO: Errado
.
Os Créditos Suplementares, Especiais, Extraordinário e as Transferências são justamente mecanismos utilizados para alguma alteração ou retificação na LOA durante o exercício financeiro em curso. Exemplo: podem ser abertos créditos para reforço no orçamento, por falta de dotação ou mesmo por circunstâncias de emergenciais.
.
EXEMPLO PRÁTICO: A Lei Orçamentária de 2017 de um determinado município consignou crédito para a construção de dois postos de saúde. No decorrer do exercício financeiro, foi verificado que o crédito aprovado não era suficiente. O prefeito, para dar continuidade ao programa, solicitou à Câmara Municipal retificação da LOA, mediante abertura de crédito adicional suplementar.
.
CONCLUSÃO: Os créditos adicionais (suplementar, especiais e extraordinário) são exatamente mecanismos de alteração e retificação da Lei Orçamentária Anual do exercício financeiro em curso.
.
Com fé e dedicação com certeza alcançará sua aprovação!!
Luiz Claudio