SóProvas


ID
979354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca das convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.

As organizações públicas assemelham-se às organizações privadas na medida em que também necessitam da aplicação dos processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle, porém diferenciam-se na forma de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Realmente as organizações públicas assemelham-se às organizações privadas na medida em que também necessitam da aplicação dos processos administrativos de planejamento, organização, direção e controle, e realmente diferenciam-se na forma de aplicação, como por exemplo na administração pública existe a subordinação ao ordenamento jurídico existente (Tudo o que não está juridicamente determinado, está juridicamente proibido); características do processo de tomadas de decisão (decisões mais lentas, influenciadas por variáveis de ordem política. Políticas públicas de acordo com o programa de governo), etc.
  • Certo


    Diferenciam-se também nos prazos dos planos.

  • O item está CERTO. 

    Segundo Augustinho Paludo: "Nas comparações entre a Administração Pública e a administração privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de

    resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc. Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivos." Administração Pública. p. 56.

  • POR EXEMPLO:

    PÚBLICO - INTERESSE COMUM;

    PRIVADO - LUCRO

  • CESPE - 2010 - TRE-BA

    No Brasil, a gestão privada, em relação à gestão pública, é mais flexível no que se refere ao tratamento de questões administrativas no âmbito das funções de planejamento, organização, direção e controle. No setor público, o tratamento dessas questões é determinado, principalmente, pelas peculiaridades da burocracia sistêmica predominante nesse setor. CERTO

  • CORRETO 

    Nesse contexto (PODC), podem existir variações mesmo entre as organizações privadas

    Não sendo idênticos em uma empresa familiar e em uma organização de grande porte. Paludo 2016

  • CERTO

     

    A Administração Pública usa o PODC assim como a Adm. Privada, porém, a aplicação do mesmo tem fins distintos. 

  • A forma como as organizações públicas usam o planejamento, o controle, a direção e a organização é totalmente diferente das empresas privadas.

    As organizações privadas usam o planejamento, o controle, a direção e a organização para desempenhar lucros no processo final, ou seja, o foco é o cliente utilizar os benefícios da empresa, dando a ela, o retorno em forma de lucro.

    Já os órgãos públicos possui a visão de beneficiar os indivíduos que acessam o serviço, sem nenhuma, possibilidade de retorno em forma de lucro.

  • CORRETO

     

    DIFERENÇA APENAS NA SUA  FORMA DE APLICAÇÃO.

  • CERTO

     

    "Todas as entidades privadas e públicas utilizam técnicas administrativas como planejamento, organização, direção e controle, assim como técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados"

     

    Neste caso só vai mudar a forma de aplicação !

     

     

    FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza, 2016.

  • Eu acertei a questão, mas que “forma” seria essa?

  • Forma de aplicação, de acordo com o que a lei permite.

  • O processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) é o mesmo tanto para a gestão pública quanto para a gestão privada. A aplicação desse processo, no entanto, é feita com adaptações quanto ao contexto.

    Dentro da função de organização, uma das atividades é designação de pessoas para atividades e funções. Na gestão privada isso é feito de forma mais livre existindo uma maior mobilidade dos indivíduos nos diferentes setores e áreas de atuação. Na gestão pública, por outro lado, o provimento das vagas é feita mediante concurso público, sendo que a as atividades do servidor público estão delimitadas e definidas pela lei de carreira. Assim, existe pouca flexibilidade para que a gestão realoque indivíduos em diferentes funções e atividades.

    Gabarito: Certo

  • CERTO

  • Gab: CERTO

    Um exemplo básico é o LUCRO, a atividade privada visa a aumentar sua competitividade e lucratividade. Ao passo que a Administração Pública, ainda que vise à competitividade, busca dar maior resultado e impacto ao cliente-cidadão. Assim, é correto afirmar que a forma de aplicação desse processo é diferente, pois tem finalidade diversa.

    Erros, mandem mensagem :)