-
Certo.
"Foco no cidadão e na sociedade: Direcionamento das ações públicas para atender, regular e continuamente, as necessidades dos cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direitos, beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder de Estado exercido pelos órgãos e entidades públicos.
Como este conceito é colocado em prática:
Os cidadãos usuários, atuais e potenciais, e a sociedade são sujeitos de direitos e os órgãos e entidades públicas têm obrigação de atender, com qualidade e presteza, às suas necessidades e às suas demandas, de forma regular e contínua. Nesse sentido, a organização tem que alinhar as suas ações e os seus resultados às necessidades e às expectativas dos cidadãos e da sociedade e antecipar suas necessidades futuras o que implica estabelecer um compromisso com a sociedade no sentido de fazer o melhor no cumprimento da sua missão institucional considerando o interesse público. A administração pública tem o dever de garantir o direito dos cidadãos de acesso dos serviços públicos de maneira contínua (princípio da Continuidade do Serviço Público), com o objetivo de não prejudicar o atendimento à população, particularmente no que se refere aos serviços essenciais."
Fonte: http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/folder_nucleo/RJ/pasta.2013-05-20.0206812602/05.%20Modelo%20de%20Excelencia%20do%20Sistema%20de%20Gestao%20Publica%20%20-%20guia%20de%20avaliacao%20finallinkado-1.pdf
-
Acredito que deva ser: "....para atender regular E continuamente as necessidades..."
-
Ótimo conceito de excelência nos serviços públicos. Não há o que discutir.
-
A citação da Lorrayne Carvalho expressa que a questão foi transcrita de forma errada pela banca. A CESPE cobra tanto português... Vejam que o documento oficial diz "Direcionamento das ações públicas para atender, regular e continuamente, as necessidades dos cidadãos " , ou seja: atender de maneira contínua, regular. Já a questão diz: "A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades". São sentidos bem diferentes, pela questão dá a impressão que o estado "regula" a demanda da população através do gespublica.
-
Não entendi essa questão. Que eu saiba o Estado não tem que regular as necessidades dos cidadãos, mas sim atender de forma regular e contínua as necessidades dos cidadãos e da sociedade.
-
sabemos o quanto o portugues nos faz sofrer e a Cespe nos dá uma questão capciosa como esta..... !
-
A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades dos cidadãos e da sociedade.
entendi assim:
regular pode vir de elaborar normas (leis) que possam satisfazer as necessidades dos cidadãos
-
Gabarito: CERTO
O Estado atende as necessidades da sociedade.
O Estado regulamenta as ações, mas não decide (tomar decisões é papel da sociedade).
Pena que na prática não é assim kkkk
-
Questão perfeita.
GABARITO: CERTO
Regular: gerar obrigações e deveres para a sociedade.
A questão citou um dos fundamentos da Gestão Pública Conteporânea.
Este: Foco no cidadão e na sociedade: direcionamento das ações públicas para atender, regular e continuamente, as necessidades dos cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direitos, beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder de Estado exercido pelos órgãos e entidades públicos.
Abraços.
-
CERTO
Comparação resumida:
modelo burocrático: O foco era nos processos internos. O cidadão era visto apenas como um pagador de impostos.
modelo gerencial: O foco é nos resultados. Orienta-se pela busca da excelência nos serviços públicos, o objetivo é prestar serviços de qualidade para o "cliente-cidadão".